Você está aqui:Home » Enem » Como fazer uma conclusão de redação e encantar o avaliador

Como fazer uma conclusão de redação e encantar o avaliador

Olá,

Como vai estudante? Está se preparando e fazendo boas redações para sua prova? Não é só o Enem que pede uma redação, muitos outros vestibulares e até mesmo concursos exigem a redação. Por isso é muito importante estudar bastante, ler e praticar. Vamos mostrar aqui como fazer uma conclusão de redação perfeita, quer aprender?

Criar uma boa redação vai muito além de saber escrever corretamente, você precisa dominar o assunto que será tratado. É necessário também saber como começar e desenvolver a redação, muitas vezes apenas saber escrever corretamente e colocar as vírgulas no lugar não é o bastante. Você precisa de mais, é importante fazer uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

Essa última é ainda mais importante, ela que vai fechar tudo o que disse desde o começo, se você finalizar da forma errada, pode perder muito. Por isso não perca tempo e comece a estudar melhor sua conclusão de redação, veja se está fazendo certo, observe se a conclusão condiz com o texto.

Como fazer uma boa conclusão de redação

O legal é que você encontra muitas dicas e fórmulas que tem dado certo e para te ajudar vamos dar algumas dicas para encantar o avaliador com a conclusão de redação. É importante saber que na conclusão você não pode simplesmente repetir o que já falou, você precisa fechar seu texto e não dizer em outras palavras o que já disse.

Para que sua conclusão fique legal você pode retomar a discussão feita, mas de uma forma diferente e inovadora. Também pode fazer uma análise crítica, advertência e sugestões, mas é claro que tudo vai depender do assunto em questão. O que não pode fazer é argumentar um pouco mais na conclusão, esse não é o lugar para isso.

Você precisa entender que é a partir do desenvolvimento da redação que vai acontecer a conclusão. Uma dica ótima para você que não quer errar na conclusão de redação é responder algumas perguntas sobre sua redação no parágrafo final.

  • Que lição pode ser tirada?
  • Como resumir a solução para o problema?
  • O que merece ser destacado?

Se em sua conclusão você encontrar a resposta para essas três perguntas podemos dizer que você fez corretamente e está no caminho certo da conclusão de redação que vai encantar o avaliador.

Antes de fazer a sua redação na prova você deve praticar muito, mas não é apenas fazendo redações. Você também pode ler, leia bastante, sobre diversos assuntos, isso dará uma boa base para dissertar melhor sobre o assunto. Assistir o noticiário também é interessante, você vai acompanhar melhor os assuntos principais e vai poder ter um posicionamento melhor.

Na hora de fazer a conclusão de redação

conclusao-redacao

Muitas pessoas têm dúvida na hora de começar a conclusão, o que falar, como escrever, entre outras coisas. Já falamos que você precisa fazer a conclusão respondendo algumas perguntas, mas como começar? Existem alguns exemplos de frases que você pode iniciar sua conclusão.

É claro que muitas vezes essas frases não vão encaixar com a forma que abordou o assunto. Mas em tese você vai conseguir usar muitas delas, pois é uma conclusão de redação que está fazendo e precisa ser finalizada. Lembre-se que essas frases que vamos mostrar não são infalíveis, não é ela que vai fazer sua redação ser encantadora.

Mesmo assim essas frases vão ajudar a começar uma boa conclusão, use seu conhecimento e a prática para entender qual frase ficaria melhor:

  • Por todos esses aspectos…
  • Dessa forma…
  • Em virtude dos fatos mencionados …
  • Levando-se em consideração esses aspectos …
  • Portanto…
  • Tendo em vista os aspectos observados …

Assim que usar a frase inicial é possível continuar a conclusão usando palavras como: “percebe-se que…”, “é necessário que…”, “entende-se que…”, “é preciso que…” entre outras. Essas são apenas algumas formas de criar uma introdução para a conclusão, mas você deve colocar a frase que mais se encaixa com o que está escrevendo.

Apenas usar o que indicamos aqui e colocar a frase solta no texto não vai dar certo. Você precisa usar da forma certa. O que indicamos para sua conclusão e redação em geral ficar boa é passar um filtro no final. Você vai fazer um rascunho antes de criar a redação oficial, por isso antes de passar a limpo confira se está tudo certo.

Passe o filtro na sua conclusão

Depois de passar o filtro em sua introdução e desenvolvimento está na hora de passar um bom filtro na conclusão. Você já sabe como fazer, mas será que fez corretamente? Para não errar vamos verificar se ela está cumprindo os requisitos de uma boa conclusão.

Sua conclusão deve ser verdadeira - Você só encantará o avaliador com sua conclusão se ela for verdadeira. Confira se não existe nenhuma incoerência ao concluir o seu texto.

É um conclusão boa – Para saber se é boa você precisa ter certeza que se sente bem com o que escreveu. Você se sente feliz com o que criou? Quando estiver praticando pergunte a outras pessoas que nota dariam para sua redação e conclusão. Assim vai ficar mais seguro na hora de saber se é boa ou não.

A conclusão é útil – Será que sua conclusão é realmente útil? Você conseguiu resolver um problema? Veja se o problema passado tem realmente uma solução, você precisa fazer uma  boa oferta no call-to-action.

Sua conclusão deve provocar também emoções, deve levar o leitor a ter uma ação. Por fim veja se o leitor consegue refletir sobre o assunto tratado, se sua conclusão foi motivadora e se passa a mensagem certa. Se passar por todos os filtros e perceber que a redação está boa, parabéns!

Criar uma conclusão de redação não é complicado, você vai conseguir fazer algo muito bom se observar o que falamos aqui. Agora é só praticar, pratique muito e não deixe de ler outras redações também. Vamos deixar uma redação abaixo com uma conclusão que encanta o avaliador, dessa forma você vai conseguir aprender um pouco mais.

Lembre-se que aqui no Canal do Ensino você encontra muitas outras dicas de redação, já falamos diversas vezes sobre esse assunto. Passeie por nosso site e não saia antes de aprender a fazer a redação perfeita. Compartilhe com seus amigos e se tiver alguma dúvida já sabe, só deixar seu comentário que podemos te ajudar.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo