Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como gerenciar seu tempo para aprender inglês

Como gerenciar seu tempo para aprender inglês

Olá estudantes de inglês!

Não é raro vermos por aí pessoas que desejam dias com mais de 24 horas para dar conta de todas as tarefas que precisam fazer. Identifica-se com a situação? Então, você também deve enfrentar dificuldades para encaixar o curso de inglês na correria do dia a dia. Vamos falar aqui de como gerenciar seu tempo para aprender inglês.

Divida as tarefas para estudar inglês

Conciliar as aulas de inglês com o resto da sua agenda pode ser mais fácil do que você imagina: basta um pouco de força de vontade e planejamento. Já experimentou colocar no papel tudo o que você precisa fazer no seu dia, semana e mês e os prazos que têm para cumprir cada tarefa?

Pode parecer bobagem, mas escrever sua agenda pode ajudá-lo a enxergar seus compromissos com mais clareza e, dessa maneira, organizá-los de forma mais eficiente. Com sorte (e bom planejamento), pode sobrar até um tempo livre para uma atividade relaxante – todos os dias!

Após montar sua agenda no papel, é hora de encaixar o curso de inglês na sua rotina: com base nos horários que têm disponíveis, que tal criar um programa de estudos para você? A ferramenta pode ajudar – e muito! – a manter o ritmo de evolução na aprendizagem.

Para quem é autodidata, então, ter um cronograma de estudos é quase essencial, uma vez que fica muito mais fácil dispersar (ou priorizar outras atividades no dia a dia) quando não temos que prestar contas a ninguém além de nós mesmos.

Como montar um programa de estudos

As principais dicas para quem pretende traçar um programa de estudos são: procure manter a frequência e seja realista. É como a fábula da lebre e da tartaruga. Na história, as duas decidiram apostar corrida e a lebre, cheia de energia e com vontade de vencer, saiu em disparada na frente da tartaruga.

Ninguém botou fé no réptil para ser o vencedor da competição, uma vez que largou a passos lentos. O percurso, no entanto, era longo e a lebre não aguentou manter o ritmo: cansada, desistiu antes do final da prova. Já a tartaruga demorou, mas cruzou a linha de chegada e alcançou seu objetivo.

Use a fábula como exemplo e monte seu programa de estudos de forma realista. De nada adianta traçar um cronograma intenso, baseado em seis horas diárias de estudo, se pouco a pouco você sabe que vai ter que abrir mão de segui-lo para cumprir outras tarefas do dia a dia. Analise toda a sua rotina e monte um plano de estudos que combine com ela, para que estudar não vire um sacrifício no seu dia.

Siga o seu ritmo como a tartaruga, de forma sensata, gerencie  seu tempo para aprender inglês e aprecie cada evolução rumo à fluência do novo idioma!

Boa sorte. Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo