Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como identificar uma ótima oportunidade de emprego?

Como identificar uma ótima oportunidade de emprego?

Olá, leitor!

Esta talvez seja uma das perguntas que mais ouvimos ultimamente, principalmente de quem se encontra desempregado e em busca de uma boa recolocação no mercado de trabalho: “como identificar uma ótima oportunidade de emprego?”.

Procurar uma oportunidade de trabalho pode ser uma tarefa muito cansativa, principalmente nos dias atuais, em que a crise financeira assola o País. Para quem está desempregado e precisa voltar ao mercado, a concorrência parece estar mais acirrada ainda pelas vagas e tudo isso pode até desanimar o candidato. Mas com um pouco de organização e com as dicas que trouxemos neste artigo você verá que ficará muito mais fácil conseguir identificar uma boa oportunidade para você.

Ao fazer uma rápida pesquisa na Internet, seja em sites de empregos ou de buscas, facilmente encontra-se vagas de emprego. Talvez você não veja logo de cara uma vaga para a função que deseja, mas para a sua área algo deve aparecer nesta rápida busca.

Há quem consiga se beneficiar com essa praticidade dos dias atuais em se buscar oportunidades de emprego, encontrando algo de acordo com o seu perfil e suas habilidades. Também encontramos as ofertas de emprego que podem chegar via e-mail, vindas de sites de empregos que você pode se cadastrar.

Mas, antes de se candidatar a uma destas vagas é preciso ficar de olho em algumas questões para se conseguir identificar uma ótima oportunidade de emprego e que realmente valha a pena. Confira!

A descrição da oportunidade foi bem feita?

oportunidade

Ao ver uma chamada para uma oportunidade de emprego que chame a sua atenção e pareça ser interessante é preciso observar se ela tem todas as informações que são necessárias. É preciso que ela conte com os requisitos básicos para a vaga, bem como as principais atribuições.

Ainda é preciso que na descrição tenha as exigências para o cargo em questão. Veja se os requisitos batem e estão de acordo com a oportunidade ou se está sendo solicitado muito mais do que o necessário.

O nome da empresa aparece como confidencial?

Muitas empresas deixam o seu nome como confidencial para se preservarem. Possivelmente o motivo seja que o colaborador que ocupa aquela vaga que está sendo oferecida, ainda não foi dispensado. A questão é que, em saber quem está contratando, fica mais difícil saber realmente se a oportunidade é boa ou não.

Da mesma forma, que a empresa tem a intenção de realizar ótimas contratações. Os candidatos sempre procuram por vagas de trabalho em empresas sérias, onde consigam fazer carreira e crescer profissionalmente. Mas se você não conseguir descobrir, de forma alguma, o nome da empresa a que aquela vaga se refere, é melhor parar para ponderar e checar se realmente vale a pena se candidatar.

Essa vaga de novo?

Preste atenção se você já chegou a ver essa oportunidade de emprego por outras vezes. Quando uma vaga volta a ser divulgada, em pouco tempo, pode ser indício de que a empresa tenha um alto índice de rotatividade de colaboradores e isso pode não ser nada bom para você.

Mas, se a vaga de trabalho permanecer muito tempo em aberto você também pode desconfiar, mas não descartar de vez essa oportunidade. Uma das questões é que a empresa pode na verdade estar tendo dificuldades em encontrar o perfil ideal que procura.

E o salário está de acordo?

Um dos itens necessários para se avaliar e é mesmo uma ótima oportunidade de emprego é verificar se o salário vale a pena. O anúncio deve mostrar o valor da remuneração, pois com isso, você ganha tempo na hora de enfrentar um processo seletivo sem saber o que vem pela frente.

Quando o valor do salário oferecido pela empresa está bem acima do que está sendo ofertado pela concorrência é preciso desconfiar.

Para saber se o salário oferecido pela empresa, no anúncio, está de acordo com o mercado de trabalho é preciso que você realize uma pesquisa seja em revistas ou sites especializados no segmento. Um site interessante para pesquisar salários é o Love Mondays.

E os benefícios oferecidos?

Uma boa dica de que a oportunidade de emprego é ótima e vale a pena, é quando a sua descrição apresenta todos os benefícios que a empresa oferece, tal como vale transporte, vale alimentação, vale refeição, plano de saúde, plano odontológico, cesta básica, entre outros. Caso não tenha nenhuma destas informações, nem em relação ao salário, mas você ficou bem interessado na vaga, entre em contato com a empresa ou com o anunciante, para tentar ter acesso e mais detalhes.

Como saber o perfil da vaga?

Em linhas gerais, uma descrição de vaga deve apresentar as principais funções e responsabilidades para os candidatos que procuram por uma oportunidade neste cargo ou deste tipo.

Seja para uma contratação de substituição ou para uma vaga que foi criada há pouco tempo. De qualquer forma, é necessário que as funções estejam de forma clara destacadas e indicando o conjunto de características que são solicitadas.

A boa descrição da vaga de emprego irá lhe ajudar a ganhar tempo, bem como a empresa, já que fará um filtro dos profissionais indicados para a oportunidade.

Além disso, é preciso que você fique atento se a descrição da oportunidade de emprego traz informações sobre a estrutura da empresa, estabilidade, progressão de carreira, cultura, unidades de escritórios, bem como benefícios e remuneração.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Plano de Carreira oferecido pela empresa

O plano de carreira é um conjunto de metas e caminhos definidos que são como um guia para o crescimento profissional. Mas, ultimamente o plano de carreira tem deixado de ser um benefício oferecido pelas empresas e passou a ser individual do candidato. Por esse motivo, quando falamos no plano de carreira oferecido pela empresa, devemos pensar se eles estão de acordo com o que foram traçados por nós, em nossas vidas, tanto pessoal, quanto profissional.

É fato que nem todas as pessoas seguem a mesma trajetória na vida profissional e por isso o plano de carreira pode ter diferentes propósitos. Veja alguns deles:

  • Aquisição de novos conhecimentos, habilidades e competências
  • Aumento de responsabilidade
  • Aumento de salário
  • Experiência no exterior
  • Melhoria de vida
  • Promoção de cargos
  • Transferência de empresa

Seja qual for o seu objetivo, saiba que ele não é difícil de colocar em prática, mas é preciso checar se a empresa que você está se candidatando ou encarando como uma ótima oportunidade de empresa está alinhada com os objetivos que você traçou para si mesmo.

A sugestão é escolher metas de curto, médio e longo prazo e trabalhá-las de trás para frente, isso quer dizer, da que demanda mais tempo para acontecer, em direção a que rapidamente você irá alcançar.

A oportunidade dos sonhos

Se o anúncio ou a descrição da vaga de trabalho trouxer todas as informações que você precisa, tal como detalhes do cargo, pré-requisitos, nome da empresa, benefícios, saiba que tudo isso já é um bom começo. Depois desse passo, você deverá comparar o salário e saber se ele é o que você realmente procura, além da chance de carreira e crescimento.

Encontrando uma identificação com a empresa

Uma outra boa dica para identificar uma ótima oportunidade de emprego é pesquisar empresas que tenham vagas em aberto, com a qual você se identifique e que tenha tanto valores quanto cultura a ver com o que você acredita.

Para isso, você deve procurar informações sobre a empresa nas redes sociais e assim se identificar com ela e saber o que vocês tem em comum. Isso fará com que você consiga uma vaga de trabalho em uma empresa que tenha uma sinergia maior e chegue até compartilhar com a empresa os sonhos em conjunto, algo muito buscado pelas companhias.

Outra sugestão é procurar oportunidades de emprego que realmente tenham a ver com que o que você gosta de fazer, exijam habilidades que você possui, se você já tem experiência na área, bem como possuem relação com sua formação profissional. Dessa forma, você só aumentará as chances de conseguir identificar de forma rápida uma ótima oportunidade de emprego.

Você pode criar uma lista de empresas que você tem admiração, de sua área de atuação ou até mesmo para o segmento que pretende migrar. Realize a pesquisa das vagas e encare de frente o desafio de conseguir o trabalho de seus sonhos.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo