Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como funcionam os cursos de habilitação?

Como funcionam os cursos de habilitação?

Olá, leitor!

Há vários caminhos que podem ser seguidos por quem deseja fazer Ensino Superior. No Brasil, são considerados graduação os bacharelados, que oferecem uma formação mais ampla, as licenciaturas, que permitem a atuação como professor de Ensino Fundamental e Médio, e os tecnólogos, voltados para as necessidades do mercado.

Associados a essas modalidades estão os cursos de habilitação. Mas, você sabe o que é e como funciona um curso desse tipo? Leia nosso artigo e descubra!

O que é um curso de habilitação?

Curso de habilitação

Fonte: Reprodução

Os cursos de habilitação estão obrigatoriamente ligados a uma graduação, ocorrendo geralmente nos bacharelados, que trazem uma formação mais vasta do que as licenciaturas e os tecnólogos. A habilitação existe para desenvolver capacidades específicas dentro de uma área do conhecimento.

Assim, a faculdade começa com um currículo básico, igual para todos os estudantes e, à medida que cada um escolhe a habilitação que deseja fazer, passa a ter aulas de outras disciplinas. Ao se formarem, eles recebem um diploma com o nome do curso e da habilitação que realizaram.

As habilitações variam de acordo com cada universidade, mas devem sempre seguir as diretrizes impostas pelo Ministério da Educação. Os bacharelados em Letras, por exemplo, são conhecidos por oferecerem um amplo leque de habilitações.

No caso do curso de Letras da USP (Universidade de São Paulo), todos os alunos têm a mesma grade curricular no primeiro ano, que inclui estudos literários e estruturais sobre a Língua Portuguesa.

Terminada essa fase, eles podem escolher entre as 16 habilitações disponíveis, que permitem o aprendizado de alemão, árabe, armênio, chinês, coreano, espanhol, francês, grego, hebraico, inglês, italiano, japonês, latim, linguística, português e russo.

Outro exemplo é o bacharelado em Biomedicina. Na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), esse curso possui 19 habilitações, entre as quais estão Análises Clínicas, Análise Ambiental, Análise Bromatológica, Bioquímica, Biologia Molecular, Genética, Hematologia, Embriologia, Imunologia, Psicobiologia, Reprodução Humana, Toxicologia e Virologia.

Recentemente, o Ministério da Educação revisou esse tipo de formação. Até 2005, quando passou por uma reforma, a graduação de Administração contava com diversas habilitações, que chegavam a receber 240 nomenclaturas diferentes nas várias universidades brasileiras.

Após a reformulação, as habilitações foram substituídas por Linhas de Formação Específica. Assim, todos os alunos saem da faculdade com um diploma de bacharel em Administração, mas, no último ano, podem optar por se aprofundar em um tema mais específico.

Algo semelhante aconteceu com a graduação de Comunicação Social, que tinha 26 habilitações, incluindo Jornalismo, Cinema, Relações Públicas e Produção Editorial. Em 2011, houve uma reformulação e cada uma se tornou um curso separado.

Como fazer um curso de habilitação?

Na universidade, há um período em que todos os estudantes têm a mesma grade curricular, com disciplinas básicas. Depois disso, eles podem optar por uma ou mais habilitações, que trarão matérias específicas.

Cada habilitação possui um número limitado de vagas, logo, existe um processo seletivo para ingressar. Às vezes, é necessário fazer essa escolha ao se inscrever para o vestibular, mas há casos em que a seleção se baseia em provas e no histórico de notas da graduação.

Também há a possibilidade de uma pessoa formada regressar à faculdade e fazer outra habilitação relacionada ao seu curso. Nessa situação, o estudante pode pedir equivalência de matérias e concluir essa etapa em pouco tempo.

Por que fazer um curso de habilitação?

Nos últimos anos, muitas habilitações foram revistas ou extintas pelo Ministério da Educação. Pensando nisso, trazemos abaixo as vantagens e as desvantagens desse tipo de formação. Confira!

Vantagens de cursos de habilitação

As habilitações se mostram eficientes em setores do mercado de trabalho que exigem conhecimentos mais específicos. Por exemplo, citando novamente a graduação em Letras, quem escolhe a habilitação em chinês provavelmente trabalhará em empresas que realizam operações comerciais no Brasil e na China. Já quem opta pela habilitação em grego, aprofunda-se em temas como filosofia e literatura e atuará na área acadêmica.

No caso da Biomedicina, quem seguiu a habilitação de Análise Bromatológica estudará a composição dos alimentos e poderá trabalhar em empresas e laboratórios do ramo alimentício. Já quem escolheu a habilitação em Hematologia, atuará pesquisando a composição e as doenças do sangue.

Desvantagens de cursos de habilitação

Quando uma graduação oferece diversas habilitações, focadas em setores muito diferentes, ela se fragmenta e acaba perdendo seu propósito. Por isso, as habilitações são revistas e se tornam cursos separados, como ocorreu com o bacharelado em Comunicação Social.

Cursos de habilitação online

Com o aumento da demanda pelo EAD (Ensino a distância), muitas faculdades começaram a oferecer cursos de graduação nessa modalidade, com uma mensalidade mais em conta e maior flexibilidade de horários. Em alguns casos, esses cursos apresentam a escolha de habilitações. Mas, quando não existir essa opção, é possível concluir a graduação por EAD e fazer uma ou mais habilitações em outra instituição, no modo presencial ou online.

E então? O que você achou desse artigo sobre cursos de habilitação? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Para saber mais sobre os tipos de curso superior, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo