Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como fazer um currículo para conseguir um emprego

Como fazer um currículo para conseguir um emprego

Olá leitores,

Muitas pessoas estão em busca do primeiro emprego, outras em busca de algo melhor para suas vidas. É nesta hora de procurar um novo emprego que as pessoas ficam barradas e aterrorizadas em elaborar o famoso currículo.

A grande maioria das pessoas não sabe elaborar um currículo para chamar a atenção. E quando dizemos em chamar a atenção é pensando no lado positivo, fazendo com que a empresa fique interessada em você, ao invés de ter somente a atenção para que seu currículo entre na lista dos que não são interessantes.

Na hora de elaborar o seu currículo, você deve prestar muita atenção as várias regras e dicas que são capazes de te por lá no topo dos escolhidos apenas por um currículo bem feito, lhe dando grandes oportunidades de ser selecionado para uma possível entrevista.

Antes de elaborar o currículo, faça um rascunho com toda a sua carreira, formação profissional incluindo cursos e escolaridade, veja também os seus pontos fortes, quais as características que você possui que julga ser o melhor para a empresa a qual está se candidatando para participar do seu quadro de funcionários. Em suma: organize suas informações no currículo de forma chamativa e atraente.

Nestas horas você deve pensar como um empresário: quem ele contrataria? Qual o tipo de perfil? Qual o melhor candidato para a vaga? Vá respondendo estas perguntas sempre de acordo com quem você é. Nada de mentir no currículo, pois você será descoberto na hora da entrevista ou no período de experiência.

Selecionamos algumas dicas e pontos relevantes para a confecção de um currículo atraente. Confiras estas dicas e as ponha em prática!

Configurações Padrão

como-fazer-um-curriculo

Geralmente, currículos que chamam a atenção possuem 2 folhas, seja para quem está no mercado de trabalho há tempos ou para quem está começando. Com exceção daqueles que estão entrando na área acadêmica, já que seus artigos e teses devem estar anexados ao currículo.

Existem algumas fontes para usar no currículo, aconselhamos as seguintes: Arial, Times New Roman ou Calibri. Evite utilizar o negrito e o itálico. Para destacar algo deixe a fonte um pouco maior. Para o conteúdo das informações utilize fonte tamanho 11 pt. Para as informações em destaque, utilize 12 ou 13 pt.

Dados Pessoais

Neste campo você deverá colocar seu nome completo centralizado com a fonte maior, seguindo das seguintes informações pessoas:

  • E-mail;
  • Endereço completo;
  • Data de nascimento;
  • Estado civil;
  • Número de telefone (geralmente um fixo e um celular);e
  • Perfil da rede social Linkedin, caso tenha.

Evite inserir perfis de redes sociais, como Facebook e Twitter ou e-mails com apelidos bizarros.

Objetivo Profissional

Este campo deve ser claro e objetivo ao mesmo tempo. Veja em qual área você deseja trabalhar na empresa e coloque no objetivo profissional.

Exemplos:

  • Analista de sistemas/programador/desenvolvedor
  • Recepcionista/auxiliar administrativo/assistente administrativo

Experiência Profissional

Neste campo você deve relatar suas principais atividades profissionais, listando as empresas já trabalhadas e qual atividade realizava.

Sempre comece do mais novo para o mais antigo, indicando na frente o nome da empresa e o período que trabalhou.

Formação Escolar

Assim como a experiência profissional, deve ser relatado do mais recente para o mais antigo.

Se você estiver cursando a faculdade, não é necessário colocar o ensino médio, pois é fato que você está na faculdade e já concluiu o ensino médio.

Foque em cursos técnicos.

Hobbies ou Cursos Extracurriculares

Aqui você irá relatar os cursos extras que fez, como cursos profissionalizantes, por exemplo. É interessante colocar também se você faz atividades em ONGs, monitorias, palestras, esportes ou atividades musicais que você pratique há muito tempo.

As empresas admiram pessoas que se dedicam a outras coisas fora do meio profissional.

 Boa sorte e Sucesso!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo