Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como fazer um plano de aula?

Como fazer um plano de aula?

Olá, professores!

Planejar nem sempre é algo fácil. Muitas pessoas encontram grandes dificuldades quando precisam montar seu próprio plano.

O plano de aula deve ser a base na qual o professor irá se apoiar para desenvolver o seu trabalho.

O mesmo deve ser uma previsão dos conteúdos que serão abordados em sala aula com objetivos estabelecidos e os modos que irão levar os mesmos a serem atingidos, como estratégias estabelecidas a se utilizar.

Apresentamos aqui nesta postagem um esqueleto de um planejamento simples, que vai te ajudar a montar seus próprios planos e adaptá-los a qualquer tema trabalhado.

Confira 5 passos básico para criar uma plano de aula

Tema do plano de aula

Definir o tema é o passo fundamental, pois se deve verificar quanto a sua adequação à turma e aos objetivos que senão propostos.

Pesquisa do plano de aula

A pesquisar é fundamental para poder ter maior compreensão sobre o tema escolhido, pois é imprescindível que o professor esteja a vontade com o assunto que será abordado.

Duração do plano de aula

A duração é de extrema importância, pois se controlar o tempo é um desafio já que sem que este passo seja cumprido os objetivos ficaram comprometidos.

Estratégia do plano de aula

A estratégia a ser usada deve estar bem definida e pensada de acordo com o trabalho a ser desenvolvido, além de se analisar as características que estarão envolvidas ao longo do processo.

Avaliação do plano de aula

Por fim realizar ao término do plano de aula uma reflexão sobre todos os campos que foram estabelecidos com o intuito de analisar o modo no qual foram desempenhados os seus objetivos e se suas estratégias foram adequadas.

Contudo, elaborar cada um dos tópicos com coerência pode ser o segredo para o sucesso do plano de aula, já que o professor deve estar disposto a se adequar as diversas situações que podem surgir no momento em que está lecionando.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo