Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer uma introdução de um trabalho acadêmico

Como fazer uma introdução de um trabalho acadêmico

Olá, estudantes!

Todo aluno que tem que fazer algum trabalho para a escola ou faculdade, se depara com um problema quando senta para escrevê-lo: como começar? Por onde começar?

Para muita gente, depois que se tem a primeira ideia, as coisas fluem. Outras pessoas tem mais dificuldades. Por isso trazemos aqui algumas dicas de como fazer uma introdução de um trabalho acadêmico.

O texto inicial é uma das etapas mais importantes da redação de um trabalho acadêmico. Uma boa introdução deve motivar o leitor a virar a página e se interessar pelo trabalho todo.

Trata-se da chance de deixar claro que o assunto é interessante e de explicar os principais conceitos para compreender o texto. Nesse sentido, ele deve ser o mais claro e convincente possível.

Momento de escrever

É importante lembrar que as partes de um trabalho acadêmico não precisam ser necessariamente realizadas na ordem em que aparecem no texto.

Experimente escrever a introdução quando a discussão e as conclusões já tiverem sido redigidas, ou seja, quando já se tem uma visão do conjunto do trabalho. Você vai ver que é mais fácil conquistar o leitor quando você já sabe exatamente onde quer chegar.

5 dicas para fazer uma introdução

Veja agora uma lista de cinco dicas práticas para quem precisa fazer uma introdução de um trabalho acadêmico.

1- Conquistar o leitor

É fundamental atrair o interesse do leitor, informando que o trabalho se refere a algo interessante. Mas, é importante evitar a promessa de um tema interessante, e realizar a entrega de outro, em particular algo entediante; ou não apresentar motivação para um tema em comparação com o que as outras pessoas escrevem normalmente.

2- Questionamento

A recomendação é informar ao leitor sobre o que realmente é o trabalho acadêmico. Pense sobre isto como um ponto em julgamento, onde é detalhado o “crime”, sendo identificado um “agressor” e a promessa de oferecer um caso persuasivo. O leitor deve ter uma ideia de uma questão de investigação clara, que terá uma resposta razoavelmente satisfatória até o final do trabalho. A questão pode tomar 2 parágrafos, no processo de fazer uma introdução.

3- Antecedentes

É importante identificar os trabalhos prévios feitos sobre o mesmo assunto que você escolheu, que são fundamentais para o entendimento da contribuição que este trabalho fará.

4- Contribuições

Ao fazer uma introdução, recomenda-se descrever aproximadamente 3 contribuições que o trabalho acadêmico fará em relação aos anteriores. Este parágrafo pode ser o mais importante para convencer o leitor a não rejeitar o trabalho. Uma grande diferença entre isto e o parágrafo anterior da “questão” é que as contribuições devem fazer sentido apenas à luz do trabalho anterior.

Ao passo que a questão de pesquisa básica do trabalho deve ser compreensível simplesmente em termos de conhecimento do tema, do parágrafo de atrair o leitor. A sugestão é que “antecedentes” e “contribuições” possam estar interligados. E podem também levar até 3 parágrafos, no foco em fazer uma introdução.

5- Organização

A organização do texto da introdução deve estar alinhada com as outras partes do trabalho acadêmico. Evite escrever um esboço tão genérico que poderia ser aplicado a qualquer trabalho. Ao invés, customize o roteiro para o projeto e possivelmente mencione “marcas”, que são problemas, soluções, resultados, entre outros, que serão vistos no decorrer.

Tente manter o texto da introdução curto, porque a essa altura muitos leitores já estarão ansiosos para chegar ao coração do trabalho.

Resumo para escrever o trabalho acadêmico

  • Ao fazer uma introdução, procure despertar o interesse e incentivar o leitor a continuar a leitura do trabalho acadêmico apresentado.
  • Organização: faça um roteiro com os itens que deverão ser abordados na introdução, sobretudo para pensar com calma na ordem em que as ideias serão apresentadas.
  • Introdução curta: é importante manter o texto de introdução sucinto. Uma introdução longa fará com que as pessoas se desconectem e percam o interesse.
  • Defina o problema: a introdução inteira deve logicamente finalizar para a questão da pesquisa e a instrução da tese ou hipótese. O leitor, pelo final da introdução, deve saber exatamente o que se está tentando alcançar com o trabalho acadêmico.
  • Uma maneira prática de saber se a introdução de um trabalho acadêmico ficou bem redigida é apagar a parte dos objetivos da pesquisa e entregar o texto de introdução para outra pessoa que também seja da área ler. Se ao ler apenas a introdução, a pessoa conseguir acertar qual problema de pesquisa foi estudado, quer dizer que você fez um bom trabalho.

E aí, ajudou? Esperamos que com essas dicas a introdução do seu trabalho acadêmico fique mais fácil e clara para você.

Bom trabalho.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo