Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Como fazer uma apresentação de slides?

Como fazer uma apresentação de slides?

Olá, leitor!

Em seu significado original, slide é um verbo da língua inglesa que quer dizer “deslizar”. Posteriormente, a palavra foi usada para designar o equipamento que projetava imagens em cinemas, televisões, aulas e palestras. O termo também foi utilizado para definir as transparências inseridas em um retroprojetor.

Hoje, a palavra é associada ao contexto audiovisual, referindo-se a cada imagem de uma apresentação viabilizada por programas digitais, como Microsoft Power Point e Google Apresentações. Atualmente, os slides são cada vez mais usados em aulas e palestras, devido à sua capacidade de síntese e impacto visual.

Nesse artigo, traremos dicas sobre como elaborar uma apresentação de slides, abordando desde a parte textual até a escolha de efeitos visuais. Acompanhe!

Como fazer uma apresentação de slides?

como elaborar uma apresentação de slides

Fonte: Reprodução

Em uma apresentação, a função dos slides não é repetir o que o professor, palestrante ou aluno está falando, mas sim adicionar informações que enriqueçam e reforcem o conteúdo. A mensagem precisa ser transmitida de modo claro e objetivo, com textos e imagens que realcem seu teor. Palavras e ilustrações devem ser escolhidas com cuidado, para serem memorizadas com facilidade pelos espectadores.

7 dicas para criar uma apresentação de slides

1. Deixe os slides por último

Preparar os slides é o último passo da elaboração de uma apresentação. Antes de inserir texto e ilustrações, é preciso selecionar dados relacionados ao tema, hierarquizar as informações, adequá-las ao tempo disponível para a apresentação e pensar nos pontos que serão expostos oralmente pelo palestrante. Só vá até o computador para elaborar os slides quando estes itens estiverem encaminhados.

2. O texto deve ser conciso

Utilizar muito texto na apresentação costuma fragmentar a atenção do público, fazendo com que as pessoas não consigam focar nem no que está sendo dito nem no que está escrito nos slides. Por isso, insira o mínimo de texto possível. Se partes escritas longas forem inevitáveis, procure estruturá-las em tópicos, mostrando-as à medida que a exposição oral evolui.

3. Crie uma identidade visual

Todos os slides trazem informações que compõem uma ideia central, logo, precisa existir semelhança entre cada projeção que for feita na tela. Nesse sentido, é interessante definir uma identidade visual, utilizando tipografias e cores iguais em todos os slides.

4. Seja criterioso com as imagens

Como recursos audiovisuais, apresentações precisam ter imagens. Ao selecionar as fotos e ilustrações que farão parte dos slides, procure aquelas que sejam de fácil compreensão, mas que tragam um significado intenso. As imagens podem tanto ser metafóricas quanto trabalhar com ideias mais concretas, porém em ambos os casos devem ter relações claras com o tema da apresentação.

5. Tome cuidado com os efeitos

Softwares para a elaboração de apresentações geralmente oferecem vários efeitos de animação e transição, trazendo diversas formas de fazer o conteúdo surgir na tela e mudar os slides. Contudo, quando usados em excesso, esses recursos acabam desviando o foco do público. Por isso, escolha os efeitos com cuidado, preferindo os mais discretos ou aqueles que se relacionam com o tema da apresentação.

6. Revise

Revisão é fundamental para o sucesso de qualquer trabalho. Quando você terminar de preparar seus slides, releia todos os textos, corrigindo eventuais erros gramaticais e ortográficos. Também reflita sobre as imagens, verificando se estão de acordo com a abordagem e o tema. Antes de finalizar, não se esqueça de analisar a apresentação como um todo e garantir que sua ideia será transmitida com clareza e objetividade.

7. Treine a relação entre falas e slides

Em uma apresentação, é essencial que a exposição oral esteja em sintonia com a progressão dos slides. Por isso, vale a pena ensaiar algumas vezes, verificar se as ideias trabalhadas são relevantes, aperfeiçoar a adequação ao tempo disponível e a oratória.

Esse treino será ainda mais importante se você tiver receio de falar em público. Ensaiar atento aos slides e ao relógio fará com que você se sinta confiante. Outras dicas que podem ajudá-lo são: manter contato visual com a plateia, pronunciar as palavras sem pressa, tomar cuidado para não desviar do assunto principal e evitar ao máximo ler o que está escrito nos slides.

5 opções gratuitas para montar uma apresentação

Há vários programas e aplicativos gratuitos que podem ser usados para montar uma apresentação. Confira!

1. Google Apresentações

O Google conta com editores online de textos, planilhas e apresentações, que podem ser acessados gratuitamente por todos que possuem cadastro no Gmail. O Google Apresentações tem uma interface bastante parecida com a do programa Microsoft Power Point, pode ser compartilhado e editado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e conta com um recurso de salvamento automático.

2. Canva

O Canva é um site especializado na criação de infográficos, documentos, posts de redes sociais e apresentações. Para montar uma sequência de slides com o Canva, você pode utilizar as ilustrações, imagens e fontes disponíveis no site ou fazer o upload de seus próprios arquivos.  O Canva traz recursos gratuitos e pagos.

3. Prezi

O Prezi é  conhecido por permitir a criação de apresentações dinâmicas, com slides repletos de efeitos e animações.  Com o Prezi, é possível utilizar modelos de slides já prontos, selecionar templates de apresentações compartilhadas ou importar slides de outros programas, como Microsoft Power Point. O Prezi conta com planos gratuitos e pagos.

4. PowToon

O PowToon se destaca pela criação de apresentações em vídeo. O site conta com vários modelos prontos, mas se você preferir, pode criar sua apresentação do zero. O PowToon está em inglês, porém sua interface é intuitiva e de fácil uso. O site possui planos gratuitos e pagos.

5. Genial.ly

O Genially   permite a criação de apresentações dinâmicas e interativas. Com esse site, é possível montar slides com animações, imagens, vídeos e mapas. As apresentações podem ser compartilhadas com outras pessoas e editadas a partir de qualquer dispositivo eletrônico. O Genially está disponível em inglês, espanhol, francês e alemão, além de contar com planos gratuitos e pagos.

Slide é uma palavra que recebeu diversos significados ao longo do tempo, quase todos ligados ao ato de apresentar algo a alguém.

Gostou do nosso artigo sobre como montar uma apresentação?

Boa sorte e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo