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Como fazer um resumo profissional e encantar o recrutador

Olá, leitor!

Se você ainda não chegou na fase de enfrentar o mercado de trabalho, nunca teve que lidar com certos termos importantes, como resumo profissional. Mas saiba que quando o momento chegar você deverá dominar o conhecimento acerca desse resumo.

Diferentes perfis de profissionais em busca de espaço no mercado, acabam com problemas na criação desse importante instrumento. Seja por não saberem posicionar as informações ou o que escrever para impressionar o entrevistador, enfim, as dificuldades são grandes.

No entanto, estamos sempre em busca de apresentar as melhores formas que facilitam seu aprendizado e suas chances de conseguir um emprego. É justamente esse o intuito do conteúdo.

Aprenda de uma vez por todas o que é e como fazer um resumo profissional de excelência. Acompanhe a leitura e veja como esse conhecimento pode te ajudar a encantar o recrutador. Confira!

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Imagem Reprodução

O que é resumo profissional?

Com esse nome bem sugestivo, podemos dizer que o resumo profissional é um apanhado de informações ou uma síntese das qualificações e experiências que o candidato a uma vaga de emprego, por exemplo, possui.

Vamos dizer que você já tenha trabalho na área da informática, vendas e contabilidade. Logo, quando estiver prestes a fazer um currículo profissional, incluiria essas informações, ou seja, das áreas em que atuou anteriormente, no seu resumo.

Esse campo se posiciona no início do currículo, mais especificamente após o preenchimento das informações pessoais e objetivos. O ato de como fazer um bom resumo, está diretamente ligado à forma concisa de expor suas referências passadas e como elas moldaram o profissional que é hoje.

Portanto, é recomendado que o texto inserido no resumo profissional, seja o mais curto possível, mas claro, sem perder a objetividade. Por sua vez, o recrutador pode facilmente identificar seu perfil profissional e considerar a leitura completa do seu currículo.

Agora que conhece o significado e a importância desse breviário, veja o que o recrutador normalmente procura em um profissional para preencher a vaga da empresa!

Conheça 4 habilidades que todo recrutador procura em um profissional

Que o profissional moderno deve ser munido de informações e experiências relevantes, todos sabemos, correto? Mas você sabe quais são as habilidades específicas que um recrutador procura no potencial profissional ao cargo?

Descubra logo a seguir! Além das habilidades, conheça os pontos mais observados pelo recrutador em um currículo, neste outro artigo do Canal.

1 – Nível de comunicação exemplar

A boa comunicação cabe em todo lugar, não é mesmo? Seja em um trabalho no varejo, no chão de fábrica ou mesmo em um escritório de uma empresa multinacional, a excelência na comunicação é procurada nos candidatos.

Sendo assim, é importante ser articulado, se expressar de forma clara e ainda, escrever com objetividade e clareza. Realize a leitura da sua carta de apresentação inúmeras vezes, bem como seu currículo.

Esteja ciente de cada palavra que colocou em seu resumo profissional. Afinal, passar uma boa impressão é o primeiro passo para dar certo. Além disso, aprenda a ser um ouvinte assíduo, essa característica faz parte da comunicação e será exigido de você pelo recrutador.

2 – Efetividade na solução de problemas

Essa é uma habilidade que deve acompanhar todo bom profissional. Ao desenvolver seu currículo profissional, aprenda exatamente o campo de atuação da empresa que pretende se aplicar como candidato.

Hoje em dia, os recrutadores estão aliando às entrevistas e testes de aptidão para determinar a capacidade de solução de adversidades. Em vista disso, entender os problemas da empresa é o mesmo que estar apto para o que lhe for apresentado.

Além de se mostrar efetivo nesse aspecto, você estará muito mais confiante e seguro, pois sabe que possui o que é preciso para resolver qualquer problema. A iniciativa é ainda, uma das melhores qualidades para encantar o recrutador.

3 – Planejamento e organização de um profissional

Quem você acha que ficaria com a vaga: o candidato que apresenta zero planejamento na execução das tarefas, ou seja, que não consegue se organizar ou o candidato que consegue trabalhar baseado em uma agenda, onde possui tudo o que é preciso fazer e atende os prazos e demandas?

Certamente, a vaga irá para o candidato mais preparado, pois a empresa necessita dessa habilidade. Uma maneira apropriada para treinar e evoluir essa característica, é criar e visualizar um planejamento da carreira que pretende seguir.

Mesmo que ainda esteja à procura de emprego, será essencial para se programar e apresentar a organização necessária.

4 – Trabalho em equipe como sobrenome

Além de elaborar o resumo profissional ideal para encantar o recrutador, quer mais uma dica para arrebatar de vez a vaga? Seja muito bom ao trabalhar em equipe. Um dos focos mais importantes das empresas modernas, é desenvolver uma cultura organizacional de excelência.

No entanto, isso funciona apenas se todos os colaboradores estiverem no mesmo plano de atuação. Logo, é apenas por meio do trabalho em equipe que essa cultura pode ser promovida e efetivada.

Quando você se apresenta com um resumo profissional impecável e leva consigo a força de vontade de trabalhar em equipe por um bem maior, certamente seu leque de oportunidades quanto à vaga se abre.

Veja também, como valorizar seu currículo e o que você não deve de forma alguma colocar no currículo!

Como fazer um resumo profissional: 12 dicas para encantar o recrutador

A essa altura você já está mais inteirado sobre certos aspectos fundamentais para buscar seu emprego, não é mesmo?

A partir de agora, você vai saber com exatidão, como fazer um resumo profissional e encantar o recrutador de tal forma, que ele não precise mais procurar em outros currículos, o candidato para a vaga.

Conheça 12 dicas para produzir sua ferramenta de apresentação ideal!

1 – Destaque as questões fundamentais

No momento em que começar a desenvolver o conteúdo do seu resumo, é imprescindível que norteie o texto em 4 itens vitais que não podem ficar de fora, são eles:

  • Área de atuação;
  • Experiências prévias;
  • Porte e importância das empresas em que atuou;
  • Segmentos prévios.

Com esse conhecimento inserido e de acordo com a necessidade à vaga pretendida, direcione o texto e fale mais sobre sua formação. Mas lembre-se: apenas se necessário, pois do contrário o conteúdo fica arrastado e sem sentido.

2 – Facilite a leitura com Bullet Points

Conhece um dos erros cometidos ao criar um currículo e desenvolver o resumo profissional? É colocar as informações todas corridas, ou seja, sem nenhuma pausa ou pontos de importância.

É nesse momento em que utilizar bullet points pode ser um diferencial. Além de melhorar visualmente o conteúdo do resumo profissional, você ganha a habilidade de apontar questões relevantes e importantes para elaborar seu perfil profissional.

O recrutador certamente agradece pela facilidade na leitura e considera como positiva essa tomada de decisão.

3 – Evidencie apenas informações relevantes

Em hipótese alguma, crie um resumo recheado de informações desnecessárias. Além de não transmitir o que é primordial sobre seu perfil, o recrutador encontra dificuldades para dar continuidade à leitura.

Quanto mais facilitar e for objetivo na execução do conteúdo, maiores são as chances de o recrutador dar atenção a sua história. Você sabia que bastam apenas 6 segundos para que o recrutador perca o interesse e deixe de ler seu currículo?

Como dissemos acima, o posicionamento do resumo profissional fica logo no início do currículo, portanto, é um dos pontos de maior importância e que definirão a continuidade da leitura.

Quanto mais visualmente limpo e descritivo for o espaço da síntese das experiências, maiores as chances de ser contratado.

4 – Sentenças objetivas e breves

Mantenha a escrita em terceira pessoa e evite frases longas, pois isso torna a leitura amarrada, maçante e arrastada. Prefira frase curtas, objetivas e breves. Já imaginou o recrutador que possui 150 currículos profissionais para analisar e avaliar em um dia, como deve ser cansativo, não é mesmo?

Pode apostar, uma das formas de avaliação do recrutador consiste na análise visual do currículo.

5 – Aponte o segmento com experiência

Assim como tempo é dinheiro para as empresas, é para o recrutador. Em outras palavras, quando o profissional avaliador busca por candidatos para um segmento específico, via de regra, os currículos são selecionados com base nessa informação.

Daí surge a necessidade de sempre elencar suas experiências por segmento. Além de mostrar onde você já atuou no mercado, facilita para o recrutador encontrar o candidato ideal por meio do resumo profissional.

6 – Não se esqueça de destacar sua formação

Esse resumo é a oportunidade de você promover suas qualificações. Sendo assim, utilize termos curtos e comuns. Caso coloque as instituições que frequentou, prefira usar suas abreviações ao invés do nome inteiro.

Dinamizar a escrita atrai bons resultados para o processo de leitura rápida e precisa.

7 – Possui habilidades adicionais? Destaque-as!

Criar o resumo profissional não se baseia apenas na descrição do que já fez ou onde trabalhou. É primordial que você se destaque, e qual a melhor forma de fazer isso? Deixar o recrutador conhecer algumas das suas habilidades extras.

Seja o conhecimento acerca de uma ferramenta específica, como o Excel, por exemplo. Você fala mais idiomas além do inglês, que é uma imposição no currículo? Não deixe de acrescentar nada que possa ampliar sua gama de atuação e conhecimento.

8 – Apresente os resultados em experiências anteriores

O que você alcançou no último emprego? Quais resultados você proveu para a empresa em que fazia parte? Você é capaz de transmitir isso em palavras no seu resumo profissional?

Então o faça! Desde que pertinente à vaga atual pretendida. Tudo de forma natural e adequada ao contexto do resumo.

9 – Palavras-chave podem agilizar e facilitar a leitura

Além de utilizar alguns dos passos anteriores, onde é recomendado tornar a leitura mais corrida e simplificada, é notável incluir palavras-chave. Isso economizará tempo do profissional que está avaliando seu currículo e oferece maiores chances da continuação da leitura.

Consequentemente a possibilidade de ir além no processo seletivo aumenta consideravelmente.

10 – Utilize a técnica de Brainstorming

Você conhece essa técnica? Ela é muito utilizada em ambientes corporativos que necessitam da criatividade nos processos desempenhados. Um bom exemplo, são as agências de publicidades.

Essa técnica consiste em colocar no papel tudo que vem a mente. Em seguida, é feita uma análise e selecionado aquilo de mais importante para a tarefa, que no caso é a construção do resumo profissional.

A estrutura de um resumo, seja ele em texto corrido ou descrito em tópicos, é baseada em no máximo 300 palavras. Não é recomendado ultrapassar esse limite, pois caracteriza-se como informação desnecessária.

Agora que você possui a seleção ideal do que colocar no resumo, é hora de entender sua estrutura de montagem que é deve ser estipulada com base em 4 pontos:

  • Qual é a sua profissão atual;
  • Quais empresas já trabalhou;
  • Quais as principais tarefas que desempenhava;
  • O que pode proporcionar em termos de ganhos para a futura contratação.

11 – É hora de realizar as adequações

Nesse momento você já definiu tudo que deve ir no resumo profissional e afirma: “Já posso montar meu currículo profissional!”. Tenha calma, pois você ainda precisa realizar a formatação do texto e adequar o conteúdo à linguagem certa.

Se atenha a termos simplificados que facilitem e promovam a leitura completa do seu currículo.

12 – Nunca deixe a revisão de fora!

Deixar de fazer a revisão do conteúdo do seu resumo profissional e do currículo, é um erro crucial que pode definir sua contratação. Você quer correr o risco de entregar um currículo à vaga profissional, com erros crassos de português?

Saiba que fazer isso, é o mesmo que aparecer no dia da entrevista e dizer para o recrutador não contratar você. Desse modo, a revisão permite filtrar todo o conteúdo em busca de erros de português, irregularidades verbais, dentre tantos outros problemas.

Caso tenha dificuldades, peça para alguém capacitado te ajudar, pois alguém qualificado sempre pode agregar mais!

Para te ajudar nessa aventura que é o mercado de trabalho, separamos 3 conteúdos que aliados ao resumo profissional adequado e de qualidade, certamente vai encantar o recrutador, confira!

Como sempre, esperamos ter mostrado a melhor forma para que alcance seus objetivos. Absorva essas dicas de como fazer um resumo profissional e ofereça aos recrutadores, um currículo profissional que seja difícil de ser ignorado.

Se ficou dúvidas, não deixe de expor nos comentários. Afinal de contas, estamos aqui para te ajudar a crescer!

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Até logo!

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