Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como fazer um resumo profissional?

Como fazer um resumo profissional?

Olá, leitor!

Você já tentou fazer um resumo profissional?

Quando estamos a preparar nosso currículo é muito comum que levemos algum tempo pensando em como fazer um resumo profissional. Em plataformas online, esse recurso, por vezes pode ser automatizado, mas será que esse é o melhor caminho?

A verdade é que qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho, não importando o seu nível de escolaridade, pode planejar um excelente resumo de trabalho. Com algumas observações básicas sobre funções e atividades exercidas, é possível destacar o seu currículo e conquistar uma vaga de trabalho.

E é exatamente sobre isso que vamos abordar hoje: resumos profissionais. Acompanhe!

Atenção às recomendações básicas para um bom resumo profissional

como-fazer-um-resumo-profissional_Prancheta 1

Estamos vivendo um momento em que o quadro empregatício está se tornando muito inconstante, pois o país atravessa um período delicado que dita a economia, o governo e a administração pública.

Muitas pessoas estão perdendo seus empregos e, consequentemente, a cada dia que passa, as filas para achar um tão necessário posto de trabalho, crescem em proporções que, para alguns já são consideradas, descontroladas.

As agências públicas e privadas passam agora por um momento de mudanças e precisam se adaptarem a situação presente, em que os brasileiros vivenciam agora.

Podemos notar em nosso cotidiano, de acordo com informações, que algum ponto comercial muito importante fechou ou que alguns escritórios médicos, de engenharia, arquitetura ou qualquer outro ramo estão fechando as portas e demitindo pessoas.

Estas informações chegam de maneira alarmante e nos faz pensar que não existem vagas de empregos em nenhum lugar. Mas, isso não é verdade.

Nossas recomendações para pensar em um bom resumo profissional

Essas são algumas das nossas dicas mais certeiras para você não errar, nem no seu resumo profissional e menos ainda, na sua apresentação em uma entrevista. A entrevista, assim como todo currículo profissional tem como base o resumo.

Ele será o guia de toda a sua atuação nos primeiros momentos de contato com o seu futuro emprego. Acompanhe as recomendações:

  • O resumo profissional pode ser visto como um roteiro;
  • Reflita sobre o cargo que você quer exercer;
  • Selecione suas habilidades que mais tenham a ver com a vaga desejada;
  • Anote ideias que lhe venham na mente;
  • Ordene as ideias no papel;
  • Estude sua entrevista de emprego por meio do resumo profissional.

Para fazer um bom currículo é necessário certa concentração, tópico a tópico. A atenção aos detalhes e adaptação dos currículos para determinadas vagas e empresas pode ser um grande diferencial ao se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho.

O tópico referente ao resumo profissional é um dos mais importante, pois, ali estão as informações mais relevantes para as empresas.

Passo a passo do resumo profissional

Imagine um processo de seleção para um empresa, em oferecimento de determinada vaga. Quantos currículos você acha que seria entregue para ocupar a vaga que você deseja ou trabalha?

Elaborar um currículo não é tarefa fácil. É frequente que nós, quando estamos procurando pela tão sonhada colocação ou recolocação no mercado de trabalho, nos deparamos com as dificuldades na elaboração dos currículos.

Nesses momentos, buscamos na internet o modelo perfeito de currículo, aquele que poderá nos ajudar a conseguir um emprego. No meio de tantos modelos, fica confuso escolher o que melhor se enquadra aos desejos da empresa.

Por isso extraímos dos resumos mais originais e criativos, selecionamos os melhores pontos em comum e elaboramos um passo a passo pra você. Confira:

Brainstorming

Esta técnica é uma atividade chave em muitos projetos, em especial para aqueles criativos e inovadores. O brainstorming é, em essência, a base de ideias de produções.

Para fazer um brainstorming existem algumas técnicas, entre elas: anotar ideias que lhe vem a mente e anotar em um papel, essas anotações devem durar no máximo 30 minutos. A outra técnica consiste em fazer perguntas relacionadas aos seus objetivos e habilidades pessoais. Depois, com as questões frescas na mente, prossiga com no máximo 30 minutos de anotações das ideias que lhe vier a mente.

Por fim, tente encaixar as ideias para resolução das questões propostas.

Esquema de resumo

O esquema é um esboço de redação. Planeje uma redação curta para adequação de no máximo 300 palavras. Para facilitar na coesão e coerência, facilite a ordem dos parágrafos respondendo estas perguntas:

  • Qual a sua profissão?
  • Onde você trabalhou anteriormente?
  • Quando trabalhou? (datas)
  • O que fez enquanto empregado?
  • Por que seria interessante contratá-lo para exercer esta função?

Adequação de informações

Organize as ideias, utilize termos simples, porém em linguagem formal.

Revisão

Revise sua escrita e o uso da linguagem. Faça os ajustes que precisar e pronto!

Para que você faça um resumo realmente atrativo, separamos algumas dicas e técnicas de montagem de currículo. Depois dessa leitura você estará apto a fazer um ótimo trabalho. Preparado?

Planeje – Não saia por ai entregando o mesmo currículo para todas as vagas que encontra pela frente. Cada vaga tem seus critérios e especificidades.

Seja objetivo – Quanto maior objetividade maior será a avaliação a seu respeito.

“Foque no seu talento e não em seu ego”

Valorize-se – Ninguém sabe melhor dos seus talentos do que você mesmo. Aponte suas capacidades pessoais, relembrando seus destaques em antigos empregos ou serviços prestados.

O resumo é de sua carreira, não o confunda com uma biografia. Adjetivos enfatizados e excessos de autoelogios vão te fazer parecer narcisista. Não se coloque como vítima, as empresas estão interessadas em seus talentos e não em seus problemas, seja profissional.

Experiência por ordem cronológica e de relevância. Suponhamos que você procura uma vaga de arquiteto, não é necessário colocar experiências anteriores que não esteja relacionado ao que procura.

Seja você mesmo. Não é indicado montar um personagem no seu currículo, pois será muito difícil você sustentar a expectativa inicial.

Seja modesto e verdadeiro. Essa dica é preciosa.

Agora que você encontrou o passo a passo perfeito para planejar e fazer um excelente resumo profissional, não perca tempo, prove as suas habilidades. E lembre-se, desistir jamais! Aprenda com os erros, são futuros acertos, só não vale estagnar.

Esperamos que o nosso conteúdo possa lhe ser útil de alguma forma.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo