Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como funciona e onde fazer um mestrado a distância

Como funciona e onde fazer um mestrado a distância

Olá, leitor!

Está pensando em continuar os estudos e fazer um mestrado a distância? Pois saiba que aqui no Brasil existem muitas oportunidades de cursos nesta modalidade e ainda são reconhecidos pelo MEC.

Completar um ensino médio e graduação já não são suficientes para garantir uma boa posição no mercado de trabalho. Hoje o aprendizado de qualidade e um amplo conhecimento sobre determinada área é requisito básico.

Fazer um mestrado é indicado tanto para quem está em ascensão na vida profissional, quanto para quem já possui uma profissão sólida, porém, quer se destacar mais. Confira agora algumas informações importantes de como fazer um mestrado a distância!

Como funciona mestrado a distância aqui no Brasil?

mestrado-online

Podemos dizer que existem 2 tipos de cursos de pós-graduação: Os cursos Lato Sensu e os cursos Stricto Sensu. De maneira geral, os cursos chamados de Lato Sensu possuem menor duração e não precisam de autorização prévia do Ministério da Educação. São mais conhecidos como cursos de especialização como MBA e curso técnico.

Já os tipos de pós-graduações Stricto Sensu necessitam de autorização do MEC e da CAPES para serem acessíveis. Estes sim são cursos conhecidos como mestrado.

Além disso, para que você compreenda melhor, existem 2 tipos de mestrado a distância que você pode cursar:

  • Mestrado Acadêmico: Constitui-se pelo objetivo de educação continuada aos docentes e profissionais da área acadêmica.
  • Mestrado Profissional: Direcionado a profissionais que queiram aumentar seus conhecimentos em uma determinada área e se consolidar no mercado de trabalho.

É possível realizar um mestrado a distância por meio de uma Instituição pública ou privada, desde que esta seja credenciada pela CAPES e aprovada pelo MEC.

O sistema de aprendizado é totalmente adequado para ambiente virtual. No entanto, todos os cursos apresentam a modalidade semipresencial, onde o aluno precisará comparecer em aulas ou reuniões presenciais para a conclusão de avaliações ou trabalhos.

De acordo com a regulamentação do MEC, somente é reconhecido um curso de alta qualidade e conteúdo relevante, aquele que apresenta ao menos 20% do curso em aulas presenciais. Portanto, é interessante verificar quais são os polos oferecidos pelas Instituições no momento da inscrição.

Onde fazer mestrado a distância reconhecido pelo MEC?

Através de cursos oferecidos pela CAPES

A própria CAPES disponibiliza um programa de Educação a Distância que conta com 8 tipos de mestrado profissional, são eles:

PROFMAT

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática faz parte de uma parceria com a UAB e Instituições Públicas credenciadas ao MEC. O público alvo deste tipo de mestrado são professores de redes públicas de educação básica.

MNPEF

O programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física é também voltado para professores de ensino médio e fundamental que lecionam preferencialmente na área de Física. As inscrições para processo seletivo 2018 já estão abertas.

ProfLetras

O Programa de Mestrado Profissional em Letras é oferecido em rede nacional. As Instituições participantes são as de ensino superior públicas no âmbito do sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB).

ProfArtes

O Programa de Mestrado Profissional em Artes é coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e tem como premissa a formação continuada para professores de artes de educação básica pública.

ProfHistória

O Programa de Mestrado Profissional em História é uma modalidade semipresencial e é coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ProfAp

O Programa de Mestrado Profissional em Administração é ofertado nacionalmente na modalidade semipresencial. É coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

ProfÁgua

O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos é coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).

ProfBio

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia é um curso semipresencial coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já foram disponibilizados no site os critérios para alocação de Bolsas de Estudo concedidas pela CAPES.

Cursos de Instituições recomendadas pelo MEC

Além destes mestrados oferecidos pela CAPES, você também pode verificar uma série de Instituições recomendadas pelo MEC. É possível pesquisar por região, facilitando assim encontrar polos mais próximos a sua casa.

Basta acessar este link aqui e você verá uma lista de regiões que contêm Instituições renomadas e que oferecem mestrado a distância com reconhecimento do MEC.

Fazer um mestrado a distância é uma opção válida para quem quer enriquecer suas práticas pedagógicas, porém não possui recursos para se deslocar até uma Universidade. O conteúdo oferecido é idêntico ao presencial, trazendo muito mais flexibilidade e oportunidades para o profissional.

Há grandes oportunidades tanto para mestrado acadêmico quando para o mestrado profissional. E quem optar por realizar um mestrado na modalidade online poderá lecionar em Instituições de cursos superiores e ainda garantir vagas na seleção de Doutorado. Esta modalidade de ensino está crescendo exponencialmente e será tendência nos próximos anos.

Portanto, se você quer levar o seu nível de conhecimento a outro patamar, inscreva-se agora mesmo em alguma das Instituições Recomendadas pelo MEC e mude os caminhos do seu futuro!

Até breve!

comentários (2)

  • robson

    bom dia eu gostei dos cursos oferecidos e quero fazer parte deste conteúdo.e desta instituição de ensino achei muito interessante .

    Responder
    • Ariovania Silva

      Olá, Robson. Tudo bem?
      Ficamos felizes por você ter gostado dos cursos. Para saber mais sobre cada um deles, por favor, acesse o site das instituições que fornecem o conteúdo.

      Navegue pelo site do Canal do Ensino e veja outras dicas de cursos e materiais gratuitos.
      Um forte abraço.

      Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo