Você está aqui:Home » Enem » Como fazer uma redação dissertativa: passo a passo

Como fazer uma redação dissertativa: passo a passo

Olá, leitor!

Todo estudante precisa saber fazer uma boa redação dissertativa, ela é essencial, pois é o tipo de redação pedida no Enem e em outros vestibulares. Se você ainda não aprendeu ou tem dificuldade de elaborar uma boa redação neste estilo, não deixe de conferir nossas dicas.

Antes de começar a escrever, você precisa primeiro entender o que é uma redação dissertativa. Esse estilo de redação é caracterizado pela exposição e defesa de uma determinada ideia. Ela será analisada, debatida e você irá apresentar um ponto de vista como base.

Para elaborar um texto dissertativo, é essencial que o aluno tenha um conhecimento profundo na língua portuguesa. É essencial que haja uma organização de palavras clara e objetiva, vocabulário rico e ortografia correta.

Também é necessário discutir, apresentar argumentos, justificar, explicar e persuadir. E para te ajudar a construir uma redação dissertativa, o CE preparou um passo a passo especial que vai te ajudar muito. Confira!

Passo a passo para criar uma redação dissertativa

fazendo-redacao

Agora que você já sabe o que é uma redação dissertativa e o que ela precisa ter, vamos ao passo a passo de como criar sua redação. Qualquer estudante consegue escrever uma boa redação, não tem segredo, não tem mistério. Se você souber como faz e treinar, pode ter certeza que vai conseguir uma boa nota.

Seu texto precisa ter uma boa estrutura, é importante se preocupar com ela, principalmente quando falamos em redação de Enem. Você não precisa mostrar uma ideia revolucionária, mas precisa estar dentro dos critérios do avaliador.

Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para fazer essa organização e ficar dentro dos critérios estabelecidos você precisa ter em mente os seguintes aspectos:

  • Introdução – Deve conter um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. Você só deve colocar nela o básico, dizendo o que vai falar na redação.
  • Desenvolvimento – Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que você vai argumentar, analisar e discutir o tema da redação.
  • Conclusão – É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.

Agora que já sabe como fica a estrutura de uma boa redação, está na hora do próximo passo, construí-la. Veja a seguir!

Como construir uma boa redação

No momento que estiver escrevendo seu texto, você deve responder algumas perguntas para garantir que está cumprindo com o que cada uma das fases pede. Durante a introdução você deve se perguntar: “o que eu penso sobre isso?” É com essa pergunta que você deve basear sua introdução, pois o desenvolvimento vai discorrer dependendo dela.

Durante o desenvolvimento você vai responder perguntas:

  • “Como posso provar isso?”
  • “Quais as causas disso?”
  • “Quais as consequências disso?”
  • “Como isso acontece?”
  • “De que forma posso realizar isso?”

É no desenvolvimento que você vai tratar o assunto, mas lembre-se, você não pode apresentar nenhuma solução para o problema, você fará isso na próxima etapa.

E por fim a conclusão, e a pergunta que deve te orientar é “Que lição pode ser tirada disso?”. É a partir dessas respostas que você vai organizar sua redação. É importante saber que os avaliadores não enxergam a redação como algo único, eles a dividem em partes, assim como mostramos. Por isso, você também deve fazer uma redação deixando bem claro as divisões: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Seu texto será avaliado por etapas, por isso se preocupe com cada uma delas, é importante garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam.

Anote as ideias principais que servirão como argumentos

O próximo passo de como fazer uma redação dissertativa para o ENEM é conhecer seus argumentos. Você deve saber antes mesmo de começar um texto, por isso use uma folha para escrever algumas informações sobre o tema proposto. Não se preocupe com o tempo, pois para fazer isso você não vai demorar, além disso, vai ajudar a escrever mais rápido sua redação.

Se o tema da redação é “Inclusão social de moradores de rua”, a primeira coisa que deve fazer é anotar alguns fatos e argumentos que conhece sobre o assunto. Por exemplo, você sabe que o número de moradores de rua triplicou em três anos nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Também sabe:

  • Que cerca de 100 mil pessoas moram nas ruas no Brasil,
  • Que esse grupo aumenta em ritmo mais acelerado do que o crescimento populacional em São Paulo,
  • Que existem diversos motivos para tal crescimento, como desemprego, problemas familiares, dependência química, e imigração,
  • Sabe também que existem ONGs que visam a levar dignidade e possibilidade de empoderamento para moradores de rua.

Coloque as ideias da forma que você pensou, não precisa se preocupar com a estrutura do texto, nem com a perfeição das frases.

Você deve estar se perguntando, vou fazer isso por que? O propósito é simples, você está apenas construindo os pilares. O próximo passo vai ser organizar os argumentos que criou.

Organize os parágrafo do texto

Dos argumentos mostrados sobre moradores de rua o último argumento tem uma relação direta com o último parágrafo, ou seja, a conclusão. Os argumentos vão ajudar a criar um bom desenvolvimento. O que deve fazer agora é começar a escrever e estruturar seu texto de acordo com o que pensou e com as regras.

É importante se preocupar neste momento com a estrutura do texto da redação. Depois que os argumentos já estiverem no papel e você compreende o tema, o próximo passo é fazer a redação. Nossa dica para você é construir sua redação por etapas, faça uma boa introdução e use bons argumentos no desenvolvimento.

Não se esqueça de prestar atenção na gramática também, esse é o momento de colocar em prática o bom português que você tem. É claro que antes de entregar você vai ler e corrigir, mas fazer já pensando nas regras de ortografia já vai ajudar. Se você já tem costume de fazer redação isso vai acontecer quase que automático.

Para gabaritar uma redação

A prática vai te ajudar a elaborar cada vez mais boas redações, para gabaritar é necessário treinar. Se você vai fazer uma prova como o Enem, é preciso fazer várias redações para conseguir um bom resultado. Observando os cuidados simples que passamos aqui vai ajudar.

Por isso, pesquise os possíveis temas e comece a treinar sua redação dissertativa com todo assunto que encontrar. Não esqueça que você precisa contar com a correção, pois apenas fazer não é o bastante. Nossa dica nesse caso é contratar alguém que tenha experiência para revisar a redação. Existem vários sites que podem te ajudar com isso, já até falamos sobre esse tema aqui no CE.

Em caso de dúvida sobre redação dissertativa deixe seu comentário que podemos ajudar e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Bons estudos e boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo