Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Como funcionam os livros sonoros na educação infantil?

Como funcionam os livros sonoros na educação infantil?

Os livros sonoros podem trazer ótimos benefícios para as crianças nas fases de desenvolvimento do processo cognitivo

Olá, leitores!

A utilização de sons durante a leitura na educação infantil nas fases iniciais é considerada um método muito positivo no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças.

Quando os pais e os professores decidem introduzir a literatura na vida das crianças, o mais comum é que eles se utilizam da contação de história ao lerem histórias lúdicas para os pequeninos.

Contudo, existem outras formas de se empregar a literatura no ensino das crianças que, ao mesmo tempo em que incentivam a leitura, também potencializa o processo de desenvolvimento educacional.

Entretanto, antes de nos aprofundarmos nessas formas de leitura, falaremos um pouco sobre o papel da literatura na educação infantil.

A literatura infantil na fase inicial do aprendizado

Quando falamos sobre aquisição da linguagem, processo onde a criança aprende a falar até conseguir desenvolver frases bem estruturadas, vemos que a leitura detém um papel de extrema importância.

A leitura para as crianças oferece muito mais do que simples influência lúdica ou ficcional, pois aspectos importantíssimos são afetados através das histórias.

A capacidade mental da criança é influenciada diretamente pela leitura, como também, a capacidade de desenvolvimento e formação das características emocionais, afetivas, sociais e cognitivas.

Ao ouvir as histórias as crianças também aumentam seu vocabulário e até mesmo podem tornarem-se mais comunicativas. O processo de aquisição da escrita também se torna muito mais fácil para uma criança onde a leitura esteve presente na sua vida desde as fases iniciais de desenvolvimento.

Novas opções de leitura para a educação infantil

Não podemos caracterizar como fácil a tarefa de conseguir chamar à atenção de uma criança e fazer com que ela preste a tenção durante a contação de história.

Então a busca por novas opções de leituras que proporcionassem uma maior interação da criança com o livro trouxe para o mercado algumas modalidades diferenciadas.

Nessa categoria de leitura não-convencional, podemos enquadrar a utilização de:

  • Livros com ilustrações, desenhos ajudam no desenvolvimento do processamento da imagem;
  • Livros 3D, os quais permitem o trabalho com conceitos espaciais através das imagens;
  • Livros interativos, onde as próprias crianças farão parte da história;
  • E os livros sonoros, aqueles que se apresentam com efeitos sonoros ao decorrer da narrativa.

Essas novas formas de se contar ou narrar uma história fora desenvolvida com o propósito de chamar a atenção das crianças e a prenderem durante a narrativa.

Os livros sonoros e seus benefícios

criancas-pratica-de-leitura

Os livros sonoros são livros que contam com o auxílio de som para narra uma história.

Podemos encontrar os livros sonoros geralmente são aqueles em que a narrativa da história constitui-se com a interação e o auxílio do som, ou seja, a pessoa que está lendo acionará o livro nos momentos necessários para que a criança ouça o som. Por exemplo, a história fala sobre cães, então quando chegar o momento da história quando a o cachorro late, o narrador aciona o livro que reproduzirá o som do animal.

Também podemos encontrar livros sonoros totalmente narrados, ou seja, não será necessário a intervenção de narrador para que a história seja contada. Contudo, essa categoria é recomendada para crianças mais velhas, pois os pais devem contar as histórias para os mais novos para estreitar os laços familiares e estimular o desenvolvimento emocional e afetivo dos filhos.

Existem muitos livros do gênero por aí, com os mais variados preços, alguns custam 10 reais e outros podem custar até 15o reais. Porém, para aqueles que não podem ou não querem comprar livros sonoros, a leitura através da própria voz dos pais ou professores pode ser uma experiência válida.

A utilização de pequenos elementos sonoros é possível mesmo sendo os pais a lerem a história, a própria voz utilizada com entonações diferentes pode despertar tais desenvolvimentos para as crianças. O importante mesmo é ter esse hábito de leitura até eles mesmo poderem decidir o que querem ler e lerem por conta própria.

Além disso, muitos especialistas na área dizem que a audição é o sentido mais forte assim que a criança nasce e até mesmo quando ela se encontra na barriga da mãe, por isso livros sonoros podem sim trazer benefícios de forma comprovada ao estimularem a imaginação, raciocínio mental e a associação de sons a objetos.

Entre as principais vantagens da utilização dos livros com sons na educação, temos:

  • Incentivar a leitura;
  • Desenvolvimento do lúdico na criança;
  • Desenvolvimento do raciocínio mental;
  • Desenvolvimento do processo cognitivo;
  • Estímulo a associação de sons a objetos;
  • Estímulo a imaginação e a associação a imagens;
  • Estímulo a aquisição da linguagem e aumento do conhecimento linguístico.

Os benefícios listados acima são os mais importantes no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças, mas os benefícios de ler para uma criança, seja a utilizar-se de livros sonoros ou não, são incontáveis.

Vale lembrar que a leitura como forma de desenvolvimento da criança é um trabalho contínuo e demanda uma parceria entre pais e professores/casa e escola.

Os pais devem fazer sua parte da mesma forma que os professores devem trazer inovações que auxiliem o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo