Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer um bom plano de estudos para o Enem

Como fazer um bom plano de estudos para o Enem

Se você ainda está perdido e sem saber por onde começar a estudar, as dicas do coordenador do Curso Poliedro Vinicius de Carvalho Haidar podem ajudar você a fazer um bom plano de estudos para o Enem 2018.

Considerando que você decidiu dar aquela turbinada na preparação agora no segundo semestre e que precisa conciliar isso com outros compromissos como trabalho, escola ou faculdade e não tem o dia todo para estudar, ele sugeriu um planejamento flexível para você poder adaptar à sua rotina.

Lembre-se de que esse plano de estudos para o Enem precisa ser adaptado para que se encaixe na sua realidade e no seu dia a dia. Caso contrário, ficará muito difícil de cumpri-lo.

  1. Separe as horas

Para uma preparação com esse tempo de revisão para o Enem, o Vinicius recomenda que o tempo de estudo seja entre 20h e 30h por semana, distribuídas de segunda a sábado, para que você não fique muito sobrecarregado ao longo dos dias. Separar menos tempo que isso pode não ser suficiente para estudar toda matéria necessária. Se você aumentar muito a carga horária de estudos, pode ser prejudicial aumentando o cansaço.

  1. Prepare o local

Outro ponto bastante importante é preparar o local e os horários para os estudos. Escolha um local para estudar com o mínimo possível de distrações para que você possa se concentrar ao máximo. Tente estudar os horários em sequência, com pequenas pausas (de 10 a 15 minutos) a cada 2 horas. Espalhar demais os horários ao longo do dia pode diminuir muito o aproveitamento. Tente estudar todos os dias no mesmo horário. Isso ajudará você a criar o hábito do estudo e auxiliará na sua concentração e no seu comprometimento com o planejamento.

  1.  Intercale as matérias

Não há muita diferença em relação ao dia da semana que será dedicado para cada matéria, mas é muito importante intercalar matérias de Humanas, Exatas, Biológicas e a parte de Português para diminuir o cansaço provocado por cada uma delas. Isso ajuda muito no aprendizado e na absorção do conteúdo.

  1. Atenção com a redação

Antes de entrar no detalhe das matérias, lembre-se da redação. Ela demanda muita prática e treino. Nesse caso, o Vinicius recomenda dedicar de duas a três horas semanais somente para ela. Você pode treinar escrevê-la de uma vez ou dividir em dois dias diferentes na semana. Se você optar pela segunda alternativa, é fundamental que em algumas semanas você procure escrever a redação em um dia só e em um tempo menor, para começar a se acostumar com a pressão do tempo no dia da prova.

  1. Avalie as prioridades

Se você tem um planejamento da sua escola ou cursinho, pode segui-lo preenchendo com as matérias que terá no segundo semestre ou com as matérias do ano.
Se esse não for o seu caso, a primeira coisa que você precisa fazer antes de preencher o seu plano de estudos para o Enem é checar quais deverão ser as prioridades. Para isso, pegue a última prova do Enem, aplicada no ano passado, e resolva suas questões na semana inicial. (A Revista QB já abordou as provas anteriores do Enem para facilitar a sua vida). Como o foco aqui não é ainda o tempo de prova, você pode resolvê-la em mais de dois dias. Lembre-se de que o seu tempo de estudo deve se adaptar à sua realidade. Resolvida a prova, consulte o gabarito para verificar o número de acertos e erros. Ao corrigir, destaque as matérias e os conteúdos em que você teve mais dificuldade e tomaram mais tempo na resolução, tanto nos erros quanto nas questões que sentiu mais dificuldade. Com essa classificação em mãos, comece a preencher o planejamento com as matérias e os conteúdos em ordem decrescente de dificuldade, lembrando de intercalar Exatas, Humanas, Biológicas e Português.
Siga esse modelo fazendo uma nova prova a cada duas semanas. Comece das mais recentes para as mais antigas, concentrando-se nas provas do modelo novo de 180 questões.

Abaixo, você pode dar uma olhada na sugestão de formato do Vinicius com uma proposta de horários: 1h30 para cada matéria e duas pausas). Você pode preenchê-la com as matérias a serem estudadas.

Horários Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
16h / 17h30 Descanso
17h40 / 19h10
19h25 / 20h55
  1. Intensifique os estudos

Na semana que antecede o 1º dia de prova e na semana seguinte que antecede o 2º dia, refaça a prova mais recente (se for possível, tente fazer as duas últimas e não apenas a do ano passado). Dessa vez, controle o tempo e resolva na mesma sequência das matérias apresentadas para poder se familiarizar tanto com o formato quanto com o tempo da prova. Além disso, foque em uma revisão dos conteúdos de maior dificuldade, mas agora separados entre as duas semanas de acordo com cada dia de prova.

Assim, você vai conseguir se preparar com um bom plano de estudos para o Enem para rever todos os conteúdos mais importantes. Estudando pelas provas você ainda irá se acostumar com as matérias que mais caem no Enem e com o formato em que os conteúdos são pedidos. Isso ajudará muito você durante os estudos e, principalmente, na hora de fazer a prova.

E aí? Gostou das dicas de como fazer um bom plano de estudos para o Enem?

Bons estudos e boa prova!

Conteúdo original na Revista QB.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo