Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Como identificar seus pontos fortes e fracos ao prestar concursos públicos

Como identificar seus pontos fortes e fracos ao prestar concursos públicos

Olá, leitores!

Todos temos pontos fortes e fracos em quaisquer áreas da vida. Nos estudos é a mesma coisa: há matérias com as quais nos identificamos melhor ou temos maior facilidade de compreensão e outras que se tornam um verdadeiro desafio. Há ainda competências e habilidades específicas que adquirimos ao longo da vida e fraquezas com as quais devemos ter muita atenção. Aprenda agora a identificar seus pontos fortes e fracos para um melhor preparo para concursos públicos.

Estudar para concursos público com matriz SWOT

Esta ferramenta é muito usada no contexto administrativo, em estratégias corporativas, em marketing e até mesmo em processos de Coaching, e pode ser muito bem adaptada às suas metas de estudo em concursos públicos. Com a matriz SWOT, você pode identificar suas forças (pontos fortes), fraquezas (pontos fracos), oportunidades e possíveis ameaças:

  • As forças são aqueles atributos positivos que você já sabe que tem. Estão sob o seu controle e você sempre pode recorrer a eles. Elas devem ser mantidas;
  • As fraquezas até podem ser qualidades em outros contextos, e desta forma, não podem ser vistas como algo ruim, mesmo que se apresentem como dificuldades, elas estão sob o seu controle e podem ser transformadas. Assim, seus pontos fracos merecem mais atenção;
  • As oportunidades são sempre externas. São fatores atrativos que servem de apoio ou vantagens que estão à sua disposição. Devem ser construídas ou aproveitadas;
  • As ameaças também são sempre externas e nem sempre são reais. Para preveni-las ou combatê-las, é preciso fazer um plano de contingência. Devem ser gerenciadas e combatidas;

Reconhecendo suas fraquezas e fortalezas

varias-pessoas-com-diferentes-areas-de-atuacao

Faça uma boa análise de onde você quer chegar: qual o cargo pretendido no concurso público? Quanto tempo você tem antes da prova? Quanto tempo você dispõe para estudar?

Depois que analisar sua meta, é importante saber como irá lidar com seus objetivos – você pode colocar essa análise em um papel – serve para iniciar um planejamento de seus estudos:

  • Fortalezas: O que você sente bem em realizar, estudar ou se preparar no processo do concurso público? Quais seus recursos únicos (que dependem só de você) com os quais pode contar? Quais os pontos fortes que reconhece em você? Quais os pontos fortes que outras pessoas reconhecem em você? Faça uma lista, alinhando estas competências com o conteúdo que precisa estudar.
  • Fraquezas: O que terminantemente você precisa melhorar? Quais as matérias com as quais não se sente muito bem em estudar? Quais as disciplinas ou assuntos e uma matéria que menos conhecimento ou prática você tem? Em que você acha que deve melhorar? Quais fraquezas que outras pessoas já disseram que você tem (críticas)? Alinhe o conteúdo mais problemático com as suas fraquezas.
  • Oportunidades: Quais as oportunidades que você consegue perceber que estão à sua disposição e que contribuem para seus estudos? Quais as tendências que você pode aproveitar? Quais fortalezas você pode transformar em oportunidades de mudança de seus pontos fracos? Pessoas, materiais, cursos, tempo e quaisquer recursos contam.
  • Ameaças: Quais as tendências, hábitos e crenças sobre os seus estudos que podem lhe afetar neste processo de estudo? Quais destas fraquezas podem ser uma ameaça real que impeça de alcançar a sua meta? O que as pessoas geralmente fazem para superar estes desafios? O que você já fez no passado para se prevenir das ameaças e desafios de um concurso público? O que você pode fazer hoje para evitá-las?

Você pode ver que as oportunidades podem ser decisivas na potencialização dos pontos fortes e para compreender e transformar seus pontos mais fracos. As ameaças muitas vezes só se efetivam quando o estudante não consegue perceber suas fraquezas.

Na matriz SWOT, há o estudante que, mesmo que não tenha controle sobre as suas oportunidades e ameaças, pode usá-las para transformar seus pontos fracos e fortes. Conhecendo melhor suas competências e dificuldades, terá mais condições de passar no concurso público tão desejado!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo