Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » Como fazer um sumário?

Como fazer um sumário?

Olá, leitor!

Você sabe o que é um sumário? Segundo o Dicionário Online da Língua Portuguesa, sumário pode ser tanto uma síntese, um resumo, quanto a apresentação do conteúdo de uma publicação, parecido com um índice.

Esse gênero textual costuma ser exigido em trabalhos acadêmicos, para indicar e localizar os temas no corpo do texto. Para fazer um sumário, é preciso conhecer algumas particularidades de softwares de edição de texto e das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entidade que fornece diretrizes para a formatação de trabalhos científicos.

Realizar um sumário pode parecer difícil, mas não se preocupe. No artigo de hoje, vamos mostrar como gerar um sumário automaticamente nos softwares de edição de texto. Acompanhe!

Como fazer um sumário?

Como fazer um sumário

Fonte: Reprodução

O sumário ajuda os leitores a terem uma ideia dos tópicos abordados no trabalho acadêmico e a encontrarem com facilidade as partes que lhe interessam.

A ABNT padroniza a produção de sumários por meio da norma 6027/2012. Segundo essa regra, o sumário é o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir depois de capa, folha de rosto, dedicatória e resumo. A palavra “sumário” deve estar escrita em negrito, no topo da página e centralizada. O espaçamento entre linhas precisa ser de 1,5.

O sumário conta com o nome de cada seção do trabalho, ao lado do número da página em que esta se localiza. A fonte usada precisa estar em tamanho 12 e o espaço entre o nome do capítulo e o número deve ser preenchido por pontos. É importante lembrar que o sumário não indica a localização dos itens pré-textuais.

Como configurar o sumário automático?

Se você preferir, é possível verificar a página em que cada capítulo começa e escrever o sumário manualmente. Contudo, os softwares de edição de texto possuem um recurso que possibilita a criação do sumário de modo automático. Assim, há pouca necessidade de realizar ajustes e alterações manuais.

A seguir, traremos tutoriais para configurar o sumário automático no Word, software da Microsoft, e no Google Docs, editor de texto do Google. Veja:

No Microsoft Word

1. Defina os títulos

O primeiro passo para gerar o sumário automático é definir os títulos e subtítulos das seções. Em cada capítulo do seu trabalho, selecione o título principal e configure-o como “Título 1” (opção presente no canto direito do menu “Página Inicial”). Se a seção apresentar subtítulos, selecione-os e marque-os como “Título 2”. Por sua vez, se os subtítulos também forem divididos, defina “Título 3” e “Título 4”, conforme for necessário.

Quando essas marcações forem feitas, a fonte dos textos pode ser alterada. Por isso, antes de considerar essa etapa finalizada, lembre-se de conferir se as fontes e os tamanhos estão de acordo com as regras da ABNT. Para fazer isso, clique em cada opção de título do menu, selecione e busque o comando “modificar”.

2.  Insira o sumário

Depois de ajustar os títulos, vá até a página destinada para o sumário, clique no menu “Referências”, localizado no canto superior do Word, e selecione a opção “Sumário”.  O tipo de sumário a ser escolhido varia de acordo com a versão do programa utilizada, com as especificações da ABNT e de sua instituição de ensino, mas procure sempre as opções que são atualizadas automaticamente.

3. Faça os últimos ajustes

Assim que o sumário for gerado, não se esqueça de conferir se as fontes, os tamanhos, os espaçamentos estão de acordo com as normas da ABNT e se a numeração está correta. Caso você altere as páginas do seu trabalho, não se esqueça de atualizar o sumário. Selecione-o, clique em “Atualizar Sumário” e as mudanças serão feitas automaticamente.

No Google Docs

O procedimento para configurar um sumário automático no Google Docs é bastante parecido com o do Microsoft Word, mudando apenas a localização dos menus.

1. Organize os títulos

O primeiro passo segue a mesma linha do processo realizado no Word e consiste na definição dos títulos e subtítulos dos capítulos. Para fazer isso, selecione um título, clique na opção “Formatar”, no canto superior da página, siga para “Estilos de Parágrafos”, “Título X” e “Aplicar Título X”.

Para ficar mais fácil, você pode configurar os títulos clicando na opção “Texto normal” (também no canto superior da página) e escolhendo as marcações adequadas.

2. Criação do sumário

Feito isso, vá até a página na qual ficará o sumário, clique em “Inserir” e em “Sumário”. Aqui, você pode escolher se prefere um sumário clássico ou um com links, geralmente usado para publicações no meio digital. Se precisar fazer alguma atualização, clique no ícone circular ao lado do sumário; assim, as reconfigurações serão feitas automaticamente. Também não se esqueça de verificar se todas as fontes, tamanhos e espaçamentos estão de acordo com as regras da ABNT.

Para você que chegou até aqui, separamos uma curiosidade: a palavra “sumário”, além de se referir a um tipo de texto, pode ser um adjetivo, usado para caracterizar algo breve, rápido, feito em pouco tempo.

Você já conhecia esse procedimento para configurar um sumário automaticamente nos editores de texto? E esse outro significado da palavra? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo