Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como incentivar seus alunos na prática de atividades extracurriculares

Como incentivar seus alunos na prática de atividades extracurriculares

Muitos professores encontram dificuldades na hora de despertar o interesse dos alunos por cursos ou atividades fora da escola. Portanto, separamos uma série de dicas sobre como fazer com que eles se interessem por atividades extracurriculares

Olá, leitores!

Hoje em dia, os professores encontram muitas dificuldades em conseguir fazer com que os alunos despertem os interesses por atividades extracurriculares.

Quando falamos em atividades extracurriculares, falamos sobre atividades culturais e educacionais fora da sala de aula. Seja um curso de idiomas ou até mesmo um curso de teatro, não importa, o importante é fazer com que as crianças sempre busquem mais informações e conhecimento.

Com a demanda tecnológica, smartphones e tablets, por exemplo, a informática vem crescendo cada vez mais e não existe maneiras de lutar contra as inovações tecnológicos, por isso, a melhor coisa que podemos fazer é incorporá-las à educação.

Os alunos se interessam apenas por vídeos na internet e trocas de mensagens de textos. A procura por cursos de idiomas na transição do ensino fundamental até à faculdade vem diminuindo gradativamente.

Em sala de aula o professor, além de disseminador de conhecimento, também deve ser conselheiro. A tentativa é mesclar esses dois polos em um só, desenvolvendo atividades dentro da sala de aula a utilizar-se dessas novas culturas para fazer com que os alunos se interessem por tais atividades fora da sala de aula.

Portanto, a pensar nisso, decidimos separar uma série de dicas de atividades testadas em sala de aula e que trouxeram grandes frutos para alguns professores.

Dica de atividades para incentivar os alunos à prática de atividades extracurriculares

Nesse primeiro momento, pegamos a ideia de trabalhar em sala de aula com objetos diferenciados. A utilização das redes sociais e da tecnologia podem auxiliar nessas atividades.

Um exemplo disso seria trabalhar com a questão dos meios de comunicação. Estudar a linguagem aplicada nos jornais impressos, rádio, jornais e telejornais. O professor pode utilizar-se dos próprios smartphones dos alunos para fazer com que eles criem vídeos de telejornais. A ideia é ensiná-los a filmar de forma correta, montar roteiros, notícias, editar e todos os aspectos que envolvem esse meio de comunicação.

Com isso, o professor pode fazer com que eles se interessem mais pelas atividades e, quem sabe, despertar o interesse de alguns alunos pela escrita, pelo jornalismo, pela direção, pela atuação, etc. Somente em uma atividade, podem ser trabalhadas diversas áreas do conhecimento.

O professor, ao realizar a atividade, sempre tem que estar preparados para direcioná-los através das qualidades de cada um durante a realização do projeto. Incentivá-los a procurar mais informações sobre aquilo que gostaram e induzindo-os a se aprofundar mais em tais áreas, pode ser de suma importância no futuro desses jovens.

Podem trabalhar também com a questão dos Youtubers e a produção de vídeos e, através da própria cultura tecnológica, que, na maioria das vezes, rouba à atenção dos alunos e provoca o desinteresse por outras atividades, faz com que eles procurem atividades extracurriculares. Tais projetos podem se utilizar das redes sociais também, ou qualquer outra mídia que possa somar nesse processo do despertar o interesse do jovem.

O professor deve ajudar a desenvolver os alunos com seus dons naturais e incentivá-los a praticarem mais e se conhecerem melhor. Só assim eles realmente passarão a buscar atividades culturais e educacionais fora da sala de aula.

Ao saber que um aluno gosta de música ou toca algum instrumento musical, os professores devem utilizar-se disso para incentivá-lo, seja programando uma aula com essa temática, seja fazendo o aluno apresentar seus dons através de um trabalho. Não importa, a questão é fazê-los sentir orgulho e prazer nisso.

Graças a uma ideia bem elaborada e aplicada, você poderá guiar seu aluno para várias áreas.

O verdadeiro papel do professor incentivador

professora-e-aluna

A educação, a inteligência de uma criança ou um jovem, não se limita apenas a responder questões, fazer provas e trabalhos escritos. A educação pode ser aplicada de diversas formas em sala de aula. Da mesma forma, a inteligência de uma criança é muito mais que uma nota no boletim.

Apoiar as expressões artísticas dos alunos, por exemplo, pode fazer com que ele tenha interesse por pintura, curso de design, ilustração, etc. Apoiar à prática de esportes, apoiar a escrita, a atuação e outras competências é essencial.

A inteligência baseia-se em 7 tipos diferentes, isso já é provado, mas o nosso sistema de educação apenas se preocupa com a inteligência lógica e matemática. O resto de todo o potencial de uma criança é deixada de lado. O professor pode e deve mudar isso.

A maioria dos jovens que decidem ingressar na faculdade, se decidem no ensino médio ou até mesmo no final do ensino fundamental. Então, eles necessitam ter alguém que os ajudem a descobrir do que gostam, porque não há como fazê-los se interessar por cursos superiores se eles nem mesmo sabem do que gostam.

A melhor maneira de fazê-los querer buscar atividades extracurriculares é fazer com eles despertem interesse. É fazer com que eles descubram novas coisas, que gostem de novas coisas. E esse é o papel principal do professor, não apenas fornecer conteúdo, como também, guiá-los a uma direção na vida.

Esperamos que tenham gostado, boas aulas, reflitam sobre isso e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo