Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer uma conclusão de redação, TCC ou trabalho para encantar o avaliador

Como fazer uma conclusão de redação, TCC ou trabalho para encantar o avaliador

Olá, leitor!

Escrever uma redação ou TCC normalmente deixa os estudantes preocupados. Afinal, nem todos acreditam em sua boa escrita. E escrever bem é um arte que nem todos, de fato, dominam.

Além de saber formular bem as frases, compreender o tema, é preciso ter cuidado para o texto não ter erros de português. E nós sabemos que as regras da língua portuguesa são muitas! Então vem a pergunta: como escrever bem para encantar o avaliador? Confira!

Escrever: dom ou treino?

Como_fazer_uma_conclusao_de_redacao_escrever_redacao_dicas_para_escrever_redacao_concluir_texto

Mesmo para quem não gosta, precisamos confessar que escrever é muito importante. É muito chato ler um texto com informações erradas e erros linguísticos. Hoje com tanto conhecimento e ferramentas à disposição dos estudantes, não é desculpa para não aprimorar a sua escrita.

E sabemos que ela é muito importante. Principalmente quando o estudante conclui o ensino médio e quer fazer vestibular, vai precisar escrever uma redação. E dependendo do curso escolhido, para garantir a aprovação, a redação precisa realmente encantar o avaliador.

Depois da aprovação, quando o aluno está caminhando para concluir o curso vem o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no qual os estudantes precisam escrever a respeito de um tema, pesquisar, e depois apresentar.

Para muitos, o simples fato de escrever 40 ou 50 páginas é algo surreal. Só que é preciso ter calma! Escrever bem não é apenas um dom, mas treino! Por isso, neste artigo vamos passar dicas essenciais e básicas que vão te ajudar a escrever um texto, e assim encantar o avaliador.

Escrevendo uma redação

1 – Entenda o tema: é primordial você entender o tema. Afinal, o que o texto está trazendo? Quando você compreende bem o tema, consegue se direcionar para os outros pontos e desenvolver uma boa escrita.

2 – Crie seus argumentos: escreva os seus argumentos, mas cuidado com a sua opinião. A não ser que o texto solicite que a redação deve conter a sua opinião. Quando não solicitada apenas descreva sobre o tema e argumente.

3 – Cautela com os termos linguísticos e os use da forma correta: prefira usar palavras simples, porém empregadas de forma correta. De nada adianta usar palavras difíceis e escritas de forma errada.

Uma boa redação é aquela escrita de forma simples, onde as palavras empregadas estejam corretas, e o tema foi compreendido pelo avaliador. Lembre-se que:

De toda essa estrutura, os avaliadores irão considerar:

  • Se o texto tem ausência ou presença de proposta;
  • Se o texto tem proposta implícita ou explícita;
  • Se a proposta foi feita com ou sem detalhamento para sua execução.

Dicas essenciais para uma boa redação

A seguir vamos passar dicas para que você escreva qualquer texto. Seja uma conclusão de redação ou TCC.

  • Seja objetivo. Escreva de forma clara e direta. Não adianta ficar enrolando, o avaliador vai perceber isso ao ler o texto;
  • Atente com as repetições de palavras ao longo da redação. A dica é usar o dicionário e usar palavras sinônimas. Além disso, o hábito da leitura é importante;
  • Nada de gírias ou marcas de uma conversa oral;
  • Nada de inventar palavras, e muito menos informações. Se você não sabe escrever a forma correta da palavra, não a utilize. Valorize o seu conhecimento;
  • Conjugue os verbos da forma correta. Respeite o uso do plural e o do singular. Por isso, recomenda-se a leitura atenta à redação, e quando for TCC, outra pessoa além de você deve ler;
  • Use a preposição adequada a cada verbo: “assisti ao filme”, “fui ao médico”, “esperei por ela”. As proposições são importantes, decore-as!
  • Pontue corretamente. Leia com atenção o texto;
  • Posicione os pronomes da forma adequada: “dizê-lo”, “o faço”;
  • Fique atento aos sinais de acentuação. Não deixe de rever as regras do Novo Acordo Ortográfico. Neste caso, quanto mais você ler, mais conhecimento terá sobre as regras;
  • Toda vez que precisar dividir as sílabas de uma palavra, observe se fez a separação seguindo as regras gramaticais.

Dicas básicas para escrever um bom texto

  • Não escreva períodos muito longos nem muitos curtos. Atenção às expressões “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”. Elas acabam mostrando dúvidas em seus argumentos;
  • Evite fugir do tema proposto, assim, sua redação pode acabar sendo anulada.
  • Apresente e discuta os fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta;
  • Evite a utilização da primeira pessoa do singular;
  • Lembre-se: o texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
  • Uma boa grafia e limpeza são fundamentais. E não utilize a letra de forma.

Como concluir um texto?

Não adianta começar o texto escrevendo bem e terminar sem argumentos, sem uma conclusão. A introdução é importante, só que a conclusão também. E é aqui que muitos estudantes se distraem. Não concluem bem as suas ideias, deixam falhas e isso ocasiona o desconto de pontos.

Neste sentido, é importante saber como concluir bem um texto. Especialistas em redação afirmam que uma redação precisa ter três P: Propósito, problema e possibilidade!

O que isso quer dizer? Ao escrever seu texto tenha em mente o que vai abordar para trazer ao leitor. Discuta o problema que achar conveniente e ao concluir traga possibilidades.

A conclusão é o fechamento do que você desenvolveu ao longo do conteúdo e o reforço da ideia principal. O leitor deve se perguntar: que ensinamento este texto me trouxe? É na conclusão que você vai destacar a ideia que o leitor não pode esquecer.

Nela você vai resumir a sua solução. Por isso, os professores comentam que é fundamental o texto estar ‘fechado’.

Isso dá mais sentido para quem está lendo. É como se você estivesse lendo um livro e ele não tivesse conclusão. Não mostra os destinos dos personagens. O que acontece? Você fica com dúvida! O mesmo ocorre com o avaliador ao ler seu texto.

Como escrever bem um TCC?

Escrever um TCC não é fácil, mas também não é tão difícil assim. Normalmente é mais preocupação do que a própria dificuldade em si. Na hora de escrever um TCC é importante você escolher um tema que goste. Imagine ficar meses pesquisando, lendo e escrevendo sobre um assunto que não gosta.

Confira outras dicas que vão te ajudar a escrever um TCC de forma mais tranquila:

Atenção às regras da instituição: escrever é importante, mas é preciso ter cuidado com as normas, a famosa ABNT. Veja com a sua instituição quais normas ela utiliza. Então, quando começar a escrever já vai deixando no padrão solicitado. Isso vai poupar seu tempo na hora de realizar a formatação. Alguns professores são muito exigentes tanto com a escrita, quanto com a formatação!

Utilize um Cronograma: para escrever um texto há um tempo. Ele deve ser dividido entre a leitura, pesquisa e escrita.  No TCC isso é fundamental para não acabar perdendo o prazo de entrega e fazer um trabalho sem concluir bem.

Leia muito: quanto mais ler, mais informações terá para trazer a sua escrita, e  mais argumentações.

Então, como fazer uma conclusão de redação? Você leu várias dicas para colocar em prática. Só que não há tanto mistério para fazer uma conclusão.  Uma dica para concluir e chamar a atenção do avaliador é apresentar na conclusão duas soluções! Só que isso depende para qual tipo de redação estiver escrevendo.

Concluindo então, o que você precisa saber é que basicamente para escrever uma boa redação e TCC é preciso:

1 – Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,

3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações do tema proposto;

4 – Elaborar propostas de solução para o problema abordado,

Parece difícil, só que não é impossível. Além de ler, coloque em prática o exercício da escrita de redações. Treine toda a semana a escrita de um tema. É interessante escolher um tema atual e abordar o assunto.

Pode ser que algumas pessoas tenham o dom para escrever bem. Só que isso não é desculpa para você não aprimorar bem a sua escrita. Colocando em prática as dicas essenciais e as básicas não tem erro na hora de escrever o texto.

É importante lembrar que cada pessoa possui um estilo de escrita. Você pode até admirar o estilo de um escritor, mas busque ter o seu próprio estilo para escrever, mesmo que seja simples!

Até logo!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo