Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como funciona uma pós-graduação presencial e a distância

Como funciona uma pós-graduação presencial e a distância

Olá, leitor!

Hoje vamos conversar sobre pós-graduação e responder as principais dúvidas dos estudantes, como:

  • O que significa pós-graduação? Quais os diferentes tipos?
  • Como funciona uma pós-graduação? Pós-graduação a distância tem diferença? Qual é melhor?
  • Quanto tempo dura um curso de pós-graduação? Um estudante pode fazer graduação e um curso de pós ao mesmo tempo?

Confira as respostas para estas e outras questões no artigo de hoje!

O que significa pós-graduação?

O_que_e_pos_graduacao_mestrado_e_doutorado_o_que_e_pos_graduacao_e_graduacao_posso_fazer_pos_graduacao_junto_com_a_graduacao_pos_graduacao_a_distancia_o_que_significa_pos_graduacao_pos_graduacao_regulamentacao_pos-graduacao_no_Brasil_

Um curso de pós-graduação no Brasil é regulamentado pelo MEC (Ministério da Educação) e pode ser Lato Sensu ou Stricto Sensu. Explicaremos os tipos e diferenças de cada em detalhes nos tópicos a seguir.

Muitos estudantes de graduação optam por continuar estudando e escolhem fazer uma pós imediatamente após sua colação de grau na faculdade. Outros preferem procurar uma vaga de emprego, estágios ou se candidatar a uma vaga de trainee antes, adquirir mais experiência prática e depois escolher um curso de pós-graduação para valorizar seu currículo.

Independente da fase da carreira, há vários benefícios ao investir num curso de pós-graduação:

  • Aumentar as perspectivas salariais para uma eventual promoção;
  • Valorizar o currículo para uma vaga de emprego que exige especialização na área;
  • Atualizar ou se especializar numa área de conhecimento;
  • Para atender um requisito para uma ocupação específica.

Tipos de pós-graduação

Pós-graduação refere-se aos tipos de programas de estudos avançados oferecidos pelas Universidades e muitas Faculdades. Os cursos de pós-graduação são projetados para estudantes que já concluíram o Ensino Superior (curso de graduação).

No entanto, para alguns cursos de pós-graduação de algumas universidades e programas específicos, os candidatos podem ser elegíveis com base no rendimento acadêmico e também no campo de estudo e trabalho. Há exames e testes específicos para cada tipo de curso de pós-graduação. Entenda a seguir.

Os tipos de pós-graduação são:

  • Lato sensu – Apenas estudantes que já tenham o diploma de curso superior podem fazer uma matrícula nos cursos de especialização. No Brasil os cursos de especialização presenciais independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, e os cursos de especialização EaD só podem ser oferecidos por instituições que sejam credenciadas para educação a distância. Ao final os estudantes recebem um certificado de pós-graduação. Há dois tipos de pós Lato Sensu: Cursos de especialização e Cursos de MBA.
  • Stricto sensu – São os programas de mestrado e doutorado disponibilizados para diplomados em cursos superiores de graduação e que atendem às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos, os requisitos de entrada neste tipo de pós-graduação são bem maiores. O estudante precisa cursar um mestrado para depois estudar no nível de doutorado (PhD), há exceções que explicaremos com mais detalhes a seguir. Ao final de uma pós stricto sensu os candidatos recebem um diploma. Há 4 tipos de pós stricto sensu:  Mestrado profissional, Mestrado acadêmico, Doutorado e Pós-doutorado.

Um estudante do ensino superior pode já começar a pensar na pós durante o seu curso de bacharel, tecnólogo ou licenciatura. Escolher um assunto que pode ser completamente novo ou ainda, escolher um curso que se baseia no que já aprendeu em sua graduação. Esta segunda opção é a mais seguida pela maioria dos estudantes.

Os certificados de especialização lato sensu ou diplomas de pós-graduação stricto sensu podem ampliar oportunidades e também ser pré-requisitos para carreiras específicas, como é o caso dos professores universitários e pesquisadores. Os cursos de pós-graduação como o mestrado podem funcionar como um trampolim para a carreira acadêmica.

Qual a diferença entre uma pós-graduação a distância e presencial?

Quando o estudante faz uma pós-graduação presencial, participa das aulas em um campus da universidade, geralmente entre segunda e sexta-feira ou até aos finais de semana. A grade de horários depende de cada tipo e programa do curso.

Há programas de pós-graduação que aliam o estudo presencial com disciplinas ou atividades online, o que pode fazer com que o tempo gasto no campus da instituição de ensino seja mais focado para fortalecer e praticar habilidades em pesquisa ou outras habilidades específicas de cada curso.

A vantagem de um curso de pós-graduação presencial é sem dúvida, a interação com os professores, mais oportunidades de interagir com seus colegas de classe e também ampliar sua experiência prática.

Já os cursos de pós-graduação a distância são mais flexíveis, e esta é a principal vantagem, pois permitem que muitos alunos concluam seus estudos de pós-graduação enquanto ainda trabalham em período integral.

Um curso de pós-graduação à distância é feito online: conteúdo, tutoriais, discussões em sala de aula e envio de avaliações, o que exige conexão à internet.

De acordo com a regulamentação brasileira os cursos de pós-graduação lato sensu a distância deverão incluir, obrigatoriamente, provas presenciais e a defesa da tese, ou seja, a apresentação da monografia ou trabalho de conclusão de curso deve ser feita no campus da universidade.

A mesma regra vale para os cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, que devem, necessariamente, incluir provas e atividades presenciais e também os exames de qualificação e as defesas de tese devem ser presenciais.

A defesa da tese de mestrado ou doutorado deve ser feita presencialmente diante de banca examinadora na instituição de ensino, e deve incluir pelo menos um professor não pertencente ao quadro de funcionários da universidade e ou faculdade.

Como funciona uma pós-graduação?

Entenda os detalhes e como funciona os diferentes tipos de pós-graduação:

Como funciona um curso de especialização?

Este tipo de pós tem duração mínima de 360 horas, nestas horas não é considerado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência de um professor, e o reservado para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC).

A duração de um curso de especialização poderá ser aumentada de acordo com o projeto pedagógico do programa.

Cursos de especialização podem fornecer um programa de aprendizado para aprofundar conhecimentos e habilidades na mesma disciplina ou ampliar conhecimentos e habilidades em uma disciplina ou profissão diferente.

A composição do curso e o número de créditos que precisam ser estudados para concluir o curso variam em relação ao nível de estudo escolhido.

Há inúmeras opções, como por exemplo, o bacharel em ciências biológicas, que pode fazer um curso de pós-graduação e especialização em Genética – assim, este estudante se tornará um especialista em Genética.

Um estudante com Diploma de Graduação em Direito pode se especializar num tema específico da sua carreira escolhida, como Direito Trabalhista e outras.

Da mesma forma, um estudante que fez um curso de graduação em Licenciatura em História também pode fazer cursos de especialização em outras disciplinas, incluindo psicologia da educação ou outras áreas de interesse.

Na maioria dos casos, para cursar uma especialização, é necessário que você faça disciplinas definidas para atender aos pré-requisitos do curso.

Como funciona um MBA?

MBA é a sigla em inglês para Master of Business Administration, ou seja, é um curso de pós-graduação considerado como Especialização em Administração de Empresas e seguem os mesmos princípios e regulamentação dos cursos de especialização lato sensu.

Como funciona um curso de pós-graduação Stricto Sensu?

Se você já concluiu a graduação e até fez já fez um curso de especialização e deseja desenvolver seu conhecimento por meio de pesquisa, talvez deseje considerar fazer um curso de pós-graduação optando pelo Mestrado e depois até mesmo o Doutorado.

Os estudantes que escolhem uma pós-graduação stricto sensu normalmente, já possuem alguma experiência com pesquisa durante sua jornada na faculdade ou pretendem se aprofundar na área para seguir carreira acadêmica.

Nestes cursos de pós os estudantes irão escolher um tema e uma tese principal, e ao final irão apresentar sua tese de Mestrado ou tese de Doutorado sob a supervisão de um professore sênior que será seu orientador durante o curso.

O progresso é avaliado por meio de relatórios do aluno e também do supervisor para o Comitê de Pós-graduação. Os alunos de pós stricto sensu também estudam disciplinas específicas para expandir suas habilidades e conhecimentos de acordo com o programa do curso escolhido.

As universidades oferecem uma série de cursos pós-graduação stricto sensu que podem ser estudados online ou no campus e são oferecidos nos seguintes níveis:

Mestrado

Um curso de mestrado pode ajudá-lo a obter uma promoção, iniciar sua carreira de professor universitário ou mudar completamente seus planos de carreira.

A admissão num curso de Mestrado exige que o estudante possua um diploma de graduação reconhecido pelo MEC em uma área relacionada. É importante verificar os critérios de admissão de cada programa de pós-graduação stricto sensu.

Os cursos têm duração de aproximadamente 2 anos, há exames de qualificação, e também é exigida a defesa de uma tese para conclusão do curso e obtenção do diploma de mestre com a apresentação de uma dissertação de mestrado, diante de uma banca de professores que irão avaliar o estudante de acordo com os critérios do programa de pós-graduação da instituição e curso.

Há também diferenças entre o mestrado profissional e o mestrado acadêmico, abordamos essas diferenças neste guia completo aqui no Canal do Ensino.

Doutorado

Os cursos de doutorados podem ser feitos após um mestrado, ou em alguns casos, após um diploma de graduação, durante o qual o mestrado geralmente é obtido ao longo do caminho.

Estes casos são exceções, conhecidos pelos estudantes universitários como “doutorado direto” e são concedidos mediante alguns pré-requisitos como, alto rendimento acadêmico, já ter cursado disciplinas avançadas na área de estudo escolhida, publicação de artigos acadêmicos e outros requisitos podem ser exigidos.

Este tipo de pós é geralmente concluído ao longo 4 anos. O principal componente de um curso de Doutorado (conhecido também pelo título de PhD) é a tese de doutorado. A tese é um projeto de pesquisa sobre um tópico especializado avançado e precisa ser digna de publicação e/ou adicionar algo novo ao seu campo de estudo.

Muitos estudantes optam por seguir seus estudos e escolhem se aprofundar num campo de pesquisa bem específico que exige cada vez mais especialização na área, o que pode levar muitos a seguirem o doutorado na mesma linha da tese feita durante o mestrado.

Avalie a instituição antes de escolher um curso de pós-graduação

Todos os estudantes que queiram fazer curso de pós-graduação precisam pesquisar as instituições de ensino superior que são credenciadas e autorizadas pelo Ministério da Educação. É importante escolher um curso de especialização, mestrado e doutorado reconhecido no Brasil.

Verifique o site do MEC que disponibiliza informações sobre as instituições credenciadas e os cursos superiores autorizados a oferecer cursos de pós-graduação.

Confira também as dicas que compartilhamos aqui no Canal do Ensino para você fazer uma pós-graduação grátis.

Então, se você quer se destacar no mercado de trabalho ou seguir uma carreira acadêmica, ou simplesmente continuar a estudar um assunto que gosta muito, certifique-se de escolher o curso de pós-graduação certo para você.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo