Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer uma boa pesquisa quantitativa e qualitativa

Como fazer uma boa pesquisa quantitativa e qualitativa

Olá, leitores!

Você já ouviu falar da pesquisa qualitativa e quantitativa? Sabe como é essa pesquisa? Esse é um assunto bem interessante e se você já sabe e quer saber como fazer uma boa pesquisa nós vamos mostrar. Mas se você não faz ideia do que seria isso, nós também vamos explicar para você.

O que é essa pesquisa? Muitas pessoas que trabalham na área de pesquisa como os gestores, por exemplo, ainda se confundem com o que seria uma cada uma delas e o objetivo. Esses dois tipos são bem diferentes e distintos e muitas vezes se completam, a principal diferença está na forma de abordagem dos métodos, objetivos e amostra. A pesquisa é como todas as outras, ela é criada para descobrir algo sobre alguma coisa, parece confuso, mas é muito simples na verdade, as pessoas fazem pesquisa para entender melhor sobre algum assunto.

Para que você aprenda a melhor forma de fazer uma boa pesquisa quantitativa e qualitativa vamos dividir esses dois tipos e falar separadamente de cada uma delas.

Pesquisa quantitativa

Esse é o tipo de pesquisa mais comum, principalmente no mercado, ela prioriza os números, podemos dizer assim. O próprio nome já diz, pesquisa quantitativa ou pesquisa de quantidade. Ela observa a frequência e intensidade, se você precisa determinar a quantidade de indivíduos que saem de carro no final de semana a pesquisa que deve fazer é a quantitativa.

É claro que esse exemplo é muito simples, mas a pesquisa quantitativa é muito importante e pode ajudar a tomar decisões mais acertadas em uma empresa, por exemplo. Se a pesquisa mostrou que os consumidores estão comprando e preferindo um determinado tipo de produto que outro, os empresários e administradores podem modificar a forma de venda e a quantidade daquele produto.

Para fazer uma boa pesquisa quantitativa é interessante usar vários meios de coleta de dados, como a entrevista individual e os questionários presenciais, por telefone, online e de autopreenchimento. Você precisa fazer perguntas sempre objetivas, curtas e claras, dessa forma o indivíduo não terá problema em responder. Assim que terminar de fazer sua pesquisa usando os métodos que citamos, é necessário começar a tomar medidas para mudar e melhorar.

Se a pessoa responde a pesquisa e depois observa que nada mudou, os resultados da próxima pesquisa podem não ser tão satisfatórios como você deseja. Para que não exista nenhuma dúvida sobre a pesquisa quantitativa podemos citar uma pesquisa muito comum que provavelmente você já respondeu, a pesquisa de intenção de votos. Esse é um tipo de pesquisa quantitativa muito comum que mostra estimativas e números.

Pesquisa qualitativa

graficos-em-telas

Esse tipo de pesquisa já está relacionada no levantamento de dados, como o nome já diz, é uma pesquisa de qualidade, ela tenta entender e interpretar o que um determinado grupo pensa sobre alguma coisa. O intuito aqui é bem diferente da primeira pesquisa que mostramos, eles não querem números, querem a opinião e as expectativas das pessoas.

É uma pesquisa que explora o que os indivíduos pensam sobre determinado assunto e isso ajuda a tomar decisões sobre um problema que você está passando. Para fazer uma boa pesquisa qualitativa é necessário ter boas perguntas, uma estrutura com mais profundidade para obter a real opinião dos entrevistados, observe também o comportamento das pessoas, faça entrevista por telefone, entre outros.

A pesquisa qualitativa é a melhor forma de aprofundar os conhecimentos em um determinado assunto. Ela é indicada quando existe a necessidade de entender a opinião dos consumidores sobre um novo produto, por exemplo. Mas essa pesquisa pode ser feita de muitas formas, estudantes de comunicação e marketing fazem muitas pesquisas qualitativas, eles querem saber a percepção das pessoas sobre os assuntos que estão abordando.

Agora você já sabe que tipo de pesquisa precisa para fazer seu trabalho de escola ou mesmo para a sua empresa, não é complicado entender o que cada uma significa ou qual a melhor forma de fazer a pesquisa. O mais complicado de uma pesquisa é analisar os resultados e fazer as mudanças necessárias para que a pesquisa seja realmente bem sucedida. Nossa dica para que você consiga visualizar melhor e entender o resultado da pesquisa é fazer gráficos.

Os gráficos de uma pesquisa quantitativa vai envolver muitos números e será mais fácil de visualizar e entender, mas a pesquisa qualitativa também pode ter o resultado em gráficos, como por exemplo, mostrando de forma simples a quantidade de pessoas que aprovaram um produto e desaprovaram, depois o ideal é ler sobre a opinião de cada um na pesquisa, mas o gráfico já vai ajudar bastante.

E falando em ajudar, nós esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas e esse artigo tenha realmente te ajudado. Não deixe de comentar e falar suas percepções.

Até mais!

comentários (1)

  • João Carlos Hütner

    Taíza Torres, sobre a sua publicação: Como fazer uma boa pesquisa quantitativa e qualitativa. Quais foram as suas fontes de pesquisa? Estou fazendo meu TCC e gostaria de ter outras bibliografias além das que já estou utilizando. Agradeço.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo