Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como fazer um currículo para o primeiro emprego e se destacar?

Como fazer um currículo para o primeiro emprego e se destacar?

Olá Leitores!

Como fazer um currículo para o primeiro emprego sem nunca ter tido experiência anterior?

Encontrar respostas para esta questão realmente pode parecer um desafio e tanto para os jovens que estão sonhando com uma vaga de estagio, trainee e se preparando para dar o primeiro passo rumo ao competitivo mercado de trabalho.

O que todos os candidatos precisam ter em mente em relação ao currículo é que não é apenas um resumo num pedado de papel ou um arquivo do tipo “curriculo.pdf” pronto para imprimir.

O currículo é uma ferramenta e funciona como uma chave para abrir portas de oportunidades para processos seletivos!

Sua principal função é esta. Por isso a primeira impressão que seu currículo passa ao recrutador pode ser decisiva, ele irá abrir a porta para você passar para a etapa de entrevista ou não.

Sendo assim, você precisa criar um currículo que seja impossível de ser ignorado, para ter ao menos a chance de mostrar suas competências e conhecimentos na entrevista.

Preparamos este guia completo que irá te ajudar na resolução da dúvida de como fazer um currículo para o primeiro emprego, com dicas sobre a hierarquia das informações e o que realmente é necessário inserir no currículo.

Muitos candidatos ao primeiro emprego pensam que precisam ter muitas informações e acabam cometendo erros com excesso de dados. Há certas informações e tópicos que precisam ser banidos do seu currículo, caso você queira ser escolhido para o cargo.

Após a leitura detalhada desse guia você terá clareza do passo a passo para formatar um excelente currículo. Confira!

Como fazer um currículo para o primeiro emprego – passo a passo

Como fazer um currículo para o primeiro emprego e se destacar?

Imagem de Reprodução

Siga cada passo nesta ordem para aprender como preencher cada tópico do currículo corretamente, formate cada item com uma fonte mais tradicional(por exemplo, Arial, Verdana ou  Times New Roman), tamanhos 11 a 14 são suficientes para deixar o visual agradável. Preste atenção as dicas e o que não é necessário colocar em seu currículo. Vamos lá?

1º Passo: Cabeçalho e Dados Pessoais

Não precisa escrever o título “Curriculum Vitae” ou “Currículo” centralizado.  Comece com o seu nome e digite seus dados de contato abaixo. A primeira informação que precisa ser destacada é o seu nome.

Coloque-o no cabeçalho, centralizado ou alinhado à esquerda, escolha uma fonte discreta sem detalhes e para destacar formate em negrito e com tamanho maior que o restante do conteúdo, mas não exagere! Não abrevie seu nome, escreva por completo.

Feito isso, agora informe seus dados para contato. Digite:

  • Seu endereço de e-mail. É importante ressaltar aqui que seu e-mail precisa ser bem discreto e profissional. Nada de colocar endereços de e-mails engraçados ou com apelidos informais, isso pode causar má impressão e desvalorizar o seu currículo. Se for o caso, crie outro e-mail exclusivo.
  • Número de telefone com DDD. Coloque um telefone que você esteja sempre disponível para atendê-lo. Se for colocar um telefone para recados, digite o numero e entre parênteses coloque o nome de quem irá atender, algo como “recados com Fulana”;
  • Endereço residencial com bairro, cidade e estado. Muitos candidatos ao primeiro emprego têm duvida se devem ou não informar dados do seu endereço completo. É recomendado que  inclua seu endereço, para que o recrutador saiba a que distância você está do local de trabalho. Porém por questões de segurança não informe o CEP completo, rua e numero de sua residência. Não há necessidade de disponibilizar todas estas informações, apenas o bairro, cidade e estado.

Essa é a etapa do currículo mais fácil, mas acredite, muitos candidatos erram colocando dados de contato errado. Por isso, siga estas recomendações para formatar o cabeçalho. Você quer que o recrutador possa contatá-lo, para que ele possa convidá-lo para uma entrevista ou dizer “você está contratado!”.

2° Passo – Objetivo Profissional

É um tópico para descrever o que o candidato realmente quer e qual posição ele pode contribuir para a empresa.

Se você deseja participar de um processo seletivo para estagio ou trainee, descreva isso neste tópico.

Caso tenha visto o anuncio de uma vaga na empresa em que sonha trabalhar e quer participar do processo seletivo, escreva neste campo da mesma forma que está na descrito no anuncio.

Se a empresa não está disponibilizando vagas no momento, é importante preencher o seu objetivo de carreira, deixando claro para qual função ou área você tem interesse de atuar. Exemplo: “Graduado em administração de empresas em busca de experiência de trabalho no setor de contabilidade”.

Há varias formas de escrever o tópico “objetivo profissional”. Para o primeiro emprego é interessante utilizar o modelo de “perfil profissional” destacando suas habilidades e pontos fortes.

Veja a seguir como fazer isso para fazer seu currículo para primeiro emprego ser um sucesso.

3º Passo – Perfil Profissional ou resumo de Qualificações

Escreva um parágrafo curto (com no máximo 3 linhas). Ao fazer isso treine para se apresentar ao recrutador no dia da entrevista.

Se você tivesse apenas 30 segundos para se apresentar o que diria?

Confira algumas dicas para descrever seu perfil profissional. Comece descrevendo rapidamente quem você é como profissional, deixe claro sua intenções, por exemplo, que está interessado num estágio e suas aspirações de carreira.

Seja breve e correlacione alguma habilidade que possui ao tipo de vaga para o qual você está se candidatando.

Por exemplo:

Se você estiver se candidatando a um estágio em um escritório de advocacia, descreva qualidades e pontos fortes que sejam valorizados neste contexto, algo como, “analítico, metódico, pontual, comunicativo”.  Mas seja sincero, sempre reforce aquelas qualidades que realmente possui. Veja como um escritório jurídico funciona no dia a dia, converse com outros profissionais e pesquise antes sobre a empresa.

Os recrutadores não lerão dezenas e dezenas de currículos do começo ao fim. Eles são treinados para analisar previamente um currículo, e fazem uma leitura rápida passando o olhar para a metade superior do seu currículo e procurando as qualificações do candidato.

Um currículo bem-sucedido precisa chamar a atenção do recrutador rapidamente!

Então, concentre-se nas habilidades que todos os empregadores estão procurando num profissional de sucesso. Leia os anúncios de vagas, visite os perfis de funcionários das empresas que seja trabalhar, verifique qual o tipo de perfil que valorizam.

características que os recrutadores valorizam independente do cargo ou função, algumas são:

  • Capacidade de planejar e organizar;
  • Habilidades de comunicação;
  • Solução de problemas;
  • Conhecimento em idiomas;
  • Inteligência Emocional;

Desta forma, você irá alinhar seu perfil ao que a empresa está procurando, e ao receber seu currículo, o recrutador vai pensar: “Encontrei o candidato perfeito!”.

4° Passo – Formação Acadêmica

Este é passo muito importante, principalmente se você não possui muitas experiências profissionais e está a procura do primeiro emprego.

Para formatar a seção de educação de seu currículo descreva suas qualificações mais recentes primeiro. Por exemplo, se você acabou de terminar o Ensino Médio e está cursando o 1º ano da Faculdade, coloque apenas as informações sobre seu curso de graduação.

Você também não precisa mencionar todos os diplomas que você alcançou, é aqui que muitas pessoas cometem erros e colocam dados em excesso.

A formação acadêmica é um tópico que você precisa informar qual é o seu último grau de escolaridade concluído e/ou o curso em andamento.

Para vagas de estagio e Trainee, o recrutador precisa saber qual o prazo que você têm para concluir sua formação.

Então se você estiver estudando (Pós Graduação, Graduação, Ensino Médio ou outro curso), informe:

  • Nome da Instituição de Ensino;
  • Nome do curso ou do título do diploma;
  • Período (diurno/noturno / integral);
  • Mês e ano de entrada e principalmente, previsão de conclusão.

Se você tiver algum diploma de curso técnico ou profissionalizante é importante inserir também neste campo. Se estiver ainda cursando, também coloque as informações como explicado acima.

5º passo – Idiomas

Neste campo informe cursos de idiomas e sua proficiência, por exemplo, se escreve e fala bem em inglês ou espanhol será um diferencial.

Se quiser dar um destaque ainda maior, inclua experiências de intercâmbio, isto é um diferencial muito grande que os recrutadores observam principalmente para candidatos a vagas de Trainee.

Se você já fez algum teste de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Cambridge ou PTE), é interessante fornecer sua nota e o teste neste espaço.

Digite algo como “atualmente estudando para exame de proficiência em Inglês TOEFL”. Agora se já fez algum teste como o PTE (Pearson Test of English), descreva algo assim “Pontuação no Pearson Test of English de 61 pontos”.

Se você ainda tem dúvida sobre certificados da língua inglesa e qual é o mais apropriado para você, leia este artigo aqui.

Porém se não tem muita experiência e nunca ouviu falar sobre isso e está inseguro para montar seu primeiro currículo, procure investir no aprendizado de idiomas, comece com aquele que é mais valorizado no setor de mercado e empresas que deseja trabalhar.

6° Passo – Experiência Profissional

Este é o campo que mais assusta os candidatos ao primeiro emprego, afinal, o que colocar nesta seção do currículo? Como fazer um currículo para o primeiro emprego sem experiência?

Se você nunca teve nenhum trabalho formal e remunerado, liste outras experiências, provavelmente você já fez estágio de experiência no laboratório da Universidade ou algum trabalho voluntario na comunidade em que mora.

Tenha em mente que o currículo para o primeiro emprego precisa destacar suas habilidades e pontos fortes para você iniciar sua carreira. Então relembre quaisquer experiências que já teve. Nesta etapa, você pode incluir:

  • Estágios;
  • Trabalhos voluntários;
  • Projetos empreendedores;
  • Trabalhos em negócios da sua família;
  • Experiências de intercâmbio;

Como colocar experiência no currículo para 1º emprego

Coloque a função que exerceu e o nome da empresa, também inclua as datas de início e término para cada trabalho. Descreva começando da última experiência, sempre comece da mais recente a mais antiga. Liste para cada função suas principais responsabilidades e alguns resultados obtidos.

Guarde esta informação se você realmente quiser destacar seu currículo e conquistar seu primeiro emprego: lembre-se que o recrutador busca candidatos que possuem características especificas para as vagas que estão em aberto.

Então é importante correlacionar alguma experiência sua, mesmo que não tenha sido remunerada, mas que te forneceu habilidades e conhecimentos de trabalho em um setor semelhante às funções e vagas que está procurando preencher e que a empresa está oferecendo.

Insira experiências acadêmicas para valorizar seu perfil

Por exemplo, se você atuou em alguma “Empresa Junior” na Universidade ou apresentou algum projeto num congresso ou feira de ciências, se foi bolsista PIBIC ou fez um Trabalho de Conclusão de Curso poderá citar as pesquisas e técnicas de laboratório que usou. Descreva estas experiências de projetos acadêmicos nesses campos. Liste as técnicas científicas com as quais você está mais familiarizado ou cursou recentemente nos cursos de verão.

Invista em trabalho voluntário

Os empregadores irão se interessar ao ver exemplos de trabalho voluntariado relevantes neste tópico do seu currículo.

Se você procura uma vaga na área de marketing, experiências que te proporcionaram ótimas habilidades de organização de eventos, captação de recursos financeiros, promoção e divulgação, formatação de sites e redes sociais de uma ONG irão te fazer sair na frente! Principalmente se você procura um estágio ou Trainee numa agencia de publicidade.

Todas as experiências que você já possui que tenha o envolvimento de pessoas e instituições conceituadas é algo muito valioso e conta pontos positivos para seu primeiro currículo.

Evite esses erros ao redigir seu currículo para o primeiro emprego

Leia com muita atenção! Antes mesmo de começar a reunir suas informações e histórico acadêmico para formatar seu currículo para o primeiro emprego é importante seguir estas regras básicas:

  • Seja objetivo e não ultrapasse mais de 2 páginas A4;
  • De maneira nenhuma use linguagem coloquial (gíria) e também evite termos muitos técnicos que são desconhecidos do recrutador;
  • Não inclua uma foto, a menos que o processo seletivo exija, neste caso faça uma foto profissional. Busque se informar quanto a isso antes de montar seu currículo.
  • Não minta para demonstrar mais experiência, não coloque que você é fluente em inglês se apenas consegue entender um pouco. Seja sempre honesto! Os recrutadores podem detectar mentiras na etapa de entrevista e você manchará sua reputação;
  • Nunca coloque número de documentos como: carteira de trabalho, CPF, RG e outros. Além de ser desnecessário é muito perigoso, afinal, várias pessoas terão acesso.
  • Não é necessário anexar certificados dos cursos realizados. Isso você levará em uma pasta no dia da entrevista e só mostrará para o recrutador, caso ele solicite.
  • A linguagem a ser utilizada em seu currículo precisa ser a mais discreta e neutra possível. É interessante que seus atributos e personalidade sejam expostos ao recrutador somente no momento da entrevista.
  • Sempre faça uma revisão, verifique a ortografia e gramática, revise as informações e dados de contato. Nem precisamos dizer que erros de português são inaceitáveis para um currículo, não é mesmo? Revise quantas vezes forem necessárias. O programa Word e até mesmo o próprio Google podem te ajudar a detectar pequenos erros que podem passar despercebidos, mas causam um impacto negativo muito grande para seu currículo.

Dicas extras para valorizar seu perfil profissional

Antes de montar o seu currículo é preciso ter em mente algumas informações que serão imprescindíveis para que você se destaque dentre outros candidatos.

De nada adianta dedicar horas e horas para montar um currículo se ele não tiver objetividade e não despertar o interesse do recrutador! Confira algumas dicas extras para valorizar seu perfil profissional.

·         Escreva seu currículo com clareza e foco

Seja objetivo e claro com as informações inseridas em seu currículo. Já ouviu a frase “encher linguiça”, então, abandone esta prática se você quiser causar uma ótima impressão no recrutador.

Na tentativa de parecer que possui muitas qualidades e até por insegurança muitos candidatos colocam muitas “frases feitas” e acabam deixando o currículo confuso.

Também cuida da formatação e a organização das informações. Para valorizar seu perfil para conquistar o primeiro emprego é interessante destacar e priorizar alguns itens, como sua formação acadêmica. Por isso siga as recomendações que já fornecemos acima para formatar os tópicos do seu currículo.

·         Pesquise o que o mercado de trabalho valoriza

É interessante fazer um planejamento inicial sobre as funções que você pretende ocupar e em quais empresas. Você já enviou diversos currículos e mesmo assim nunca foi chamado para uma entrevista de emprego? Saiba que talvez esteja falhando nesta etapa de preparação.

Estude anúncios de vagas, entre no LinkedIN ou em outros sites de emprego e selecione alguns anúncios de vagas que você tenha interesse. Depois visite os sites das empresas anunciantes para entender como são, busque informações sobre tamanho, dados econômicos e sociais, principais produtos e serviços, política da qualidade e missão.

Após esta pesquisa, visite alguns perfis online de funcionários destas empresas no LinkedIN ou procure currículos de profissionais que já atuam no cargo que deseja.

Após estas pesquisas, responda para cada anuncio de vaga:

  • Qual é a cultura da empresa? O que ela oferece?
  • Qual é o perfil profissional que esta empresa está procurando?
  • Tem algum exemplo de profissional que já atua nesta função? Quais cursos fizeram? Quais são suas principais qualificações?

Após responder estas questões, pense se o que as empresas oferecem atualmente se encaixa aos seus objetivos profissionais.

Principalmente, liste todos os pontos positivos de suas habilidades que se relacionam com a função, transformando isso em tópicos de interesse em seu currículo.

·         Invista em desenvolvimento

Não tem a experiência necessária para o cargo pretendido? Não se preocupe. Você pode optar por informar suas habilidades e conhecimentos para contornar a falta de experiência.

Para vagas de estágio e Trainee muitas empresas não se importam com a falta de experiência, desde que o candidato em inicio de carreira tenha como qualidade a força de vontade e disponibilidade para aprender e deixe isso claro no currículo.

Após fazer a pesquisa que recomendamos no item anterior, você percebeu que há várias características e qualificações exigidas nos anúncios de vaga que você ainda não possui. Não se desespere! Seja proativo e invista no seu desenvolvimento profissional.

Se estiverem alinhadas ao seu foco, transforme cada uma em uma meta de desenvolvimento profissional. Por exemplo, se no anuncio há o requisito de certificação em AutoCad e você tem apenas algumas noções, procure investir no aprendizado para desenvolver esta capacitação.

Abaixo você saberá como adquirir grandes conhecimentos através da internet, no conforto de sua casa, e o melhor, de forma totalmente gratuita.

·         Invista em cursos gratuitos pela internet para valorizar seu curriculo

Com o avanço da tecnologia, temos à nossa disposição uma infinidade de conteúdo útil e relevante para aumentar nossos conhecimentos.

Existem também empresas que disponibilizam curso à distância ou cursos online gratuitos. É uma boa ideia enriquecer seus conhecimentos, caso não tenha experiência nenhuma para o cargo pretendido.

Muitas vezes os recrutadores enxergam que você tem o conhecimento, porém não tem experiência, mas ainda assim é escolhido para a vaga.

E se quiser investir mais em seu conhecimento para garantir uma vaga naquele emprego dos sonhos, vamos deixar aqui algumas opções de cursos online, confira:

Fundação Getulio Vargas

A FGV é uma das instituições de Ensino Superior mais prestigiada do Brasil. No site você encontra vários cursos online totalmente gratuitos, vale a pena conferir os temas relacionados a administração, contabilidade e gestão.

IPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distancia

O IPED disponibiliza muitos cursos para qualquer área de atuação. Os cursos são feitos para você estudar a distancia através de vídeo aulas, há cursos preparatórios para o ENEM e concursos públicos, vários temas para diversas profissões, cursos de idiomas e muitos cursos são gratuitos. Para receber o certificado é necessário ser assinante Premium.

Prime Cursos

No site da Prime Cursos você encontra vários cursos preparatórios para qualquer área de atuação. A matrícula para os cursos é totalmente gratuita, você só pagará uma pequena taxa para a emissão dos certificados. A Prime Cursos é uma escola de cursos livres, de atualização e qualificação profissional.

SEBRAE

O Sebrae oferece mais de 200 cursos online totalmente gratuitos para ajudar pequenos empresários que estão iniciando ou também pessoas que pretendem ter um novo negócio. Basta se cadastrar e escolher o perfil de conteúdo online adequado para você.

UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco

O Banco Bradesco oferece diversos cursos online totalmente gratuitos na plataforma da UniBrad. É uma ótima oportunidade para investir em desenvolvimento e destacar seu currículo para primeiro emprego. São muitos cursos de conhecimentos básicos em informática, planejamento empresarial, desenvolvimento pessoal, incluindo um curso de finanças pessoais.

Pronto para conquistar seu primeiro emprego? Agora é só colocar a mão na massa e criar o seu currículo que será a chave para abrir portas de diversos processos seletivos!

Agora que você já aprendeu como escrever um ótimo currículo para o primeiro emprego e como se destacar no mercado de trabalho, o que acha de compartilhar esse conhecimento?

Faça uma corrente do bem e compartilhe este artigo para ajudar mais pessoas!

Sucesso!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo