Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer uma conclusão de redação e encantar o avaliador

Como fazer uma conclusão de redação e encantar o avaliador

Olá, leitor!

A redação é um grande desafio para quem está se preparando para concursos públicos e vestibulares. Além de elaborar a introdução e o desenvolvimento, o candidato precisa concluir o texto, tarefa que costuma gerar dificuldades. Para saber como superar este problema e se sair bem na avaliação, continue lendo esse artigo!

Não basta concluir, é preciso encantar!

Como concluir redação e encantar o avaliador

Fonte: Reprodução

Para criar uma boa redação, fora escrever bem, você deve dominar o assunto que será tratado e saber como começar e desenvolver a argumentação. Uma dica para fazer isso corretamente é se manter atualizado e treinar muito antes da prova. Mas, para garantir uma boa nota, é fundamental elaborar bem a conclusão.

Antes de começar…

Em concursos públicos, o candidato deve estar atento ao edital , no qual se explica que tipo de redação será cobrado na prova dissertativa. Contudo, independente do gênero textual, na conclusão, você não deve simplesmente escrever as mesmas ideias com outras palavras; você pode retomar os pontos que foram discutidos ao longo do texto, mas de uma forma diferente e inovadora, incluindo0 análises críticas, advertências e sugestões, dependendo do que foi solicitado no enunciado. O que você deve evitar, contudo, é trazer novos argumentos no final da redação, já que a defesa de seu ponto de vista faz parte do desenvolvimento, nunca da conclusão. A conclusão é o fechamento do tema articulado durante o texto e deve conter:

  • principais tópicos relacionados ao tema;
  • pontos a serem ressaltados;
  • resumo da solução para o problema.

Para fazer uma boa redação, e consequentemente uma boa finalização, além de dominar as técnicas da linguagem, é preciso ter um bom embasamento em relação ao conteúdo. Uma técnica bem feita é importante, mas de nada servirá se você não souber do que está falando.

Fazendo a conclusão…

Existem algumas expressões com as quais você pode iniciar sua conclusão. Elas não são infalíveis, mas servem como ponto de partida:

  • Por todos esses aspectos…
  • Dessa forma…
  • Em virtude dos fatos mencionados …
  • Levando em consideração esses pontos…
  • Portanto…
  • Tendo em vista os aspectos observados …
  • Por isso…

Depois, é possível usar termos como: “percebe-se que…”, “é necessário que…”, “entende-se que…”, “é preciso que…”. Você deve sempre iniciar a conclusão da forma que melhor se encaixar com o seu texto.

Revisando a conclusão

Depois de fazer o rascunho da redação, você deve revisar o que escreveu. Assim, você diminui a chance de cometer erros ao passar o texto para a folha oficial. Ao reler a conclusão, fique atento aos seguintes pontos:

Coerência- você só encantará o avaliador com sua conclusão se ela fizer sentido e estiver de acordo com o que foi desenvolvido no texto.

Qualidade–para fazer uma boa finalização, você precisa estar seguro do que escreveu. Uma coisa que pode ajudar é pedir para que outras pessoas avaliem sua redação quando você estiver praticando.

Utilidade –  o encerramento do texto precisa trazer uma solução viável para o problema apresentado.

Intensidade- veja se o leitor consegue refletir sobre o assunto tratado, se sua conclusão foi motivadora e se passa a mensagem certa.

Para atingir a perfeição, nada como treinar observando os conselhos de quem ensina redação. Se estiver fazendo algum curso, tire o maior proveito de seu professor,  memorizando e aplicando suas dicas e sugestões.

Caso esteja estudando sozinho, procure informações sobre os melhores professores de dissertação na internet ou nos livros e assista ou leia suas aulas. Se possível, tente conseguir que eles corrijam seus textos.

Criar uma conclusão não é complicado e você vai conseguir fazer algo muito bom se observar tudo o que falamos aqui e se escrever, ler e analisar muitas redações.

No Canal do Ensino, você encontra muitas outras dicas. Passeie por nosso site e não saia antes de aprender a fazer o texto ideal. Compartilhe com seus amigos e se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo