Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Como lidar com o autismo em sala de aula

Como lidar com o autismo em sala de aula

Olá, leitores!

O autismo começou a ser muito discutido há pouco tempo, antigamente as crianças autistas não recebiam um tratamento diferente em sala de aula e, muitas vezes, os professores nem sabiam identificar uma criança com esse problema. Felizmente as notícias são melhores e essas crianças e adolescentes estão sofrendo menos, mesmo assim ainda existe uma dúvida muito grande em relação ao cuidado com jovens com esse diagnóstico.

Se você é professor e não sabe ainda como proceder com crianças autistas dentro da sala de aula acompanhe nosso artigo, nós podemos ajudar. Saber lidar com todos os alunos é muito importante, principalmente se trabalha na educação infantil.

Antes de mais nada você precisa entender o que é autismo, só assim será possível saber como lidar com o autismo em sala de aula. Nesse caso, recomendamos que você assista vídeos e documentários ou mesmo filmes que tratam do assunto, existem vários bem interessantes que podem te ajudar a entender a doença, indicamos os filmes:

  • Miracle Run;
  • Rain Man;
  • Um amigo inesperado.

Todos os três filmes são muito bons e falam sobre autismo, dois na fase infantil. Em termos gerais, autismo é um grave distúrbio do desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Entre os sintomas mais comuns está a dificuldade de comunicação e interações sociais, o interesse obsessivo e comportamentos repetitivos.

É importante que você saiba que cada caso é um caso, isso quer dizer que uma criança autista não será como a outra, algumas tem autismo leve outras já tem muita dificuldade de interação. Por isso, a nossa dica para você entender melhor seu aluno e conseguir lidar com ele é conversar com a família e pedir um relatório que mostra o que ele gosta, quais os interesses e preferências, o que desagrada, entre outras coisas.

Dessa forma será muito mais fácil lidar com seu aluno autista, você precisa conhecer e saber lidar com ele. Com esse relatório, é possível realizar atividades e exercícios que agradem a criança. É importante também fazer o aluno estabelecer vínculos com a escola e os colegas, por isso, crie atividades que tenham esse envolvimento.

Como já foi dito, cada autista tem suas particularidades, alguns não terão dificuldade nenhuma nas matérias da escola, principalmente nas matérias relacionadas a cálculos. Outros já podem ter dificuldade, por isso é importante conhecer seu aluno para saber quais são as suas dificuldades. Nossa dica é criar uma rotina na sala de aula, os autistas se identificam com a rotina e precisam disso, fazendo isso as dificuldades podem ser minimizadas.

crianca-e-icones-infantis

Separamos dicas rápidas que podem te ajudar a lidar com o aluno autista na sala de aula e também incluir as diferenças na escola:

Dica 1 – Trabalhe por períodos curtos, dessa forma fica mais fácil conseguir atenção desse aluno;

Dica 2 – Use imagens para te ajudar e apoiar enquanto fala, isso vai permitir uma melhor compreensão;

Dica 3 – Estimule a participação em tarefas, como ajudar na entrega de materiais, entre outras coisas.

Com essas três pequenas dicas você já vai conseguir lidar melhor com seu aluno na sala de aula. Lembre-se sempre que eles são únicos e já ter tido um aluno autista não irá te preparar para receber qualquer outro aluno com esse distúrbio.

Se já faz um trabalho interessante desse tipo, não deixe de comentar e contar, sua experiência pode ajudar outros professores. Além disso, algumas dicas são básicas e podem ajudar todos os professores com alunos em qualquer idade.

Até mais!

comentários (1)

  • LAINE BROCKMANN

    Gostei das dicas de filmes. Preciso de subsídios urgente, pois temos essa clientela na escola.
    Obrigada. Caso tenham novidades, por favor, compartilhem.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo