Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como fazer uma redação para entrevista de emprego?

Como fazer uma redação para entrevista de emprego?

Olá, leitor!

Você está procurando emprego e é chamado para uma entrevista. Fica muito feliz e tenta se preparar, pesquisando informações sobre a empresa e dicas sobre como se comportar. Treina perguntas e respostas e se considera pronto para conversar com o recrutador. Mas você estará preparado se ele solicitar que você faça uma redação como parte do processo seletivo?

Muitos candidatos acham complicado escrever uma redação em entrevistas de emprego, porque não conhecem bem a estrutura que uma dissertação precisa ter, não dominam o assunto proposto, não têm prática em escrever textos, não conhecem as técnicas para argumentar sobre uma ideia central.

Para ajudá-lo a escrever uma excelente redação para entrevistas de emprego e conquistar sua vaga no mercado de trabalho, confira o passo a passo que preparamos para você neste artigo.

Antes de ler todas as dicas, considere este conselho: para conseguir algo que deseje, não adianta apenas ouvir ou ler sobre o assunto; o que trará resultados será sua capacidade de colocar o conhecimento e as informações em prática. Vamos lá?

O que é uma dissertação?

Redação: entrevista de emprego

Fonte: Canal do Ensino

Dissertar, de forma bem resumida, é expor ideias. Se observar, estamos o tempo todo expondo nossas ideias em conversas do dia a dia.

A dissertação é uma forma textual de organizar ideias de maneira objetiva, utilizando argumentos, fatos e dados para defendê-las.

Como começar uma redação para entrevista de emprego?

Leia os textos propostos no enunciado

Leia com atenção e sublinhe os pontos principais dos textos preparatórios. Procure destacar palavras-chave e ideias sobre o tema proposto.

Coloque no papel tudo que vier à mente sobre o tema

Procure colocar suas ideias livremente no papel, sem nenhum tipo de julgamento prévio. Neste primeiro momento, você está apenas se aquecendo para a dissertação.

Organize suas ideias

Com o conteúdo que você já colocou no papel, será mais fácil organizar suas ideias e ordenar palavras-chave, frases curtas, frases longas, citações, dados estatísticos etc.

Faça o roteiro da sua redação

Selecione quais frases, palavras-chave e ideias irá utilizar para escrever cada trecho.

Defina a tese

Depois de selecionar o que irá utilizar para escrever seu texto, pense sobre o tema proposto. Qual a sua opinião sobre ele? Você é favorável ou contra? Por quê? Quais são seus argumentos?

Defina o título da redação

Escreva um título relacionado com o tema central da redação; isso irá valorizar o texto e estimular o interesse do leitor.

Escreva a introdução

Há várias formas de iniciar sua dissertação, porém todas têm o objetivo de conduzir o leitor ao assunto principal do texto. Você pode começar a introdução da redação com:

  • Perguntas sobre o tema: quando fizer perguntas sobre o tema, tenha as respostas em mente, pois será necessário inseri-las no 2º e no 3º parágrafo do texto, na etapa de desenvolvimento.

Exemplo:É notório que no Brasil o número de desempregados e trabalhadores informais está cada vez maior. Será que esses profissionais estão preparados para enfrentar uma crise financeira pessoal? Será que esses profissionais estão preparados para retornar ao mercado de trabalho?

  • Apresentando a ideia central do tema: você pode fazer a introdução da redação apresentando um conceito, utilizando a palavra-chave ou a ideia central do tema da dissertação.

Exemplo: “A Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio são dispositivos legais que protegem a mulher. Entretanto, costumam ser ineficazes, visto que a população não possui esclarecimentos sobre eles. Dessa forma, muitas mulheres são violentadas diariamente, mas não denunciam por não terem conhecimento sobre as ditas leis. Os agressores, por sua vez, persistem provocando violências físicas, psicológicas e morais sem saberem que podem ser seriamente punidos por suas ações.”

  • Uma citação: você pode citar uma frase que está nos textos preparatórios ou uma frase de algum autor conhecido para fazer a introdução da redação.

Exemplo: “Segundo José Saramago, na falsa democracia mundial, o cidadão está à deriva, sem a oportunidade de intervir politicamente e mudar o mundo.”

  • Apresentando um dado estatístico: você pode citar dados que estejam no enunciado ou que sejam do seu conhecimento, desde que saiba a fonte.

Exemplo: Tema da redação para entrevista de emprego: Por que o Brasil não consegue acabar com o Aedes aegypti (transmissor da dengue, da febre amarela, da febre zika e da chikungunya)?

“O Ministério da Saúde anunciou que o zika vírus foi responsável pela morte de uma criança no Ceará e reconheceu a suspeita de que tenha provocado 1.248 casos de microcefalia em bebês. (…)”

Formas de desenvolver uma redação para entrevista de emprego

O desenvolvimento é a parte do texto em que são expostos os argumentos sobre a principal ideia do tema. É a partir do 2º ou do 3º parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos e dados. Você pode desenvolver o tema mostrando seus aspectos positivos e negativos. Outra técnica é expor a causa de um problema em um parágrafo e suas consequências no trecho seguinte.

Como fazer a conclusão de uma redação para entrevista de emprego

A conclusão da redação precisa conter o resumo do que foi apresentado ao longo do desenvolvimento. Geralmente, a conclusão pode trazer uma solução para o problema debatido no texto.

Não apresente nenhum novo argumento, apenas retome o que foi dito. Esta etapa precisa ser clara e concisa. Você pode usar algumas das frases abaixo para criar o parágrafo de conclusão da sua redação:

  • “Em virtude dos argumentos apresentados…”
  • “Tendo em vista os fatos apresentados…”
  • “Em virtude dos aspectos apresentados…”

10 dicas para fazer uma boa redação para entrevista de emprego

  1. Não utilize abreviações;
  2. Não faça uso de gírias;
  3. Não faça uso de termos em inglês;
  4. Não escreva de forma rebuscada ou difícil, use uma linguagem formal e simples;
  5. Evite repetições de palavras e frases, evite a redundância;
  6. Não escreva no gerúndio;
  7. Seja específico e evite frases longas;
  8. Evite metáforas e analogias em textos objetivos; se for usar, tenha cuidado para não fugir do tema proposto;
  9. Apresente sua opinião sobre o tema de forma objetiva, sem radicalidade;
  10. Revise o texto para verificar erros ortográficos, gramaticais e também a apresentação de ideias conforme o tema proposto.

Temas mais pedidos em redações para entrevistas de emprego

Tema livre

Muitas empresas procuram deixar o tema livre, como forma de verificar se o candidato está atualizado. Quando for assim, prefira escrever sobre sua trajetória profissional, sobre algum tema relacionado à sua profissão/área de atuação ou sobre um assunto atual que você conheça bem.

Quem sou eu?

O tema é bastante comum em processos seletivos. Você pode escrever sobre sua trajetória profissional e apresentar alguns dados sobre sua vida pessoal, expondo objetivos e metas para o futuro.

Vida profissional

Procure abordar sua trajetória profissional seguindo uma ordem cronológica e apresentando os pontos altos da sua carreira. É importante abordar habilidades e experiências relacionadas à vaga para a qual está se candidatando. Por isso, pesquise sobre a vaga e a empresa antes de ir para a entrevista.

A empresa

Esse tipo de tema irá avaliar se o candidato conhece a empresa. Escreva sobre fatos históricos de sua fundação, produtos e serviços, área de atuação, relação com consumidor, valores e política de gestão. É imprescindível que você faça uma pesquisa sobre todos esses aspectos antes de ir para a entrevista.

Modelo pronto de redação para entrevista de emprego

Veja a seguir um modelo de estrutura de redação para entrevista de emprego contendo de 20 a 30 linhas:

– Título: centralizado na 1ª linha, deve ser curto e chamativo.

– Introdução: parágrafo de 3 a 5 linhas com apresentação do tema principal.

– Desenvolvimento: 2 ou 3 parágrafos, de 5 a 8 linhas cada. Serão utilizados argumentos e fatos para defender a tese que foi apresentada na introdução (1º parágrafo). Por exemplo, se você trabalhar com 2 argumentos, escreva o argumento 1 no 2º parágrafo da redação e o argumento 2 no 3º parágrafo, deixando a conclusão para o 4º.

– Conclusão: um parágrafo de 3 a 5 linhas retomando o que foi desenvolvido ao longo do texto e, em alguns casos, propondo uma solução para o tema debatido. Deve ser objetiva e clara, sem acrescentar nenhuma ideia novo.

Veja algumas outras dicas do Canal do Ensino:

Esse conteúdo sobre como fazer uma redação para entrevista de emprego foi útil para você? Compartilhe com os amigos! Procure investir seu tempo para se desenvolver e construir uma carreira de sucesso.

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo