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Como identificar os primeiros sinais do Autismo

Olá, pessoal!

Ninguém gosta de pensar nisso, mas este é um assunto que todo pai e mãe deve se preocupar: o autismo.

Pensando nisso, trazemos aqui uma lista de ações e comportamentos para identificar os primeiros sinais do Autismo, feita pelo Ministério da Saúde.

Estas são as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo divulgadas pelo Ministério em 2013.

Como identificar os sinais do Autismo

Esses sinais são chamados de TEA (Transtornos do Espectro do Autismo). São transtornos do desenvolvimento que incluem o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação.

Sendo diagnosticada nos primeiros anos de vida, a síndrome pode ser tratada com mais eficácia nas crianças com autismo. Descubra como reconhecer os primeiros sinais de TEA:

De 0 a 6 meses

Interação Social

  • Crianças com TEA não buscam com o olhar pelo seu cuidador.
  • Prestam mais atenção a objetos do que pessoas

Linguagem

  • Ignoram ou não reconhecem a fala humana dos que o cuidam
  • Tendem ao silêncio ou a gritos aleatórios
  • Choro indistinto, não é ditinguível se é fome ou birra. Choro duradouro sem ligação aparente com eventos ou pessoas.

Brincadeiras

  • Não exploram objetos e suas formas (sacudir, atirar, bater)

De 6 a 12 meses

Interação Social

  • Nesta fase as crianças fazem gestos para pedir colo ou imitando os adultos, crianças com TEA tem dificuldade em reproduzir o comportamento.

Linguagem

  • Não respondem pelo nome, só reagem após insistência ou toque
  • Não manifestam expressões faciais com significado
  • Nesta fase é de se esperar que as crianças ajam como se conversassem, respondendo com gritinhos e balbucios; crianças com TEA não reagem dessa maneira
  • Não repetem gestos manuais ou corporais quando solicitados (mandar beijinho), mas podem começar a repeti-los aleatoriamente fora de contexto

Brincadeiras

  • Precisam de muita insistência dos adultos para se engajar em brincadeiras

De 12 a 18 meses

Interação Social

  • Não apontam para objetos; não mostra quais objetos despertam sua curiosidade

Linguagem

  • Dificuldade em compreender novas situações fora do cotidiano
  • Apresentam menos variações das expressões faciais ao se comunicar; exprimem alegria, raiva ou frustração, mas não surpresa ou vergonha
  • Podem não apresentar as primeiras palavras nessa faixa etária

Brincadeiras

  • O jogo do faz-de-conta surge por volta dos 15 meses, em geral isso não ocorre no TEA
  • Exploram menos objetos que outras crianças e tendem a fixar-se em uma ação repetitiva do que explorar as funções dos objetos. Não empurram o carrinho, mas ficam girando uma das rodinhas

De 18 a 24 meses

Interação Social

  • Não seguem o olhar do outro ou o apontar para um objeto. Podem olhar para o dedo que aponta, mas não fazem a conexão de algo sendo mostrado por alguém
  • Não se interessam em pegar objetos oferecidos por pessoas familiares

Linguagem

  • Gesticulam menos que outras crianças ou utilizam os gestos aleatoriamente. Podem também não ter aprendido a dizer sim e não com gestos de cabeça
  • A linguagem não desenvolve, não exploram a fala e tendem a repetir o que escutam. Fala repetitiva e sem autonomia

Brincadeiras

  • Não imitam ações dos adultos; não se interessam em brincar de casinha ou representar papéis
  • Não brincam com o que o objeto representa e podem se interessar mais em um aspecto do objeto como girar a rodinha

De 24 a 36 meses

Interação Social

  • Gestos e comentários em resposta aos adultos tendem a ser isolados. Raras iniciativas em apontar, mostrar ou dar objetos

Linguagem

  • A fala tende a ser a repetição da fala de outra pessoa
  • Desinteresse em narrativas do cotidiano e diálogo com os pais
  • Não fazem distinção de gênero, número e tempo verbal na fala. Tendem a repetir aleatoriamente, não em diálogo com o adulto

Brincadeiras

  • Tendem a se afastar das outras crianças ou limitar-se a observá-las a distância
  • Quando aceitam brincar com outras crianças tem dificuldade em entendê-las

Preste atenção no seu filho para identificar os sinais de autismo. Se por acaso for identificado, acalme-se e busque orientação.

Até mais!

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