Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como funciona um programa de estágio?

Como funciona um programa de estágio?

Olá,

Fazer estágio é muito importante para a carreira profissional, é com ele que você começa a ter contato com profissionais da área. É no estágio que você vai colocar em prática tudo o que aprendeu, além de conhecer diversas empresas do ramo. Mas como funciona um programa de estágio e como participar de um? Entenda mais sobre o assunto e saiba o que precisa.

O programa de estágio pode ser criado por várias empresas, cada uma coloca suas regras e formas para entrar e participar do processo seletivo. O programa de estágio geralmente acontece em grandes empresas como Ambev, Vale, Facebook, Nestlé e outros.

Além disso, também existem as empresas especializadas em programa de estágio, elas fazem uma seleção e enviam o perfil desejado para a companhia que deseja um estagiário. Mas antes de entrar em detalhes, vamos entender melhor o que é um estágio e quem pode ser estagiário.

O que é estágio e quem pode participar de um programa de estágio?

programa-estagio

O estágio é um trabalho realizado por um tempo menor, foi criado a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. O estágio é a primeira experiência de um estudante na sua área de atuação. É lá que ele vai entender melhor o processo do seu trabalho, os desafios e vai aprender muito.

A maioria dos estágios são remunerados, a carga horária de trabalho também é menor, geralmente entre 4 a 6 horas de trabalho por dia. A remuneração e horas de trabalho vão depender da empresa e da função que vai exercer, assim como o tempo de permanência, alguns são de 6 meses, outras de um ano ou mais.

Quem pode ser estagiário é o estudante, a idade vai depender do curso que está fazendo, o aluno deve estar regularmente matriculado e frequentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio, Educação Profissional de Nível Superior, Educação Superior e Educação Especial.

O estágio é especial para estudantes, por isso se você não estuda não pode fazer estágio. Quem já se formou tem outras formas de entrar no mercado de trabalho como ser contratado ou fazer trainne. Mas se ainda está estudando e faz algum curso profissionalizante tem a oportunidade de fazer um estágio e isso é muito bom. Você não pode perder a chance de realizar um estágio, mesmo que não seja remunerado, as vantagens ainda continuam sendo grandes.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Vantagens de um programa de estágio

O estudante vai conseguir com o estágio ter uma familiarização com as atividades empresariais, na escola o aluno tem um aprendizado mais teórico, mesmo em matérias práticas o estudante não tem muita ideia de como é feito em uma empresa. Já no estágio o ensino é realmente prático, quebra o impacto e as dificuldades de adaptação no futuro emprego.

Com o programa de estágio o estudante conhece melhor a profissão escolhida, consegue perceber eventuais deficiências e aprimorar-se. O interessante é que para as empresas ter estagiários também é bom, o estágio é um eficaz sistema de recrutamento e seleção de futuros profissionais. Dessa forma a empresa facilita a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos.

O estágio não é emprego, a empresa contratante paga ao estagiário uma bolsa-auxílio, sem os encargos adicionais específicos da legislação trabalhista. Cada empresa coloca os benefícios dessa bolsa da forma que achar mais interessante. Além disso, vale lembrar que existem organizações que não oferecem bolsa-auxílio, o estágio não é remunerado e o estudante deve arcar com todos os custos.

Como participar de um programa de estágio?

É importante ficar atento aos programas de estágio que estão abertos, não existe uma data correta para isso. Por isso se você quer trabalhar em determinada empresa é importante procurar saber sobre o programa de estágio dela. Você terá um pouco de trabalho para descobrir os programas abertos no momento, mas é algo importante a se fazer.

Quando a empresa é muito grande, sempre aparecem notícias sobre o programa, então fique atento as notícias também. Muitos sites se especializam nessa área, acompanhe esses sites. Assim que encontrar um programa de estágio legal e que deseja participar você precisa fazer a inscrição. A seleção pode acontecer de diversas formas, quando tem muitos inscritos muitas vezes a seleção começa com uma prova online.

Depois de realizar a prova online os estudantes que passaram para a próxima fase vão para a seleção online. Muitas vezes o processo para conseguir o estágio é bem demorado e pode durar mais de um mês. Isso acontece porque existem muitos candidatos e é necessário muitas etapas para conseguir filtrar os melhores estagiários.

Para passar em grandes programas de estágio você precisa estar bem preparado, eles cobram muito dos estudantes, até porque essa é uma forma de descobrir novos talentos. Quando o programa de estágio é menor o tempo de seleção é bem mais curto e muitas vezes é necessário apenas uma entrevista.

De toda forma é muito importante estar preparado, nossa dica para você que deseja participar de um programa de estágio é ler bastante sobre o assunto. Se conhecer também é importante e descobrir áreas que precisa desenvolver para se destacar. Ser um bom aluno e ter boas notas nem sempre é o que conta em programas de estágio, eles analisam diversas variáveis.

Dicas para se dar bem no estágio

Como você já sabe que o estágio é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Fazer um bom estágio e se dar bem pode resultar em boas recomendações, relações profissionais duradouras e uma boa chance no mercado de trabalho.

Por isso não faça o estágio apenas para cumprir com as horas obrigatórias, faça o estágio para ter experiências necessárias. Para te ajudar a aproveitar ao máximo essa experiência separamos algumas dicas. Veja e aprenda como se destacar:

  • Trate o estágio como um trabalho real – Não é brincadeira, você terá funções e deve levar a sério, por isso trate como um emprego real. O trabalho que estiver fazendo vai ter um impacto sobre a organização.
  • Vestido para o sucesso – Deixar uma boa impressão logo de início é muito importante, a forma como as pessoas se vestem afetam não só a forma como as outras a veem, mas também como você se vê. Por isso vista-se para o sucesso, como se fosse um funcionário da empresa.
  • Aprenda a administrar o tempo – Tenha cuidado na hora de tomar decisões, é importante ser organizado. Assim você vai se preparar para finalizar um projeto dentro do prazo.
  • Socializar – Esse é um ponto muito importante, você precisa conhecer seus colegas de trabalho, conversar e ter um bom relacionamento. Não é necessário ser amigo, até porque é sempre bom ter cuidado com a forma que vai agir com eles e ter um limite, mas socializar é necessário.
  • Faça perguntas – Você está fazendo estágio para aprender, por isso não tenha medo de fazer perguntas e sair de sua zona de conforto.
  • Tenha iniciativa, mas aceite orientações – É importante ser voluntário, mas dentro da razão. Você pode impressionar com suas iniciativas, mas é sempre bom ter cuidado para não fazer sem um acompanhamento do seu supervisor. Além disso, fazer poucos trabalhos é melhor do que muitos mal feitos ou inacabados.
  • Peça feedback – Esse é um ponto importante, vai mostrar o que o empregador está achando do seu trabalho. Com isso é possível descobrir seus pontos fortes e o que você precisa melhorar.

Sabendo como funciona um programa de estágio e também como se portar dentro de uma empresa sua função agora é só ficar de olho nos programas que vão aparecer. Não deixe de conferir pelo menos toda semana. Você também pode se cadastrar em sites que fazem seleção de estudantes para estágio, é bem interessante e você pode conseguir muitas entrevistas.

Encontrar um estágio só depende de você, por isso corra atrás dos seus objetivos e faça valer o tempo que tem dedicado ao estudo. Agora é só compartilhar com seus amigos como funciona um programa de estágio e sair juntos para procurar um estágio legal!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo