Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Como fazer uma boa palestra?

Como fazer uma boa palestra?

Olá, leitores!

É muito bom sentir aquele friozinho na barriga por saber que irá ministrar uma palestra. Você estará na frente de muitas pessoas e precisa preparar algo diferente e que chame a atenção para não ficar nada monótono. Mas antes de começar a se preocupar com o público e com o que vai falar, comemore.

Comemore porque você foi reconhecido, porque seu esforço e trabalho resultaram em algo bom e agora pode transmitir para outras pessoas. Fazer uma palestra é o sonho de muitas pessoas, não importa sua área de trabalho, se você dar uma palestra quer dizer que faz o seu trabalho muito bem e que isso foi reconhecido pelas pessoas. Depois de comemorar e se alegrar com essa conquista está na hora de planejar sua palestra.

Como fazer palestra ou melhor, como fazer uma palestra interessante, atrativa e muito informativa? Você precisa fazer algo interessante, ninguém gosta de palestras em que a pessoa só fala. É interessante definir alguns pontos e usar a alternativa mais conhecida por quem faz palestras, o slide.

Dar uma palestra é muitas vezes a mesma coisa de dar aula, principalmente em alguns temas que você está ensinando e não apenas falando sobre você. Para que sua palestra tenha sucesso a dica é seguir alguns passos:

quadro-com-caracteristicas-de-palestrante

1º Passo: Definir o tema e sub-temas – É importante pensar no tema e nas ligações que você vai fazer, pense no que é importante ser falado, se vai falar sobre a água e o estudo que fez sobre a importância dela para o homem, por exemplo, você precisa fazer uma introdução, falar como fez a pesquisa, qual a importância dela, quantos litros o ser humano precisa beber, entre outras. Não fale o tempo todo sobre o tema, abra o nicho.

2º Passo: Defina o tempo – Esse é muito importante, você precisa definir o tempo que vai gastar para fazer a palestra, assim não se estenda demais e as pessoas não ficam cansadas. Geralmente quem convidou vai definir o tempo, mesmo assim faça uma palestra um pouco menor do que ele pediu.

3º Passo: Planeje o que vai falar e faça um slide para te ajudar – Para você não esquecer de nada importante, é legal fazer um slide, ele pode ser dinâmico, diferente e divertido. Claro que tudo vai depender do seu público, mas faça algo que chame atenção das pessoas que estão te escutando.

4º Passo: Ensaie – Se é a primeira vez que vai dar uma palestra é interessante ensaiar um pouco em casa, pode ter certeza que no final não vai sair perfeitamente como ensaiou, mas o ensaio é interessante para os palestrantes de primeira viagem.

Como falar em público

Os professores têm muita facilidade de falar em público, mas muitas pessoas não têm, não adianta muito fazer um belo planejamento se não conseguir executar por vergonha ou por não ter a técnica de oratória. Você pode aprender técnicas simples de oratória antes mesmo de fazer sua palestra.

Existem vários cursos na internet que vão te ajudar nesse sentido, alguns são pagos e outros gratuitos. Você vai aprender como quebrar barreiras entre você e o público e isso aumenta a confiança. Pode aprender também como tornar mais espontâneo e até aprender a respirar e relaxar antes de uma palestra. A oratória é importante e, para ser bem sucedido procure um curso que irá te ajudar muito.

No momento da palestra fique calmo e lembre de tudo o que estudou, saiba que se foi convidado para falar de um assunto, é porque domina. Você precisa estudar, mas já saber o assunto e dominar é o mais importante. Não importa se irá fazer palestra para doutores, advogados, professores, estudantes ou qualquer outro público, se seguir os passos e dicas vai conseguir dar uma boa palestra.

Se tiver alguma dúvida não esqueça de deixar seu comentário e claro, se tem mais alguma dica, compartilhe, é muito importante compartilhar conhecimento.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo