Você está aqui:Home » Enem » Como fazer um texto dissertativo argumentativo?

Como fazer um texto dissertativo argumentativo?

Olá, leitor!

A maratona de Vestibulares está chegando! A redação tem um destaque nos principais exames e a nota obtida nesta prova é decisiva para a aprovação dos candidatos.  A redação tem um peso muito importante na pontuação final!

Para se dar bem nos principais vestibulares do país, exige-se que o estudante tenha a competência de redigir um texto dissertativo argumentativo. Este é o tipo textual mais solicitado em provas e concursos. E é também um dos tipos de redação que mais gera dúvidas na hora de sua elaboração.

Para te ajudar elaboramos um guia com o passo a passo para você fazer um texto dissertativo argumentativo. Confira os principais tópicos que irá aprender:

  • Como começar um texto argumentativo? Quais palavras usar para começar uma redação dissertativa argumentativa?
  • Qual a estrutura que devo seguir para fazer um texto dissertativo argumentativo?
  • Como fazer um texto argumentativo sobre racismo, sobre violência e sobre preconceito? Como fazer uma redação argumentativa sobre qualquer tema?

O que é um texto dissertativo argumentativo?

texto-argumentativo

É importante esclarecer a diferença entre uma redação ou texto dissertativo de um texto que se caracteriza dissertativo e argumentativo.

Ambos, dissertação e texto dissertativo argumentativo, têm o objetivo de promover uma reflexão sobre um tema, trazendo principalmente informações sobre determinado assunto.

Já o texto dissertativo argumentativo, além da reflexão sobre um tema, apresenta opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, isto é, utiliza-se da habilidade de persuasão do autor para defender uma tese ou tema central.

Para escrever um bom texto dissertativo argumentativo, é necessário que o autor saiba fazer uma seleção e interpretação de dados, fatos e informações de um tema central e organize suas opiniões em defesa de um ponto de vista.

Veja a seguir como estruturar a dissertação e argumentar em favor de um tema.

Estrutura de um texto dissertativo argumentativo

A estrutura do texto dissertativo argumentativo é a mesma de uma redação dissertativa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Como já explicado, a diferença se dará na condução do tema defendendo um ponto de vista com argumentos baseados em fatos.

Um texto dissertativo argumentativo pode ser escrito na 3ª pessoa do plural ou do singular (texto com linguagem objetiva) ou na 1ª pessoa do singular (linguagem subjetiva). Veja a seguir frases com esses dois tipos de linguagem:

  • Exemplo de frase objetiva: “Sabe-se que o Brasil precisa de mudanças na gestão política.
  • Exemplo de frase subjetiva:Sabemos que o Brasil precisa de mudanças na gestão política.

Observe que a primeira frase apesar de trazer uma opinião do autor dá uma sensação de imparcialidade quando omite o “eu” e o “nós”.

O mais recomendado ao redigir um texto dissertativo argumentativo é escrever na terceira pessoa do singular ou do plural.

O texto dissertativo argumentativo objetivo ajuda na defesa dos argumentos dando a impressão que a opinião não é só do autor, mas é mais abrangente, isso confere mais autoridade na persuasão do leitor. Para escrever um texto objetivo evite expressões em primeira pessoa como “Eu acho que…” ou “Na minha opinião…”.

Já quando se opta por uma linguagem subjetiva, o autor faz uso da 1ª pessoa do singular (eu) e reforça que a opinião é somente dele, ou quando opta pela 1ª pessoa do plural (nós) o autor se inclui na opinião junto com outras pessoas.

É importante escolher uma linguagem, objetiva ou subjetiva, e estruturar a dissertação argumentativa seguindo a mesma do começo ao fim, isso confere harmonia ao texto. Para uma redação de pelo menos 30 linhas recomenda-se 5 parágrafos de 6 linhas, sendo 1 para introdução, 3 para desenvolvimento e 1 para conclusão.

texto-dissertativo-argumentativo

Estratégia para fazer uma ótima redação dissertativa argumentativa

Para garantir coesão e coerência com o tema é importante que você não perca o foco ao estruturar seu texto argumentativo. Para isso, é interessante que você adote uma estratégia eficiente: tenha clareza do problema ou desafio relacionado ao tema central, depois selecione e organize suas causas e, finalmente, proponha uma solução ou possíveis soluções.

Esboce suas ideias numa estrutura com uma flecha e um alvo. O corpo da flecha é o que sustenta o problema, suas causas, motivos, efeitos e consequências. A ponta da flecha aponta para o alvo, seu objetivo, que é a solução que resolverá o problema.

Fazendo alusão a esta estrutura sua redação dissertativa argumentativa terá os seguintes tópicos organizados nos parágrafos:

Introdução: como começar um texto argumentativo

Apresente no primeiro parágrafo qual é o problema ou desafio principal sobre o tema e a sua tese, isto é, sua opinião sobre o assunto abordado. Neste parágrafo você irá contextualizar o tema e é recomendado que já apresente sua tese para que ao longo do texto você coloque os argumentos de forma que exponham sua linha de raciocínio.

Para facilitar você pode escrever duas a três frases coesas entre si e que serão retomadas nos parágrafos de desenvolvimento com os argumentos.

Na introdução você pode fazer uma afirmação geral sobre o problema, contextualizar e fazer uma alusão histórica, fazer uma citação, fazer uma comparação, apresentar uma definição e até elencar perguntas.

Se optar por esse último recurso, é importante que apresente as respostas às questões que apresentou na introdução ao longo do desenvolvimento e conclusão.

Exemplo de introdução – redação argumentativa

Veja um exemplo de introdução de uma redação nota 1000 do ENEM 2013, cujo tema era “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, em que a autora (Beatriz Pego Damasceno) fez uma contextualização do problema com afirmações gerais sobre o tema da Lei Seca e uma citação:

“Harmonia Progressista

Segundo Thomas Hobes, é necessário estabelecer um contexto social em que o governo garanta a segurança do povo e iniba um convívio caótico. No entanto, o alcoolismo no Brasil é um dos fatores que impede a harmonia no trânsito e oferece riscos à vida humana. Dessa maneira, a Lei Seca surgiu como um mecanismo que corrige diversos hábitos incoerentes por parte dos motoristas, mas que ainda sofre entraves que dificultam a realização de modificações mais profundas.”

Desenvolvimento: como defender um ponto de vista e argumentar sobre um tema

Para que o leitor compreenda seu ponto de vista (sua tese), é importante que você apresente os fatos e informações para que ele visualize as causas principais e consequências do problema. Organize seus argumentos para que o leitor tenha uma visão dos possíveis motivos e dos efeitos do problema de acordo com sua tese.

É recomendado que você dedique um parágrafo para cada argumento em defesa da sua tese apresentada inicialmente na introdução. Pensando em uma redação com 5 parágrafos, reserve pelo menos 3 para o desenvolvimento das ideias que justifiquem sua tese.

Exemplo de desenvolvimento – redação argumentativa

Utilizando ainda como exemplo a redação de Beatriz Pego Damasceno no Enem de 2013, veja como ela organizou suas ideias, argumentando sobre o tema da Lei Seca com a apresentação de causas e consequências do problema de álcool no transito:

“Uma das consequências imediatas dessa iniciativa do poder público é a diminuição dos perigos relacionados à locomoção diária, uma vez que o número de acidentes tende a ser sensivelmente reduzido. Nesse sentido, por estarem sóbrios, indivíduos tornaram-se mais consistentes, o que dificulta a perda do controle da direção, que é uma das grandes responsáveis por mortes no trânsito. Dessa forma, a população passa a ter seu direito á vida – garantia defendida pela ONU – respeitado diante da vigência de uma regra que incompatibiliza a associação entre álcool e o dirigir.

Apesar disso, a erradicação dos problemas gerados pela embriaguez ainda não foi plenamente alcançada. Isso ocorre, em grande parte, devido a uma resistência de alguns indivíduos que não aceitam as regras estabelecidas. Nesse cenário, o “jeitinho brasileiro” de burlar certas normas, somado à fiscalização muitas vezes precária do poder público, inibe a harmonia social e perpetua uma cultua de impunidade e desrespeito que perpetua a vigência de acidentes.”

Como fazer uma boa conclusão de um texto dissertativo argumentativo?

Reserve o último parágrafo para fazer uma síntese do tema e encerrar com argumentos que confirmem sua tese inicial. Para se dar bem na redação, é recomendado que se faça uma proposta de intervenção sugerindo uma solução para problema debatido ao longo do texto.

Procure organizar suas ideias para concluir seu texto, respondendo questões como:

  • Existe uma solução para o problema?
  • Quais soluções podem reduzir ou eliminar os efeitos e consequências do problema?
  • Como e por que colocar esta solução em prática?

Exemplo de conclusão – redação argumentativa

Veja como ficou a conclusão da redação “Harmonia Progressista” feita pela Beatriz Pego, em que ela propõe algumas soluções ao mesmo tempo em que retoma argumentos e a citação que fez na introdução, fazendo uma síntese do tema e encerrando o debate:

“Pode-se dizer, portanto, que a iniciativa do governo federal produz benefícios incontestáveis, mas que ainda não são plenamente aplicados. Para tanto, é preciso intensificar a divulgação de propagandas midiáticas que demonstram as vantagens da nova lei, além de aumentar a fiscalização das vias públicas por meio da atuação da polícia militar, principalmente em regiões de maior fluxo veicular. Tais medidas, associadas ao incentivo ao uso de táxis com a redução de custos possibilitados por subsídios governamentais são importantes. Afinal, assim será possível, ao menos, garantir a harmonia defendida por Hobbes diante da Ordem e do progresso estampados em nossa bandeira.”

Seguindo esta estrutura você conseguirá fazer uma ótima redação dissertativa argumentativa!

Se você esta se preparando para uma prova de redação para um concurso público ou para o vestibular aproveite estas outras dicas que já compartilhamos aqui no Canal do Ensino:

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo