Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como funciona uma faculdade a distância e quais seus benefícios?

Como funciona uma faculdade a distância e quais seus benefícios?

Olá, leitores

Muitas pessoas que pretendem se formar no ensino superior acabam optando por fazerem uma faculdade a distância. Mas mesmo os que estão decididos sobre isso possuem muitas dúvidas em relação e este método de ensino.

Existem muitos mitos sobre este assunto que se não forem esclarecidos de forma correta podem causar confusão em futuros alunos.

Entenda como funciona a Faculdade a Distância

ead

Confira como funcionam as principais características da faculdade a distância.

O processo seletivo

O processo seletivo da faculdade a distância é bem parecido com a presencial. Na maioria das vezes é feito um vestibular ou então é usada a nota do Enem. Outra coisa em comum é a exigência de que o candidato tenha concluído o ensino médio até a data da matrícula.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) também é usado pelos dois métodos de ensino.

Uma das diferenças é que, até o momento, não é possível entrar para faculdades a distância através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O ambiente de aprendizagem

O ambiente de ensino é a principal diferença entre o sistema a distância e o presencial. Na faculdade a distância as aulas não são feitas em sala, mas sim em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de AVA.

No AVA o aluno tem acesso as aulas, conteúdo, material didático, fóruns, contato com os professores e muito mais.

Todos esses recursos estão livres para serem acessados pelos alunos quando quiserem. O acesso a essa área digital é feito através de um login e senha, geralmente entregues ao aluno no ato da matrícula.

O Material Didático

O material didático dos alunos do ensino a distância consiste em um livro-texto que é usado como base para a condução do curso. As faculdades geralmente oferecem este material em forma digital. Algumas podem oferecer em formato impresso.

Além deste livro há também um material complementar que fica acessível aos alunos pelo AVA. Entre estes materiais estão vídeo-aulas, palestras, textos e listas de exercícios.

A Tutoria dos alunos

As disciplinas da faculdade a distância são elaboradas pelos professores. Eles criam o plano de ensino, material didático e as avaliações.

Além dos professores, os alunos também contam com tutores nos polos de apoio. Os tutores oferecem um contato direto com os alunos, ajudando nas dúvidas com as atividades presenciais.

Há também os tutores de sede, que trabalham na sede da universidade prestando atendimento online aos estudantes.

As Avaliações

As avaliações do ensino a distância são feitas de acordo com a determinação de cada universidade. A grande maioria opta por avaliações presenciais, mas também é possível haver avaliações através do ambiente online.

Porém, o MEC exige que os cursos de EAD tenham um certo número de avaliações presenciais.

O Diploma da faculdade a distância

Esse é um dos principais pontos de dúvidas e desconfiança entre as pessoas que pretendem cursar uma faculdade pelo EAD. Muita gente acha que o diploma do ensino a distância vale menos que o presencial e que não vale a pena fazer esse tipo de faculdade.

Porém, a verdade é que os diplomas dos dois ensinos são exatamente iguais. Não há categoria diferente para eles e ambos são aceitos para concursos e cargos de nível superior.

O importante é que o diploma seja de um curso reconhecido pelo MEC, tanto o presencial quanto o do EAD.

As principais vantagens da faculdade a distância

Com as dúvidas sobre a faculdade a distância respondidas, vamos dar uma olhada nas principais vantagens da faculdade a distância.

Confira:

Mais facilidade para fazer a faculdade

Os cursos a distância, principalmente as faculdades, oferecem a excelente oportunidade de cursar o ensino superior para muita gente.

Algumas cidades ficam muito longe de centros educacionais. Em outros casos, a pessoa interessada em cursar o ensino superior não tem tempo para frequentar aulas presenciais.

As faculdades a distância são as que mais crescem no Brasil, estando presentes em diversos lugares onde o ensino presencial não chega. Além disso a flexibilidade de horário permite que qualquer pessoa possa conciliar o estudo com as tarefas do dia-a-dia.

Flexibilidade de horário na faculdade a distância

Falando na flexibilidade de horário, esta a principal vantagem do ensino a distância. Como a pessoa estuda no horário que for melhor para ela, é possível conciliar toda a rotina com a sessão de estudos.

É possível estudar de madrugada, cada dia em um horário, logo pela manhã, antes de dormir. São várias possibilidades que podem ajudar qualquer aluno que tenha a agenda cheia.

O aluno é responsável pelo seu ritmo

Além de ter total flexibilidade de horário, também é possível ditar o seu ritmo de aprendizagem. Se você já conhece bem alguma matéria, pode dar apenas uma revistada, se não entende nada, pode levar mais tempo aprendendo.

Seja qual for a sua dificuldade você poderá adaptar o seu estudo a ela.

Desenvolvimento de disciplina e autogestão

Não é fácil estudar por conta própria. Só é possível obter sucesso com o ensino a distância se a pessoa for disciplinada e tiver uma excelente gestão pessoal.

Durante o período de graduação na faculdade a distância o aluno precisa aprender essas características. Coincidentemente, essas duas características são duas das capacidades mais desejadas pelo mercado de trabalho atual.

Ou seja, o EAD não penas instrui a pessoa na matéria cursada, mas também ajuda a melhorar o crescimento pessoal.

Menor custo que o ensino presencial

O EAD tem um valor bem abaixo do valor dos cursos presenciais. Ele é mais democrático e bem mais acessível.

O melhor de tudo é que a economia de dinheiro não fica apenas na mensalidade, já que também é economizado no dinheiro do ônibus, materiais didáticos e livros, lanches na faculdade, xerox, e etc.

Botando na ponta do lápis o preço sai bem mais em conta.

A faculdade a distância é uma excelente oportunidade para quem quer cursar o ensino superior, mas não tem muito tempo ou muito recurso financeiro para tal.

Vocês têm alguma opinião sobre o ensino a distância? Alguma história que gostariam de compartilhar? Deixe nos comentários as suas experiências!

Até mais!

comentários (1)

  • Aldize

    Em relação as modalidades de Ensino, na minha compeensão.

    O diferencial está entre o aluno, que tem sede de buscar conhecimento e aquele que fica sentado aguardando acontecer.

    Em qualquer modalidade é preciso ser o autor de sua própria aprendizagem.

    O professor será apenas o mediador.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo