Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer uma redação boa com tema livre?

Como fazer uma redação boa com tema livre?

Olá, estudantes!

A redação por si só já é um grande desafio, pois é complicado um aluno precisar fazer redação em uma prova, ou mesmo na escola. Atualmente, a redação que mais coloca medo nos alunos é a do Enem, mas essa você não precisa se preocupar tanto, pois ela tem um tema, o problema é quando o professor pede uma redação com tema livre.

Alguns alunos gostam da redação com tema livre, com ela é possível escrever qualquer coisa, sobre um assunto de que gosta e domina, mas escolher esse tema em pouco tempo é complicado, quando a redação livre é pedida em uma prova deixa muitos alunos desesperados. Os desafios de uma redação com tema livre parecem muito com os desafios encontrados por quem precisa fazer uma redação normal e com um tema já estabelecido.

Fazer uma boa redação não é complicado, você precisa ter atenção em alguns detalhes. Escrever bem é muito importante, você precisa saber as regras de ortografia, pelo menos as mais simples, dessa forma é mais fácil fazer uma boa redação.

Já falamos e mostramos várias dicas aqui sobre como fazer uma boa redação, tem várias dicas interessantes que você pode adotar e abordar em suas redações. Mas o mais importante mesmo é treinar, o melhor preparo para uma boa redação é treino, ninguém escreve bem se não pratica, você precisa praticar muito, corrigir seus textos e até pedir outras pessoas para ler e corrigir.

O treino é muito importante em qualquer situação, ele é necessário para aprender qualquer matéria, não só matemática, química ou física. Por isso treine muito, escreva muito, sobre tudo, não precisa ser apenas sobre temas que podem cair em uma prova, faça vários tipos de redação, narração, crônica, poesia, dissertatação, descritiva, entre outras.

Quais são os desafios ao escolher um tema?

boneco-segurando-um-lapis

Fazer um tema livre é mais complicado do que fazer um tema proposto pelo professor, isso porque o tema proposta não tem erro, você vai pensar sobre ele e escrever, com o tema livre é diferente, afinal é necessário escolher um tema interessante, um tema que vai render uma boa redação e que fará você sair bem na prova, trabalho ou exercício.

Talvez o maior desafio de fazer uma redação com tema livre é encontrar um assunto realmente interessante. Talvez o tema que você escolheu não renda muito e, por causa disso, o texto fica incompleto.

Para te ajudar, se você está precisando encontrar um tema interessante para fazer sua redação, vamos dar algumas dicas de temas mais comuns, dessa forma não tem erro, são assuntos fáceis de dissertar e você vai estar inteirado sobre o assunto, pela simplicidade. Os temas mais comuns e que podem servir de inspiração para você são:

  • Endemias;
  • Jogos olímpicos;
  • Aquecimento global;
  • Desperdício;
  • Limites do humor;
  • Desastres ambientais;
  • Política.

Esses temas são fáceis de escrever, até porque são assunto em muitos lugares e você terá conteúdo para escrever, o interessante do tema livre é que você pode escolher um assunto, mas falar sobre o que quiser. É possível escolher o tema jogos olímpicos e falar sobre o gasto que o governo está tendo com esse evento, mas também pode fazer sobre os atletas que passam anos treinando para participar das olimpíadas.

O tema livre tem muitos desafios, mas também é uma das formas mais prazerosas de escrever, você vai poder falar do que quiser e escrever o que pensa. Você vai poder abordar o tema escolhido da forma que quiser. Nesse caso a dica é escolher abordar o que você realmente sabe.

Enfim, os critérios que deve ter para conseguir escolher o seu tema são:

  • Faça algo simples e com temas comuns;
  • Escolha o assunto que você vai abordar. A melhor opção é. como já falamos, definir a abordagem que já tem domínio;
  • Escreva com clareza, observando as regras de ortografia.

Pode ter certeza que sua redação com tema livre será um sucesso se você fizer tudo o que indicamos. E não esqueça de deixar seu comentário se tiver alguma dúvida, ninguém pode começar a escrever uma redação quando tem dúvida em algum assunto.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo