Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como gerenciar tempo e projetos na sala de aula

Como gerenciar tempo e projetos na sala de aula

Como gerenciar tempo e projetos na sala de aula

Olá, leitor!

Quando se trabalha com conteúdo didático, pesquisas e dar aulas, o tempo dedicado a elaboração desse conteúdo geralmente é pouco ou mal aproveitado.

Trabalhar nessa área requer uma maior dedicação ao controle de suas atividades, organização e noção com seu tempo disponível para suas tarefas.

Nesse artigo iremos falar sobre como gerenciar tempo e projetos na sala de aula, para você professor, conseguir desenvolver suas atividades de maneira que tenha o sentimento de dever cumprido. Não deixe de conferir métodos de como gerenciar melhor seu tempo!

Tenha controle do seu tempo

como-gerenciar-tempo-e-projetos-na-sala-de-aula_Prancheta 1

Se você for professor em período integral ou tem outro serviço em outro expediente, tenha em mente, qual o tempo disponível para se dedicar à elaboração de suas aulas e pesquisas.

Organize suas agendas semanais e suas rotinas diárias.

  • Inclua as horas que leva para chegar e sair do trabalho;
  • O horário das refeições;
  • E o tempo em sala de aula;
  • O tempo dedicado ao descanso semanal;
  • Outras tarefas pessoais.

Ter uma agenda física ainda é uma ótima ferramenta. Dê preferência as agendas que tenham dias da semana e horas e um espaço reservado a a anotações de lembretes e observações.

Porém, as agendas virtuais disponíveis na internet ou aplicativos de celulares também são ótimas opções. Alguns exemplos:

Agenda virtual doodle

Google agenda

Habitue-se em olhar a agenda ao acordar e finalizá-la antes de dormir.

Faça uma nova agenda ao fim da semana revisando o que foi feito e o que poderá ser reagendado.

Depois que virar hábito, verificará como facilita sua vida ter o controle de sua agenda. Você terá o comando do seu tempo em suas mãos.

Otimize o seu tempo

Tenha o controle do seu horário em agenda, sabendo que o tempo disponível de cada tarefa poderá otimizar seu tempo vago ou ocioso.

Por exemplo, seu horário de locomoção:

  • Poderá ouvir notícias, preparar seu dia com alguma música relaxante;
  • Técnicas de meditação que poderão ser feitas até mesmo enquanto dirige ou em qualquer condução que o leve à escola;
  • Áudios com palestras.

Separe um tempo adequado para bons hábitos de saúde e alimentação:

  • Tire uma hora para almoço ou lanche;
  • Se precisar ir em Banco nesse horário ou resolver algum compromisso, não deixe de se alimentar;
  • Se for mesmo necessário usar parte do seu horário da alimentação, coma algo com vitaminas e sais minerais, mas não faça uso desse horário para resolver problemas, um hábito;
  • Escolha um lugar para se alimentar e descansar mesmo que seja no próprio local de trabalho.

Não trabalhar no horário reservado ao descanso e aos dias de folga. O corpo humano precisa repor energia e o indivíduo precisa de sua vida pessoal.

Saiba separar o tempo seu e de sua família. Evite o máximo que puder “levar trabalho” para casa. O profissional desgastado poderá ter seu desempenho prejudicado .

Agindo assim, muitas doenças e transtornos alimentares poderão ser evitados.

Agende consultas médicas

Muitas vezes não temos controle sobre nossa saúde, mas podemos evitar alguns problemas fazendo visitas periódicas ao médico:

  • Tente agendar pelo menos uma geral e algumas especialidades. Procure separar uma visita ao nutricionista, oftalmologista e dentista;
  • Se não for mesmo possível agendar suas consultas, procure cuidar de sua saúde com exercícios e alimentação saudável. Agende um tempo para isso;
  • Beba muita água, faça alimentação correta, exercite-se, faça alongamentos ao acordar e relaxamento antes de dormir.

Não deixe que o exercício de sua profissão, que é tão importante, fique abalado pelo estresse ou pela falta de saúde.

Projetos em sala de aula

Certamente suas aulas serão planejadas conforme a Base Nacional Curricular, mas alguns temas serão melhor trabalhados conforme o interesse e a necessidade dos alunos.

Nessa oportunidade poderão ser desenvolvidos projetos para enriquecer o aprendizado.

O professor já tem um entendimento prévio dos assuntos que deverão ser mais trabalhados, muitas vezes em decisão conjunta com a coordenação pedagógica.

Além disso, alguns assuntos poderão ter um interesse maior por parte dos alunos por motivos diversos.

Em todos os casos, procure separar com antecedência o material didático, fontes de pesquisa, filmes e livros. Antes do início das aulas reserve um tempo para pesquisar esse material.

Preparar com antecedência será enriquecedor para sua aula e promoverá um ganho de tempo. Será ótimo para torná-lo mais seguro em suas aulas.

Fontes de pesquisa:

Portal do Professor

Nova Escola

Escola Digital

Esses sites poderão ser consultados não só antes de elaborar as aulas mas também durante o processo de ensino e aprendizagem. Reserve um tempo considerável para trabalhar os projetos durante as semanas.

Talvez uma aula inteira por semana por exemplo. Mas a dinâmica dependerá muito dos alunos. Consulte professores experientes em trabalhar com projetos. Assista e leia depoimentos de especialistas.

Participe de grupos de redes sociais, compartilhe material pedagógico e experiências. Assim estará mais preparado para desenvolver projetos temáticos em sala de aula e evitará desgastes físicos e mentais durante o processo.

Planeje aulas mais dinâmicas

De  Montessori a Paulo Freire, antes mesmo com alguns filósofos e outros teóricos, tem-se discutido a dinâmica de uma aula em sala. Propõe-se aulas que incentive maior participação dos estudantes onde eles construam seu aprendizado.

O tempo passa, mas poucas escolas fogem do formato tradicional onde os professores ensinam e os alunos aprendem. O professor contemporâneo, deve focar no processo do aprendizado do aluno e auxiliar na sua construção do saber.

As novas diretrizes objetivam um aprendiz crítico e na atuação desse professor contemporâneo acima citado.

Contornando obstáculos

Quando se trabalha em sala de aula diretamente com os alunos, por vezes, o que foi planejado não consegue ser realizado. Se o problema for o comportamento dos alunos, reveja os projetos. Adeque à realidade dos estudantes.

Os objetivos são voltados ao aprendizado dos estudantes. Se o processo não está sendo realizado, então é necessário rever e adaptar.

Outros problemas como falta de material didático, material eletrônico, dificuldades dos alunos poderão ser contornados com campanhas solidárias entre a comunidade escolar e as redes sociais.

Leia também: Um artigo com dicas sobre motivação e 10 dicas que o professor de creche precisa saber.

Considerações finais

Em todas as profissões da atualidade, questões de gerenciamento do tempo estão sempre sendo revistas.

O tempo é pouco para tantos compromissos. Os transtornos das grandes cidades, fazem com que a caminhada de praticamente todos profissionais representem um dispêndio considerável de tempo. O desgaste mental por vezes já é grande antes mesmo de se começar o trabalho.

Tudo isso deve ser levado em consideração antes de planejar seu ano letivo. Organizar seu tempo – um bem tão precioso – e fará com que tenha um ganho na qualidade do produto final e na sua própria qualidade de vida.

Saiba separar sempre o tempo para tudo na rotina diária. Tanto para sua profissão quanto para sua vida pessoal. Não deixe de lado sua saúde. O dia a dia em sala de aula costuma ser muito desgastante. Prepare-se antes de ter prejudicada sua saúde física e mental.

Apesar de toda dificuldade que o ensino enfrenta, o profissional da educação se sente realizado quando tem seus projetos reconhecidos e seus alunos vencendo os desafios da vida.

Prepare seu trabalho para que consiga realizar seus planos controlando seu tempo e organizando seus projetos previamente.

Essas foram nossas dicas para que resolva essas questões relacionadas ao tempo e projetos em sala de aula.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo