Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer um resumo e ganhar tempo na hora de estudar

Como fazer um resumo e ganhar tempo na hora de estudar

Olá,

Você sabia que é possível economizar tempo e ao mesmo tempo otimizar os estudos com uma simples prática?

A prática que vamos apresentar hoje a maioria da pessoas já conhece, mas nem todos sabem o quão eficiente é. Estamos falando dos resumos. Existem vários tipos de resumos e consequentemente, muitas informações são necessárias para saber como fazer um um resumo contido de informações importante para cada finalidade ao qual este se destina.

Mas, fique tranquilo que não é assim tão difícil, depois dos truques que vamos apresentar nas próximas linhas garantimos que fazer resumos não será mais um problema para você.  Antes de começarmos a versar sobre como fazer um resumo é importante termos em mente o que é um resumo.

De modo geral, o resumo é um texto abreviado, escrito a partir de outro texto. Deve ser coerente e coeso em sua composição. Os pontos mais importantes de um texto devem ser destacados em um resumo. Além disso, é importante fazer uma hierarquia das ideias obtidas no texto principal. A dica geral do resumo é você saber a sua finalidade.

Haja vista que uma leitura é feita para a compreensão de determinados aspectos do texto, o resumo deve ser feito visando isso. Por exemplo: suponhamos que você precise fazer um resumo para estudar para a prova de história, então seria importante destacar: datas, nomes, locais, contexto principal do acontecimento relatado, porque certamente, é o assunto que cairá na prova.

Depois dessa leitura você saberá fazer todos os tipos de resumo, não só aqueles resumos sucintos sobre livros e matérias de estudos, mas também como fazer resumos para pesquisas cientificas.

Conheça os tipos de resumos mais comuns

como-fazer-resumo

Em suma os resumos mais requisitados são aqueles referentes à pesquisa cientifica. Para cada tipo de resumos se tem como critério a atenção para informações importantes que são praticamente obrigatórias.

Resumo Simples

O resumo simples, frequentemente, é aquele que compacta todo o conteúdo de uma pesquisa em um texto de 250 a 500 palavras.  Ele possui expressões-chave e traz informações mais essenciais da pesquisa acadêmica ou cientifica. É muito usado em artigos, monografias, dissertações, teses e outros tipos de trabalhos acadêmicos. Um resumo bem feito pode ser o diferencial para a aprovação e publicação em revistas, periódicos científicos, após congressos e outros e encontros.

É importante que este tipo de resumo seja versado na 3º pessoa e além de trazer informações básicas essenciais, também traga as informações bem ordenadas e correlação entre os termos-chave.

Haja vista que este é um resumo com limitação de palavras, muitas vezes é difícil traduzir o contexto de uma pesquisa em 500 palavras. Uma dica que podemos dar é que reúna os termos mais interessantes e em seguida, elimine as informações com menor nível de importância e partes desnecessárias advérbios, adjetivos, ou coisas referentes a isso. Dessa maneira facilita também a ordenação e correlação das informações.

Sobre a formatação

  • Título: Centralizado
  • Fonte: Arial 10 ou Time News Roman 12
  • Texto: Justificado
  • Espaçamento entrelinhas: 1,5

Resumo expandido

O resumo expandido vai além de um resumo maior que aquele simples. Saiba como fazer esse tipo de resumo, que não é simples mas com dicas básicas pode ser simplificado.

Esse resumo não deve exceder 4 páginas. As informações que devem estar contidas, obrigatoriamente, neles são:

Resumo Simples

Como ensinamos no tópico acima, porém nesse caso não pode exceder 300 palavras. As informações que devem conter nesse resumo são:

  • Tema;
  • Delimitação do tema;
  • Objetivos Gerais e específicos;
  • Problemática;
  • Hipóteses;
  • Metodologia;
  • Considerações Gerais;
  • Conclusão.

Introdução

A introdução não deve exceder 1000 palavras e deve conter informações mais generalizadas sobre o que foi exposto no resumo.

Metodologia

O desenvolvimento não pode exceder 1000 palavras e deve falar especificamente dos métodos utilizados nas pesquisas para chegar em determinados resultados.

Resultados

Os resultados devem ser explicitados em até 200 palavras, assim como as discussões referentes a pesquisa e a conclusão do trabalho.

Agradecimentos

Os agradecimentos não devem exceder 50 palavras.

Palavras-chave

As palavras-chave devem ser no máximo 5 e no mínimo 3, e ser separadas por “;” (ponto e vírgula).

Referências

As referências devem contar ao fim do conteúdo do resumo.

O resumo completo não deve exceder 4 páginas e deve ser feito em parágrafo único.

Resumo Indicativo

Para fazer o resumo indicativo as informações que devem ser levadas em consideração aquela que sintetizam o conteúdo inteiro em termos simples. Em geral, essas informações estão contidas em respostas as seguintes questões:

  • Qual é o tema?
  • Qual é a problemática do relatada no texto?
  • Qual o posicionamento do autor em relação à problemática?

E por fim, é interessante fazer uma explanação sobre os argumentos centrais.

Confira um exemplo:

Os casos de intoxicação exógena são bastante frequentes no Brasil, apesar da subordinação em nossa estatística. Nos Estados Unidos ocorreram mais de dois milhões de casos relacionados a intoxicação no ano de 1997, sendo 59.211 necessitando terapia intensiva. A principal via de exposição foi a do aparelho digestivo (74%). Portanto, é indiscutível a importância do conhecimento da abordagem inicial ao paciente vítima de intoxicação, principalmente relacionado às medidas de descontaminação gastrointestinal. A sistemática do atendimento compreende em estabilizar o quadro clínico do paciente, realização de anamnese detalhada a fim de identificar o agente etiológico, exame físico e laboratoriais e métodos de descontaminação. As medidas de descontaminação gastrointestinal compreenderam no uso de catárticos, lavagem intestinal, lavagem gástrica, xarope de ipeca e carvão ativado, que foram cuidadosamente revisados neste estudo, abordado indicações, contra-indicações, dosagem e complicações, a fim de orientar o médico generalista no atendimento desses pacientes.

Resumo Critico (resenha)

Este é um tipo de resumo muito interessante. É muito comum vê-los em para explicar filmes, concertos, documentários, livros e etc.

Para fazer esse tipo é necessário estar atento as seguintes informações contidas no conteúdo de interesse:

  • Assunto/ tema;
  • Problemática;
  • Posicionamento do autor do conteúdo;
  • Ideias centrais do conteúdo;
  • Argumentos e ideias secundárias;
  • Avaliação das ideias do autor do conteúdo;
  • Análise da qualidade, coerência, originalidade, profundidade, alcance da temática;
  • Comparação do conteúdo com outros conteúdos sobre o mesmo tema.

Resumo Informativo

Para fazer esse resumo não são necessários dados qualitativos e nem quantitativos de uma pesquisa, apenas as informações mais consistentes e substanciais. Este tipo de resumo é basicamente para evidenciar informações.

Esse é um dos resumos mais simples de ser feito porque se trata basicamente da reunião das informações fichadas em livros e textos gerais. Se esse é o tipo de resumo de seu interesse, vá para o último tópico que lá tem os macetes para que você agregue valor a esse tipo de resumo.

Aprenda a garimpar as melhores informações para fazer um resumo rico

Antes de iniciarmos as dicas de como fazer um resumo substancial e rico de informações, é importante ressaltar a maneira pela qual esses tipos de textos abreviados otimizam o aprendizado e poupam o tempo nos estudos.

O resumo tem o poder de manter fixado o que foi capturado de um texto por mais tempo. Segundo pesquisas, cujo os resultados podem ser encontrados nos escritos de Daniel Coyle ( 52 tips for improvising your skills), os resumos são como gatilhos de aprendizagem que determina a absorvição do conhecimento de maneira mais qualitativa, além disso, aumenta a capacidade de memorização e é a maneira mais eficiente de entender sobre um assunto.

Agora que você já sabe como é eficiente os resumos, não só para ter a garantia de ter material de estudos facilitados, para revisar a matéria nos momentos que antecedem a prova, como também para a aprendizagem do conteúdo. A maioria das vezes nem se faz necessário usar os resumos, por só o ato de fazer já é o suficiente para guardar a matéria na memória.

Agora vamos para a prática. Para fazer um conteúdo contido de todas as informações mais relevantes, temos alguns macetes para você.

1º Macete

Para ter certeza que constará as informações mais importante, no ato da leitura sublinhe as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que? (Sobre o tema);
  • Quem? (Participantes da narrativa);
  • Quando? (Datas importantes);
  • Como? (Fatos em destaque);
  • Onde? (Locais de destaque).

Identificando as respostas para essas perguntas, certamente o seu resumo além de rápido, terá as informações mais relevantes sobre o texto.

2º Macete

Eleja de 3 a 5 termos-chave, aqueles temos que sintetizam a ideia geral do conteúdo, em seguida desenvolva explicação para esses termos. Essa dica é excelente para resumos de matérias como: química, física, matemática, biologia e todas que possuem fórmulas. Dessa forma você anota a fórmula e ainda a explicação para a fórmula, entende do porquê do cálculo.

3º Macete

Esse é velho mas continua funcionando como se fosse novo.

No ato da leitura, aqueles trechos do livro que sejam mais interessantes para os seus objetivos de estudos, sublinhe-os e faça anotações referentes no próprio livro. Isso certamente facilitará aquele momento que o professor pedir um resumo. Já estará tudo pronto para passar a limpo.

Agora que você já sabe como fazer resumos de todas as variantes de estilos, é só colocar essa informação em ação e ver a mágica acontecer. Com certeza, com essas dicas que demos hoje você fara seus resumos, sejam eles científicos ou aquele antes da prova, de maneira rápida e inteligente.

Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de curtir, dessa forma teremos um senso avaliativo sobre os nossos conteúdos. Quer outras dicas e macetes? Curta nossa página no Facebook e receba todas as novidades do mundo da Educação.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo