Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como Lidar Com a Ansiedade Antes do Vestibular?

Como Lidar Com a Ansiedade Antes do Vestibular?

Olá,

Ser estudante e se dedicar para fazer um vestibular não é fácil, ele carrega um peso muito grande e isso pode acarretar em alguns problemas. Não é difícil encontrar alunos que ficam completamente estressados, ansiosos e com os nervos a flor da pele quando o dia da prova começa a ficar perto. Pensando neste problema vamos mostrar como lidar com a ansiedade antes do vestibular.

Conseguir passar em uma faculdade é um desafio, principalmente em alguns cursos e universidades. Se você está focado em um curso muito concorrido já deve estar sofrendo a pressão, mas fique calmo, não fique ansioso. Sabemos que falar isso é fácil e para quem vive toda essa pressão na pele é bem complicado, mas com nossas dicas você vai saber como lidar com a ansiedade antes de vestibular e vai tirar de letra.

Veja como lidar com a anseidade antes do vestibular

Estude – Isso mesmo, estudar vai ser uma ótima forma de se livrar da ansiedade, se você está estudando todo o conteúdo e se dedicando não tem motivo para desespero. Se você tiver um bom plano de estudo e sabe que vai dar tempo de ver toda as matérias, não precisa ficar ansioso. Além disso, o estudo é uma ótima forma de ocupar a cabeça.

Tenha um tempo de lazer – Estudar é muito importante e é só com o estudo que vai conseguir passar em um vestibular. Mas ter um tempinho de lazer é muito importante também, você pode ler um livro, ver filmes, sair com os amigos ou fazer qualquer outra coisa que gosta. Ter um tempo de lazer toda semana é necessário para manter um equilíbrio e a ansiedade bem longe.

Pare de estudar dias antes da prova – Está na semana da prova? Vamos parar de estudar, agora é só revisar algumas coisas e descansar, assim você vai conseguir deixar a ansiedade de lado. Dias antes da prova se dedique a ter dias agradáveis, você pode dar uma lida na matéria, mas não precisa ficar horas estudando. Você já fez isso o ano inteiro, por isso acredite que é capaz de fazer uma boa prova.

Tenha uma alimentação saudável – Manter uma alimentação saudável é muito importante, tenha ao longo do ano de estudo refeições balanceadas e leves. Tenha certeza de que está ingerindo todos os ingredientes necessários para manter a saúde. Evite gorduras e açúcares em excesso e coma alimentos que combatem a ansiedade.

Tome chá calmante – Os chás são ótimas opções para manter a calma e ficar relaxado, existem vários chás que oferecem esse benefício. Além disso, sucos e alguns alimentos também podem oferecer esse benefício. Se você anda muito ansioso a dica é investir nesses alimentos.

Pratique atividade física – A atividade física também será muito importante para combater a ansiedade. Separe uma hora do dia para fazer a atividade que gosta, pode ser correr, ir a academia, nadar ou fazer qualquer outra atividade.

Ouça música – A música também é uma ótima forma de relaxar, crie uma playlist com músicas que trazem prazer e conforto, escute enquanto está estudando, fazendo exercício físico ou qualquer outra coisa. Mas garanta que as músicas não vão te atrapalhar na hora do estudo.

Faça consultas com um psicólogo – Se está ansioso demais e muito estressado com a prova do vestibular não deixe de procurar ajuda. Muitas vezes algumas consultas com um profissional vão te ajudar a manter o controle. Além disso, ele pode receitar um remédio que ajuda a lidar com esse problema.

Essas são as nossas dicas de como lidar com a ansiedade antes do vestibular, não deixe de colocar cada uma delas em prática. Pode ter certeza que vai perceber os benefícios.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo