Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como fazer uma redação para entrevista de emprego

Como fazer uma redação para entrevista de emprego

Olá, leitor!

Você está procurando emprego e é chamado para uma entrevista. Fica muito feliz e procura se preparar antes, pesquisa informações sobre a empresa, pesquisa dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, pesquisa e treina perguntas e respostas para entrevistas de emprego e se considera pronto para conversar com o recrutador. Mas e se o recrutador solicitar que você faça uma redação como parte do processo seletivo, você estará preparado?

Muitos candidatos acham complicado escrever uma redação para entrevista de emprego, porque não conhecem bem a estrutura que uma dissertação precisa ter, não tem prática em escrever textos, não dominam o assunto proposto, não conhecem as técnicas para fazer uma redação e argumentar sobre uma ideia central.

Para te ajudar a escrever uma excelente redação para entrevista de emprego e conquistar sua vaga de trabalho, confira o passo a passo que preparamos para você neste artigo.

Antes de ler todas as dicas para fazer uma boa redação considere esse conselho: para conquistar uma vaga de emprego ou qualquer coisa que almeje em sua vida, não vale apenas ouvir ou ler sobre dicas para obter sucesso, o que trará resultados será sua capacidade de colocar o conhecimento e as informações em prática.

Então, vamos praticar para escrever uma excelente redação para entrevista de emprego?

O que é uma dissertação?

redacao_entrevista

Dissertar de forma bem resumida é expor ideias. Se observar, estamos o tempo todo expondo nossas ideias em conversas do dia a dia.

Uma dissertação é uma forma textual de expor e organizar ideias, de forma objetiva utilizando argumentos, fatos e dados para defender uma ideia central.

Como começar uma redação para entrevista de emprego

Leia os textos propostos do cabeçalho

Leia com atenção e destaque com sua caneta os pontos principais dos textos base. Procure destacar palavras-chave e ideias principais do tema proposto.

Coloque no papel tudo que vier à sua mente sobre o tema proposto

Quando estiver diante do tema da redação para entrevista de emprego, procure colocar no papel livremente suas ideais, sem auto julgamento sobre a estrutura, neste primeiro momento você estará se aquecendo para a dissertação.

Organize suas ideias para elaborar o roteiro da sua redação

Com o conteúdo que você já colocou no papel, você irá organizar suas ideias e ordenar palavras-chave, frases curtas, frases longas, citações, dados estatísticos etc.

Faça o roteiro da sua redação

Neste momento selecione quais frases, palavras-chave e ideias irá utilizar para escrever sua dissertação.

Defina a tese

Depois de selecionar o que irá utilizar para escrever seu texto, pense sobre o tema proposto. Em relação a ideia central do tema, o que você pensa sobre o tema, você é favorável, é contra, você defenderia ou criticaria esse tema baseado em quais argumentos?

Coloque o título da redação

Escreva um titulo relacionado ao tema central da redação, isso irá valorizar o texto e também convidar o leitor para iniciar a leitura.

Escreva a introdução

Há várias formas de criar uma introdução na sua dissertação, porém todas têm o objetivo de conduzir o leitor ao assunto principal do texto. Você pode começar a introdução da redação com:

Uma pergunta sobre o tema: quando fizer uma pergunta ou várias perguntas sobre o tema, procure responder cada uma para expor suas ideias no segundo e terceiro parágrafo do texto, na etapa de desenvolvimento.

Exemplo:É notório que no Brasil o número de desempregados e trabalhadores informais está cada vez maior. Será que esses profissionais estão preparados para enfrentar uma crise financeira pessoal? Será que esses profissionais estão preparados para retornar ao mercado de trabalho?

  • Apresentando o conceito da ideia central do tema: você pode fazer a introdução da redação apresentando um conceito, utilizando a palavra-chave ou ideia central do tema da dissertação.

Exemplo: “A Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio são dispositivos legais que protegem a mulher. Entretanto, estes costumam ser ineficazes, visto que a população não possui esclarecimentos sobre eles. Dessa forma, muitas mulheres são violentadas diariamente e não denunciam por não terem conhecimento sobre as ditas leis, e os agressores por sua vez, persistem provocando violências físicas, psicológicas, morais, por não saberem que podem ser seriamente punidos por suas ações.”

  • Uma citação: Você pode citar uma frase que está no texto base ou uma frase de algum autor conhecido para fazer a introdução do tema da redação.

Exemplo: “Segundo José Saramago, na falsa democracia mundial, o cidadão está à deriva, sem a oportunidade de intervir politicamente e mudar o mundo.”

  • Apresentando um dado estatístico: você pode utilizar essa técnica apresentando um dado estatístico retirado do texto base, de conhecimento próprio e desde conheça a fonte.

Exemplo: Tema da redação para entrevista de emprego: Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela: por que o Brasil não consegue acabar com o Aedes Aegypti?

“O Ministério da Saúde anunciou que o Zika foi responsável pela morte de uma criança no Ceará, e reconheceu a suspeita de que tenha provocado 1.248 casos de microcefalia em bebês. (…)”

Formas para desenvolver uma redação para entrevista de emprego

O desenvolvimento é parte do texto em que se expõem os argumentos para debater a ideia do tema principal. É a partir do 2º ou 3º parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar um ou mais argumentos e dados que se relacionem entre si e com o que você já expôs anteriormente, contextualizando a ideia central.

Você pode desenvolver o tema apresentando os aspectos positivos e negativos relacionados à ideia central. Outra técnica para desenvolver, é expor a causa de um problema em um parágrafo e no seguinte descrever as consequências resultantes da causa.

Como fazer a conclusão de uma redação para entrevista de emprego

A conclusão da redação precisa conter o resumo e síntese do que foi apresentado ao longo do desenvolvimento da dissertação. Geralmente a conclusão é feita com um parágrafo apresentando a solução para o problema que foi debatido no texto.

Retome palavras-chave e afirmações e apresente as soluções para cada argumento, fechando o texto. Tenha bom senso e não apresente nenhuma nova ideia ou argumento. Esta etapa precisa ser objetiva e concluir o texto.

Você pode usar algumas das frases para criar o parágrafo de conclusão da sua redação para entrevista de emprego:

  • “Em virtude dos argumentos apresentados…”
  • “Tendo em vista os fatos apresentados…”
  • “Em virtude dos aspectos apresentados…”

10 Dicas para fazer uma boa redação para entrevista de emprego

  1. Não utilize abreviações;
  2. Não faça uso de gírias;
  3. Não faça uso de termos em inglês;
  4. Não escreva de forma rebuscada utilizando uma linguagem difícil, use uma linguagem formal e simples;
  5. Evite repetições de palavras e frases, evite a redundância. Ao final revise o texto para verificar se o texto não está repetitivo;
  6. Não escreva no gerúndio;
  7. Seja específico e evite frases longas;
  8. Evite metáforas e analogias em textos objetivos, quando for empregar tenha cuidado para não fugir do tema proposto;
  9. Apresente sua opinião sobre o tema de forma objetiva, sem dramaticidade ou radicalidade;
  10. Revise o texto para verificar erros ortográficos, erros gramaticais e também a apresentação de ideias conforme o tema proposto.

Temas mais pedidos de redação para entrevista de emprego

Tema livre

Muitas empresas procuram deixar o tema livre para aliviar a tensão do candidato e também identificar se o mesmo está atualizado. Quando o tema for livre, prefira escrever sobre sua trajetória profissional, sobre algum tema relacionado à sua profissão e área de atuação ou algo sobre a atualidade que você domine bem.

Quem Sou eu?

Este tema é bastante comum em processos de seleção para vagas de emprego, e você pode escrever sobre sua trajetória profissional e apresentar alguns dados sobre sua vida pessoal, expondo alguns objetivos e metas para o futuro.

Vida Profissional

Quando for apresentado esse tema, procure abordar sua trajetória profissional seguindo uma ordem cronológica e apresentando os pontos altos da sua carreira. É importante você abordar habilidades e experiências que estão relacionadas com a vaga que está se candidatando, por isso é importante pesquisar sobre a vaga e a empresa antes de ir para a entrevista.

A empresa

Este tema irá avaliar se o candidato à vaga conhece a empresa. Escreva sobre dados que conheça como, fatos históricos de sua fundação, produtos e serviços, área de atuação, relação com consumidor, valores e política de gestão. É imprescindível que você faça uma pesquisa sobre todos esses aspectos sobre a empresa antes de ir para a entrevista de emprego.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Modelo pronto de redação para entrevista de emprego

Veja a seguir um modelo de estrutura de redação para entrevista de emprego contendo de 20 a 30 linhas:

– Título: centralizado na 1ª linha, deve ser curto e chamativo.

– Introdução: Parágrafo com apresentação do tema principal da redação com 3 a 5 linhas.

– Desenvolvimento: Dois ou três parágrafos, no total com 5 a 8 linhas. Serão utilizados argumentos e fatos para defender uma tese que foi apresentada na introdução (1º parágrafo). Por exemplo, se você trabalhar com dois argumentos, escreva o argumento 1 no 2º parágrafo da redação e o argumento 2 no 3º parágrafo, deixando a conclusão para o 4º parágrafo.

– Conclusão: Um parágrafo com 3 a 5 linhas que retoma o que foi desenvolvido ao longo do texto, e propõe uma solução para o tema debatido. Deve ser objetivo e claro sem acrescentar nenhuma ideia ou argumento novo.

Aqui vai algumas outras dicas do Canal do Ensino:

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe estas dicas com seus amigos!

Procure investir seu tempo para se desenvolver e construir uma carreira de sucesso.

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo