Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Como fazer um canal no YouTube sobre educação?

Como fazer um canal no YouTube sobre educação?

Olá, leitor!

O YouTube é a plataforma de vídeos mais conhecida atualmente. Em âmbito mundial, em 2015, era o terceiro site mais acessado do mundo. Quatro bilhões de acessos ao YouTube são registrados em média, todos os dias. Dentro da plataforma são encontrados diversos tipos de vídeo sobre os mais variados temas. Tamanha popularidade e por conta de seu formato que se volta para o audiovisual, muitos estudantes usam o YouTube para os seus estudos.

De que maneira o YouTube pode ser utilizado para estudar?

Dentre os inúmeros vídeos encontrados no site, podem ser encontrados as videoaulas. A videoaula pode ser um complemento das aulas convencionais por conta de seu formato. Considere que você pode pausar a videoaula na hora em que for necessária, pode assistir novamente trechos do vídeo ou até mesmo o vídeo todo e pode assistir no horário que for do seu interesse.

Como abrir um canal no YouTube?

Para que você tenha um canal no YouTube é preciso, primeiramente, que você tenha uma conta do Google, preferencialmente do Gmail. Caso você não tenha uma, você pode fazê-la rapidamente. Não necessariamente a conta precisa ter o seu nome: pode ter o nome do seu canal.

Após se inscrever, você já está hábil para logar no YouTube e começar a postar seus vídeos. Você pode alterar as configurações do seu canal acessando o menu do lado direito e clicando em “Meu Canal”.

Como abrir um canal de educação no Youtube?

Seguindo os passos de criação de um canal, você já pode postar os seus vídeos. Considere quais temas você tem interesse em abordar no seu canal. É importante pensar também em uma identidade visual, para deixar o seu canal mais profissional e facilmente identificável.

Deve se oferecer um conteúdo de qualidade, com informações corretas, de maneira clara e didática. Também deve pensar na qualidade dos vídeos. Os vídeos devem ser gravados com uma boa qualidade de imagem e áudio. Devem ser explorados outros recursos visuais dentro dos vídeos para que se tornem mais atrativos e prendam a atenção do espectador.

Por que abrir um canal de educação no Youtube?

estudantes-usando-o-computador

Uma pesquisa divulgada pelo site E-Learning chamada “O Impacto do Vídeo na Educação”, demonstra alguns dados sobre a maneira que os vídeos estão alterando a forma de se fazer educação.

  • Consta-se que, em 2012, 40% de todo o tráfego online era voltado para contas de vídeo. Esse número tenderia a subir para 61% no ano de 2016;
  • Os vídeos tornaram os estudantes menos passivos e mais criadores de conteúdo; os educadores perceberam que o formato de aula expositiva talvez não funcione para todos os alunos;

Maneiras nas quais os vídeos ajudaram os alunos:

  • Facilitaram a colaboração;
  • Aumentaram o engajamento e a vontade de estudar entre os estudantes;
  • Maximizaram os recursos das escolas e das universidades;
  • Abrangem diferentes tipos de aprendizagem;
  • Aprimoram os resultados de aprendizagem.

Canais de educação no YouTube

Diversos canais no YouTube já abrangem o tema da educação e se voltam para diversos campos, disponibilizando videoaulas para estudantes que precisam de ajuda. Separamos aqui alguns canais sobre o tema.

Criado em 2011, o Aula Livre é uma plataforma online de estudos, principalmente para vestibulares. Conta com vídeos no YouTube e uma plataforma própria de estudos. Tem mais de 650 mil inscritos e mais de 46 milhões de visualizações.

Com mais de 800 mil inscritos e 60 milhões de visualizações, o Descomplica foi criado em 2009 e é uma espécie de cursinho online. Se volta para matérias de vestibulares que abrangem o conteúdo do ensino médio.

A Oficina do Estudante também é um cursinho online para vestibulares. Criado em 2008, conta com mais de 65 mil inscritos e 7 milhões de visualizações.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo