Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como iniciar as aulas após as férias

Como iniciar as aulas após as férias

Olá, leitores!

Férias é muito bom, os professores gostam e os alunos mais ainda, é importante uma pausa para descansar e renovar as forças. Antigamente, o recesso de julho era bem longo, cerca de um mês, atualmente os alunos e professores tem cerca de 15 dias, mas, com esse tempo, já é possível relaxar bastante. Agora as férias de dezembro e janeiro que são mais longas, todos ficam com as forças renovadas.

O problema é que, depois das férias vem a dúvida: como retornar e iniciar as aulas após um período de descanso? As crianças, adolescentes e jovens estão todos descansados, mas fora da rotina de escola e isso pode ser um pouco complicado no início. Para ajudar você que é professor e ainda não pegou esse ritmo de iniciar as aulas, vamos falar sobre esse assunto e dar dicas valiosas, pode ter certeza que você sairá daqui pronto para começar as aulas.

Como pode ser a volta às aulas?

varios-alunos-felizes

Existe uma diferença entre começar um novo ano letivo e retomar a aula depois das férias de julho, essa diferença é bem grande. Para começar, no início do ano letivo, os alunos estão mais descansados, já em agosto eles não descansaram tanto quanto e, muitas vezes, ficaram preocupados em recuperar os pontos que precisam. As dificuldades que você pode ter em cada uma das situações serão diferentes, por isso, vamos tratar sobre cada uma separadamente.

No início do ano letivo os alunos estão mais descansados e até mais animados, querem rever os amigos, conhecer os professores novos e até começar a usar o material novo. Nesse caso é necessário começar as aulas em um ritmo mais descontraído, uma brincadeira é essencial para fazer todos os alunos se conhecerem e começarem entender que as aulas voltaram.

O melhor nesse caso é ir devagar, não comece enchendo os alunos de matérias, tarefas, trabalhos, deveres e provas, eles precisam de um tempo para acostumar a nova rotina, além do mais, poucos dias depois já vem o recesso do carnaval que atrapalha um pouco essa adaptação. Mas é claro que você não precisa pegar tão leve e por muito tempo, depois de uma ou duas semanas os alunos já pegaram o ritmo de todas as matérias e já estão prontos para o novo ano.

Depois de um longo período de estudo vem uma pausa, essa pausa é importante e ajuda os alunos e professores a recuperar as forças para mais um período que muitas vezes passa mais rápido do que imagina. Nesse caso você deve iniciar as aulas com um ritmo um pouco mais pesado do que no início do ano, você já conhece os alunos, eles já te conhecem e a pausa foi apenas para pegar um fôlego.

Além disso, nessa época muitos adolescentes já estão com dificuldade em determinadas matérias e é necessário entender e tirar todas as dúvidas antes de fazer as provas. Muitos alunos precisam começar a estudar mais nesse semestre para recuperar notas perdidas e conseguir passar de ano.

Por isso não precisa ir tão devagar, faça uma primeira aula mais leve só recapitulando o que já foi ensinado até então. Na segunda aula já pode começar com o ritmo que estava acostumado antes de chegar as férias.

É claro que essas são apenas algumas dicas, é você que vai encontrar a forma certa de ajudar seus alunos e iniciar as aulas depois das férias. Faça isso da sua forma, não tente criar algo que não está muito acostumado, se não gosta de fazer brincadeiras em sala de aula pode dar uma atividade mais simples e que exija menos dos alunos no primeiro dia de aula.

Vamos mostrar agora algumas atividades e brincadeiras que você pode fazer na volta às aulas:

  • Caça palavra com as matérias que o aluno verá durante o ano na sua aula;
  • Redação com o que fez nas férias;
  • Apresentação falando o nome, o que mais gosta de fazer, o que menos gosta de fazer, uma qualidade, um defeito, a profissão que deseja exercer;
  • Dinâmica de memorização dos nomes.

Essas atividades são bem simples, mas vão envolver os alunos e pode ter certeza que vocês começarão o ano letivo muito mais animados, alegres e conhecendo mais cada um dos colegas da classe. Se gostou das dicas não esqueça de compartilhar com outros professores, essas dicas podem ser interessantes para qualquer professor, independente da idade dos alunos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo