Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como funciona um curso técnico na prática?

Como funciona um curso técnico na prática?

Olá leitor,

O curso técnico é um formato de graduação muito conhecido no sistema educacional brasileiro. É habitual conhecer alguém que cursou ou está cursando esta modalidade. Com a crescente concorrência do mercado de trabalho, os cursos técnicos estão cada vez mais em alta.

O curso técnico está entre o ensino médio e a faculdade. Este tipo de curso não é necessariamente inferior ao curso superior, na verdade ele apenas tem um foco diferenciado. Enquanto o curso superior prepara o estudante para entender a área de estudos de uma forma bem ampla, tanto na prática quanto na parte teórica, o curso técnico foca mais no prático.

A ideia do curso técnico é formar profissionais aptos para realizar um trabalho em uma área específica. Ou seja, se a pessoa fizer um curso técnico de manutenção de computadores, ao final do curso ela estará apta a realizar manutenções e montagem deste tipo de peça.

A ideia do curso técnico é formar profissionais para o mercado de trabalho de forma eficiente e ágil. É por isso que a grande maioria dos cursos técnicos são feitos em menos de 2 anos.

Atualmente os cursos técnicos são divididos em 12 eixos tecnológicos e em 185 cursos específicos, de acordo com MEC.

Estes eixos são:

  • Ambiente, Saúde e Segurança;
  • Apoio Educacional;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Gestão e Negócios;
  • Hospitalidade e Lazer;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais.

As principais vantagens do ensino técnico estão no tempo reduzido do curso, no preço bem mais em conta do que o ensino superior e na rápida inserção do mercado de trabalho.

Na prática, o ensino técnico é basicamente aprender como executar todas as atividades de uma área específica. Em alguns cursos a didática é 100% focada na prática de uma área.

Portanto, para aqueles que buscam uma rápida inserção no mercado de trabalho ou estão buscando algum tipo de especialização sem ter que gastar o preço de uma faculdade, o Ensino Técnico é uma excelente opção.

Pessoas que querem ser reinseridas no mercado, ou atualizar seus conhecimentos para uma melhor chance de promoção também têm muitas vantagens com este tipo de ensino.

Outra grande vantagem do ensino técnico é a necessidade constante de profissionais desta área, tanto em empresas privadas quanto em empresas públicas. Apostar em um curso técnico pode ser uma excelente maneira de ter vantagens no mercado de trabalho antes de decidir por um curso superior e uma carreira fixa.

Como funciona as modalidades do ensino técnico

curso-tecnico

Existem três formas principais de formação pelo ensino técnico. O aluno que deseja ter este tipo de formação pode escolher um dos modos que mais lhe agradar ou que atende à sua atual situação educacional.

Curso técnico Integrado

Este é um curso muito comum em escolas técnicas como as ETECs. Nesta modalidade, o aluno faz o curso técnico junto com os dois últimos anos do ensino médio. O aluno entra para uma escola técnica, após o fim do primeiro ano do ensino médio e cursa os dois restantes junto com aulas técnicas sobre a área escolhida.

Ao fim do curso técnico integrado o aluno recebe dois certificados distintos, um de conclusão do ensino médio e um de conclusão do ensino técnico.

Curso técnico Concomitante/Externo

Alguns cursos de ensino técnico podem ser feitos por alunos que ainda não completaram o ensino médio. Apesar de não oferecerem a conclusão do ensino médio, estes cursos podem ser feitos em paralelo.

Curso técnico subsequente

O curso técnico subsequente é aquele que deve ser feito após a conclusão do ensino médio. Ou seja, só pode cursar quem já é formado no terceiro ano do ensino médio. Esta é uma excelente opção para quem quer entrar no mercado de trabalho de forma rápida e para quem tem uma ideia certa de qual carreira seguir.

Este tipo de curso é democrático e pode ser feito por pessoas de qualquer idade e com vários objetivos profissionais.

O mercado de trabalho para o curso técnico

Como todo empresário, empregador e gerenciador diz: Falta qualificação no mercado de trabalho.

Portanto, não é de se espantar que o mercado está de portas bem abertas para quem faz este tipo de curso. Existem milhares de vagas de nível técnico esperando para serem preenchidas por profissionais capacitados.

Em uma economia que depende constantemente de funcionários bem treinados, apostar no ensino técnico é uma boa opção para quem está buscando a tão sonhada vaga de emprego.

Não apenas isso, mas as qualificações são essenciais para quem quer buscar novas promoções e aumentos de salários.

Fazer o curso técnico é um investimento na carreira e no futuro profissional da pessoa.

Em alguns casos, o curso técnico tem mais prioridade que a faculdade. Por exemplo: Em concursos públicos para nível técnico, apenas quem tem o curso técnico pode concorrer à vaga, quem tem faculdade não está elegível para exercer o cargo.

Gostou das nossas dicas leitor? E você, tem planos de fazer o ensino técnico? Conta para a gente!

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo