Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como identificar os anagramas na literatura brasileira

Como identificar os anagramas na literatura brasileira

A língua brasileira é extensa e permite diversas variações de entendimento e de criação de frases

Olá, leitores!

A língua portuguesa é um dos idiomas difíceis do mundo. Regências, conjugações, acentos e outros itens que fazem parte da nossa gramática, tornam o português cada vez mais complexo até mesmo para os brasileiros. Afinal, é comum encontrarmos pessoas que se confundem com tempos verbais e, principalmente, com a pronúncia e escrita de palavras.

Há, ainda, uma pegadinha em nossa língua. Trata-se dos anagramas, que consistem em uma palavra ou frase construída por meio da alteração das letras de outra palavra ou frase. Confuso, não? Mas, saiba que essas modificações estruturais também acontecem em outros idiomas, como no inglês.

O termo tem origem grega, o prefixo ana indica regressar ou repetir e gramma remete a palavra. Basicamente, um anagrama pode ser criado por meio da troca de duas ou mais letras, mas elas devem ser utilizadas apenas uma vez. Por exemplo, se utilizarmos a palavra perda, podemos transformá-la em pedra com a troca de ordem do “r” e do “d”. Essa mesma transformação pode ser feita ao trocar a ordem das outras letras para formar a palavra padre.

Por ser uma análise combinatória, para saber quantos anagramas é possível formar com uma palavra sem repetir as letras é necessário fazer uma combinação matemática, que consiste na multiplicação do número referente a cada letra. Por exemplo, o termo “casa” pode ter 128 combinações, enquanto isso, “comida”, pode ter 720 formações diferentes, com base no mesmo cálculo.

Vale ressaltar que as palavras resultantes das combinações podem ter um significado e estar presentes no dicionário ou não. Atualmente, existem jogos para estimular a troca de letras e a criatividade das pessoas e, ainda, geradores automáticos de anagramas.

Como identificar anagramas

livros-diferentes

Segundo especialistas, as palavras que combinam entre si geralmente tem um significado relacionado de alguma maneira com a palavra original. Ou seja, mais do que fazer mudanças nas letras, o objetivo é identificar o significado linguístico daquele anagrama para que se identifique a intenção do escritor – humorística, histórica ou irônica.

No romance Iracema, escrito por José de Alencar, é possível observar essa afirmação.  O próprio nome da obra – e da personagem principal – é um anagrama de América, o que faz com que, em uma análise profunda, entendamos que o livro se refere ao contato entre os indígenas e o homem branco na colonização.

Outras obras famosas e textos em geral também trazem anagramas a fim de deixar subentendido alguma história ou unir dois pensamentos. O mais utilizado é a relação entre a palavra Argentino e Ignorante, que mostra nitidamente uma rivalidade – principalmente no futebol – entre os brasileiros e os vizinhos.

Dessa forma, para se identificar um anagrama, é preciso estar atento ao texto em si e ao seu contexto para verificar se a utilização foi intencional ou não. Quem tem familiaridade com a língua portuguesa pode identificar rapidamente as mudanças das letras, no entanto, isso é raridade.

Quando os anagramas não são colocados em um texto, eles são frequentemente expressos na forma de uma equação, com símbolos de igualdade. Assim, separa-se o objetivo original e o anagrama resultante, como em amor = roma.

E você, já identificou algum anagrama?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo