Como fazer uma redação dissertativa: passo a passo
Olá, leitor!
Escrever uma boa redação dissertativa muitas vezes parece ser uma tarefa impossível para muitos estudantes.
Alguns se sentem estressados quando precisam de uma boa nota na redação para serem aprovados no Vestibular, gabaritar no ENEM e poder concorrer a uma bolsa de estudos. Isso só dificulta e bloqueia suas ideias para escrever um bom texto argumentativo.
Por isso, para realizar essa tarefa, é necessário dividir a estrutura do texto em partes simples de serem escritas. Seguir um passo a passo, por exemplo, é a maneira mais fácil para fazer uma redação, seja para o vestibular ou concurso público.
Confira como fazer uma redação passo a passo sem se estressar!
Como escrever uma redação passo a passo
Existem pelo menos 3 partes principais que formam uma boa redação dissertativa que podem ser dividas em etapas para você criar o texto argumentativo.
Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para fazer essa organização e ficar dentro dos critérios estabelecidos pelas bancas examinadoras dos principais vestibulares e concursos você precisa ter em mente os seguintes aspectos abaixo:
- Introdução – Deve conter um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. Você só deve colocar nela o básico, apresentando o que vai argumentar na redação.
- Desenvolvimento – Pode conter de 3 parágrafos. É nele que você vai argumentar, analisar e discutir o tema da redação.
- Conclusão – É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento dos seus argumentos.
Tenha essa estrutura básica da redação dissertativa em mente e com apenas 5 parágrafos você conseguirá fazer um ótimo texto! Você não precisa mostrar uma ideia revolucionária, mas precisa estar dentro dos critérios da banca examinadora que irá corrigir a redação.
Agora que já sabe como é a estrutura de uma boa redação, está na hora do próximo passo, construí-la. Veja a seguir como escrever a melhor redação dissertativa!
Passo 1- Analise do tema
Você pode ter que fazer a redação numa prova como Vestibular, ENEM ou Concurso Publico e o tema é atribuído no exame. E se o tema for livre você pode escrever sobre o assunto de sua escolha.
O mais comum para exames e testes é apresentar um tema, o que leva o estudante a escrever sobre o assunto e será avaliado também se os argumentos do texto estão coerentes e não fogem do proposto.
É esperado que pelo menos você tenha uma visão geral do assunto, por isso não se preocupe se você não é um especialista sobre os tópicos. Você poderá irá utilizar os textos de referencias apresentados na prova para escrever seu texto, se necessário.
Primeiro e mais importante, leia os textos base que são apresentados para fazer uma analise prévia do tema!
Já se o tema da redação for livre talvez você fique preocupado sobre o poderá escrever, por isso sempre assunto que seja interessante ou relevante para você e que você já treinou fazendo redações anteriores.
Passo 2 – Faça um esboço de mapa mental
Para escrever uma ótima redação organize seus pensamentos no papel. Separe uma folha de rascunho e faça um esboço de um mapa mental.
É neste momento que você irá colocar no papel suas primeiras ideias e visualizar como um todo se há conexões para construir seus argumentos.
Essa estrutura serve como base para fazer toda sua redação. Use um esboço ou um diagrama de mapa mental para anotar suas ideias e organizar as informações dos textos de referencias.
Para criar um mapa mental simplificado para escrever a redação, siga os passos:
- Escreva o título da redação ou tema proposto no meio da folha de rascunho.
- Desenhe 5 linhas que se ramificam a partir deste tópico central, cada linha representa um parágrafo que compõe a estrutura da introdução, desenvolvimento e conclusão do texto dissertativo.
- Cada uma das 5 linhas vão organizar pensamentos ou ideias relacionados ao assunto. Use palavras – chave para escrever essas ideias para cada linha, organize dados dos textos de referencias, citações, exemplos etc.
- De cada uma das 5 linhas ou ramos principais outras linhas podem ser inseridas como sub-tópicos com outras palavras-chaves.
- De cada argumento ou ideia que anotou sobre o tema escreva afirmações com frases curtas umas contra as outras, anotando prós e contras para cada argumento ou até dados fornecidos na prova ou fonte de consulta que sustentem cada ponto de vista.
Não se preocupe pensando que fazer um esboço você estará perdendo tempo, pois para fazer isso você não vai demorar tanto, além disso, vai ajudar a escrever mais rápido sua redação.
Outra vantagem desse método é que permitirá que você veja as conexões e ajudará a escrever uma redação mais organizada sem fugir do tema.
Use o esboço também para construir o título da redação, anote o título na primeira linha da folha de respostas seguindo as orientações do cabeçalho da prova de redação.
Releia o esboço do mapa mental sempre que sentir que está fugindo do tema e também para preencher as lacunas do texto logo após terminar a redação e perceber que ainda falta algo.
Passo 3 – Introdução: como começar um texto dissertativo
Agora que você refletiu sobre o tema e organizou suas ideias em categorias no esboço, você irá criar uma introdução do texto, iniciar de fato sua redação.
O objetivo principal da introdução é apresentar sua posição, ou seja, seu principal argumento e ideia central sobre o tema proposto.
O parágrafo da introdução deve ter frases que dizem o seu ponto de vista sobre o tema. É neste momento que a tarefa anterior de fazer um rascunho de mapa mental faz todo o sentido.
Olhe para o diagrama, o que escreveu no centro? Quais são as principais ideias relacionadas ao tema?
Revise o esboço e se pergunte “o que eu penso sobre isso?”. Escreva as palavras-chave e respostas no esboço para ajudar a construir a introdução.
Depois o desenvolvimento do texto dissertativo vai discorrer dependendo das ideias que escrever nesta etapa, lembre-se que tudo que escreve precisa estar correlacionado ao tema proposto e o principal ponto de vista que escolheu argumentar.
O parágrafo da introdução pode ter duas ou três partes. A primeira frase declara ou apresenta a ideia central e a segunda e terceira frase pode expor os seus principais argumentos.
Por exemplo, se você tivesse que escrever sobre “Inclusão social de moradores de rua” ou para qualquer tema de redação dissertativa, liste três pontos ou argumentos que apoiam sua ideia central em ordem de importância (uma frase para cada).
Veja o exemplo a seguir:
A existência de moradores de rua em nossa sociedade é evidente, porém será que é percebida pela maioria das pessoas? Onde quer que você olhe ao redor de nossas cidades, ruas e viadutos, é provável que você “veja” um morador de rua lutando para sobreviver. E as estatísticas provam que a cada ano mais e mais pessoas vão ficar sem um teto, mais de 30 mil correm o risco de se tornarem desabrigados, ou já estão sem moradia. Esta é certamente uma questão de justiça social.
Uma boa introdução deve atrair a atenção de quem irá ler. Como se estivesse convidando o leitor a continuar com atenção no texto, por isso a introdução deve mostrar o foco principal dos seus argumentos.
Para conseguir esse efeito você pode usar informações como, fazer uma pergunta, usar as estatísticas e citações das fontes de consulta como o exemplo anterior que compartilhamos de introdução.
No exemplo de introdução o autor do texto fez uma afirmação seguida de uma pergunta desafiadora e usou 3 frases para apresentar a ideia central da redação e o argumento principal que irá defender “justiça social” ao longo do desenvolvimento do texto.
Seja qual for a estratégia que você escolher, certifique-se de que esteja relacionada ao tema central e também ao seu argumento principal, que será fechado na última parte da redação com a conclusão.
Passo 4- Desenvolvimento: como construir bons argumentos
No momento que estiver escrevendo seu texto, você deve responder algumas perguntas para garantir que está cumprindo com o que cada uma das fases pede.
Reflita sobre o tema da redação e responda perguntas antes de escrever
Para que seu texto resulte a melhor redação os argumentos precisam ser bem desenvolvidos, considere responder perguntas para interpretar o tema e escrever seus argumentos:
- “Como posso provar isso?”
- “Quais as causas disso?”
- “Quais as consequências disso?”
- “Como isso acontece?”
- “De que forma é possível realizar isso?”
- “Quais as soluções para este problema?”
É no desenvolvimento que você vai tratar o assunto, mas lembre-se, você não pode apresentar nenhuma solução para o problema, você fará isso na próxima etapa na conclusão.
Seu texto será avaliado por etapas, por isso se preocupe com cada uma delas, é importante garantir que todas estejam coesas entre si.
Anote as ideias principais que servirão como argumentos
O próximo passo de como fazer uma redação dissertativa para o ENEM ou para qualquer objetivo é conhecer seus argumentos.
Você deve saber antes mesmo de começar um texto, por isso use o mapa mental esboçado anteriormente com as informações sobre o tema proposto.
Continuando com o exemplo do tema “Inclusão social de moradores de rua”, a primeira coisa que deve fazer é anotar alguns fatos e argumentos que conhece sobre o assunto.
Por exemplo, você sabe ou leu nos textos apresentados na prova informações e estatísticas sobre o tema. Neste momento reúna informações, que neste exemplo poderiam ser:
- O número de moradores de rua triplicou em três anos nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
- Cerca de 100 mil pessoas moram nas ruas no Brasil.
- Esse grupo aumenta em ritmo mais acelerado do que o crescimento populacional em São Paulo segundo notícias apresentadas no portal G1.
- Existem diversos motivos para tal crescimento, como desemprego, problemas familiares, dependência química, e imigração,
- Existem ONGs que visam a levar dignidade e possibilidade de empoderamento para moradores de rua.
Coloque as ideias da forma que você pensou no esboço do mapa mental ou grife estas informações nos textos de consulta.
Você deve estar se perguntando, vou fazer isso por quê? O propósito é simples, você está apenas construindo os pilares. O próximo passo vai ser organizar os argumentos que criou a partir das informações que coletou.
Organize os parágrafos do texto argumentativo
Das informações mostradas sobre moradores de rua o principal argumento apresentado na introdução “Esta é certamente uma questão de justiça social” irá ter uma relação direta com o último parágrafo da redação, ou seja, a conclusão.
Isso vale para qualquer tema de redação dissertativa, os argumentos escritos na introdução vão ajudar a criar um bom desenvolvimento.
O que deve fazer agora é começar a escrever e estruturar seu texto de acordo com o que apresentou no 1º parágrafo seguindo as regras da língua portuguesa.
Não se esqueça de prestar atenção na gramática também, esse é o momento de colocar em prática o bom português que você tem.
Para sua redação ter no máximo 5 parágrafos, faça o desenvolvimento construindo três deles. Esses três parágrafos formam os argumentos do tema principal.
Você irá escrever detalhes, como fatos, citações, exemplos e estatísticas concretas, para os três pontos do parágrafo da introdução.
Releia os pontos que você listou no primeiro parágrafo e discuta cada um nos 3 parágrafos do desenvolvimento, para escrever cada parágrafo argumentativo siga esta técnica:
- Primeiro, escreva uma frase que resuma sua ideia principal. Esta é a primeira frase do seu parágrafo.
- Em seguida, escreva seu argumento ou por que você acha que esta ideia é verdadeira.
- Finalmente, apresente uma evidência (fatos, citações, exemplos e estatísticas) para apoiar seu argumento.
Faça esse processo para escrever pelo menos 3 parágrafos da parte de desenvolvimento, por exemplo para o tema de moradores de rua, um dos parágrafos de desenvolvimento poderia ser algo assim:
Os EUA reduziram suas taxas de falta de moradia durante a última década. Mas no Brasil, a falta de moradia está em ascensão; e na região de São Paulo e Rio de Janeiro, o número oficial de moradores de rua triplicou em 3 anos, chegando a 25 mil somente na capital paulistana.
É importante que você forneça evidências (uma citação confiável) quando estiver fazendo uma afirmação ou usando argumentos. O exemplo de parágrafo anterior utilizou fatos que foram noticiados em fontes confiáveis e apresentadas para consulta.
Sempre que possível utilize dados e parafraseie citações para apoiar novos argumentos que você pretende escrever nos demais parágrafos do desenvolvimento, assim sua redação ficará persuasiva.
Passo 5 – Conclusão: como finalizar um texto argumentativo dissertativo
Para escrever uma boa conclusão e fechar bem a redação dissertativa você deve reafirmar a ideia central e conectá-la aos argumentos da parte de desenvolvimento (corpo do texto) em uma frase que explica como cada ponto sustenta seu ponto de vista principal sobre o tema.
A frase final precisa ser coerente com a sua ideia principal de maneira clara e convincente. Para não errar não coloque mais nenhuma informação nova, se não terá que desenvolvê-la e irá criar mais um parágrafo de desenvolvimento. O objetivo deste último parágrafo é fechar a redação, lembre-se disso!
Uma pergunta que pode te orientar é “Que lição pode ser tirada disso?” ou “Há alguma solução para o problema?”.
Não pense em soluções definitivas ou muito elaboradas e nem também muito simplistas para problemas profundos, apenas deixe perspectiva de uma solução coerente baseada no seu ponto de vista sobre o tema.
É a partir dessas respostas que você vai organizar sua conclusão e fechar sua redação com chave de ouro!
Escreva a conclusão resumindo suas ideias gerais e principalmente forneça uma perspectiva final sobre o tema, principalmente se for um problema social como o tema que usamos no exemplo.
Veja a seguir um exemplo de conclusão que foi escrito com frases que retomaram os pontos principais e forneceram reforço do argumento central apresentado no primeiro parágrafo na parte introdutória. Releia o exemplo de introdução e veja que tinha como principal ponto a “justiça social” que é retomado na conclusão e resgata a pergunta “A existência de moradores de rua em nossa sociedade é evidente, porém será que é percebida pela maioria das pessoas?” de outra forma, confira:
Os moradores de rua são numerosos e aparentes para o mundo ver. Mas será mesmo que a população os vê como cidadãos brasileiros, como indivíduos detentores de direitos e como tal precisam urgentemente de apoio da população através ONGs e reconhecimento públicos? A justiça social começa com a postura de cidadãos conscientes da gravidade deste problema nacional e que podem sim começar a agir fazendo doações para organizações não governamentais, mas principalmente se envolvendo mais nos projetos de sua comunidade que gerem emprego e renda para a população vulnerável. É preciso mais do que construções de albergues e propostas como o Atendimento Diário Emergencial para abrir os olhos dos brasileiros à realidade da falta de moradia em nossa sociedade.
Passo 6 – Revisão
Finalmente, revise o que você escreveu. Releia o texto dissertativo e verifique se os argumentos que escreveu fazem sentido.
É importante saber que os avaliadores não enxergam a redação como algo único, eles a dividem em partes, assim como mostramos. Por isso, você também deve fazer uma redação deixando bem claro as divisões: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Certifique-se de que a ordem das frases está ajudando a apresentar com clareza as suas ideias e adicione frases para ajudar a conectar pensamentos ou argumentos. Verifique sua redação procurando por erros de gramática e ortografia.
Revise e depois faça mais uma leitura completa antes de entregar e se necessário corrija novamente. Este hábito é importante para você fazer a melhor redação dissertativa possível.
Passo 7 – Treine escrever redações dissertativas com reportagens
E para conseguir chegar ao momento da prova com segurança é necessário que treine e aprenda a gerenciar o tempo de escrita.
Este na verdade poderia ser até o primeiro passo deste tutorial para você quer realmente aprender a fazer uma redação com um texto bem construído.
Uma boa dica é utilizar temas recorrentes em jornais e revistas para treinar. Fazer simulações de redações dissertativas utilizando manchetes de jornais e revistas irá ajudá-lo a se familiarizar com a estrutura do texto argumentativo, a interpretar dados, gráficos e imagens.
Quando você utiliza uma reportagem não apenas lendo simplesmente, mas grifando, anotando ideias, você aprende a correlacionar os pontos e argumentos e contra-argumentos, isso torna a escrita mais rica e você irá perceber o quanto ficará mais fácil escrever uma redação.
Para gabaritar uma redação é necessário treinar. Se você vai fazer uma prova como o Enem, é preciso fazer várias redações para conseguir um bom resultado. Observando os cuidados simples que passamos aqui você conseguirá uma ótima pontuação.
Por isso, pesquise os possíveis temas de vestibulares dos últimos anos e comece a treinar sua redação dissertativa com todo assunto que encontrar.
Não esqueça que você precisa contar com a correção, pois apenas escrever uma redação não é o bastante. Nossa dica nesse caso é pedir ajuda para alguém que tenha conhecimento sobre língua portuguesa, como seus professores do cursinho ou aquele seu amigo estudante de letras.
Em caso de dúvida sobre redação dissertativa, consulte aqui artigos e tutoriais do Canal do Ensino.
Bons estudos e boa sorte!