Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fica a rotina de estudos nos feriados?

Como fica a rotina de estudos nos feriados?

Olá, leitores!

O maior desejo de todos os estudantes é que os feriados cheguem o quanto antes, para que eles possam descansar, curtir um pouco com os amigos e familiares, mas e aqueles estudantes que estão se preparando para o vestibular, como fica a situação deles?

Assim como qualquer estudante, os vestibulandos também precisam de descanso para parar um pouco, respirar e descansar a mente. Obviamente, eles não precisam parar de estudar, até porque o Enem e os vestibulares estão próximos, mas é preciso organizar uma rotina que dê para descansar e estudar.

É preciso reduzir a carga de estudo com relação ao período letivo. Os feriados tem que ser aproveitados sim, para descansar e diminuir o ritmo, para depois voltar com uma maior disposição.

Como se preparar para o Enem e o vestibular durante os feriados?

Muitos estudantes ainda ficam confusos sobre como desenvolver uma rotina de estudos durante os feriados, por isso, preparamos uma lista com algumas dicas de como se organizar nesse momento tão importante na vida dos estudantes.

1. Desenvolva uma rotina, como na época de estudos: determine a hora certa para acordar, estudar, descansar e, principalmente se alimentar.

2. Mantenha o equilíbrio, não fique o dia inteiro estudando nem se desligue completamente do conteúdo que se está estudando para o vestibular.

3. Não aumente a carga de estudo nos feriados. Reponha suas energias para voltar revigorado no semestre seguinte.

4. Se dedicar a matéria na qual se tem maior dificuldade é uma boa ideia de conteúdo para se estudar, mas não se esqueça de manter o equilíbrio, é preciso revisar o conteúdo das demais disciplinas, para não se esquecer e entrar em desespero durante a prova.

5. Para melhorar seu rendimento durante os estudos alterne o conteúdo estudado de hora em hora, os especialistas afirmam que estudar o mesmo conteúdo por muito tempo não é produtivo.

6. Se for viajar, se concentre na viagem, mas leve livros e apostilas. Aproveite mais o lugar que for visitar, mas reserve algumas horas para, ao menos, revisar o conteúdo já estudado.

7. Uma outra forma de estudar e aproveitar a viagem, é aproveitar o tempo para visitar museus e lugares históricos.

8. Alie diversão e estudo: veja filmes cujo conteúdo se relacione com história, geografia ou literatura – principalmente professores de cursinhos citam diversos filmes com esse perfil em aula, aproveite para assisti-los e aprender um pouco mais. Também dá pra estudar assistindo peças de teatro, exposições de arte, lendo história em quadrinhos e assistindo à televisão.

9. Aproveite os feriados para dormir um pouco mais que na época de aulas, mas oito horas já são suficientes para repor as energias

10. Independente de ser feriado ou não, sempre pratique atividades físicas, pois isso é importante tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

Como está a sua rotina de estudos nos feriados?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo