Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer currículo Lattes para mestrado

Como fazer currículo Lattes para mestrado

Olá, leitor!

Preparado para dar continuidade à sua carreira acadêmica rumo ao mestrado? Hoje, nós iremos ajudá-lo ensinando a fazer seu currículo Lattes para ser bem sucedido nesse propósito. Confira!

Por que currículo Lattes e não curriculum vitae?

Currículo Lattes para mestrado

Fonte: Reprodução

Em outros artigos, nós falamos um pouco sobre a diferença entre currículo Lattes e curriculum vitae, mas segue um breve resumo para você já dar início ao currículo certo:

  • Curriculum vitae: o candidato informa, além de dados sobre seu nível acadêmico, um resumo sobre suas experiências profissionais. Esse tipo de currículo é o mais indicado para conseguir uma chance no mercado de trabalho.
  • Currículo Lattes: aqui, o foco é o desenvolvimento acadêmico, direcionado ao campo de pesquisa e às experiências na área científica. É um currículo mais completo e detalhado, ideal para quem pretende seguir carreira em universidades, fazer mestrado ou doutorado.

Para saber como fazer um curriculum vitae, clique aqui.

A Plataforma Lattes foi idealizada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com a intenção de criar um banco de dados para cadastrar todos os profissionais e estudantes da área acadêmica do Brasil.

 O site é utilizado principalmente por quem pretende seguir carreira no campo de pesquisas científicas e tecnológicas. Além da formação acadêmica básica, o portal conta com diversos espaços para serem preenchidos com cursos de especialização, mestrado, doutorado e participação em congressos, conferências e projetos de pesquisa.

Os itens podem ser acrescentados ao longo do tempo e é possível atualizar as informações. Os dados cadastrados na plataforma também ficam disponíveis para consulta pública. A seguir, trazemos dicas sobre como montar um currículo Lattes para concorrer a um mestrado. Confira!

Esse artigo também pode te interessar: 7 dicas para passar no mestrado dos seus sonhos!

Como fazer no caso do mestrado?

A plataforma é padronizada e pede o cadastro de várias informações. Além de dados pessoais, há espaços para serem preenchidos com detalhes sobre sua formação acadêmica e profissional, incluindo status (concluído ou em andamento) e data de início e término de cada curso, certificações de eventos, congressos e domínio de idiomas.

Antes de concorrer ao mestrado…

Para você que pretende fazer mestrado, é necessário trabalhar bem seu currículo, buscando se destacar durante o processo seletivo. Assim, procure detalhar todos os campos possíveis, tendo comprovantes dos cursos, eventos, palestras, seminários e projetos de pesquisa de que você participou.

Já leu nosso artigo com dicas para ser um professor universitário?

É ideal que quem deseja fazer mestrado esteja engajado desde cedo em atividades acadêmicas, seja como participante efetivo ou mesmo como ouvinte. Quanto mais contribuições você tiver, melhor será sua atuação no âmbito científico. Veja abaixo alguns itens que podem te ajudar a marcar presença nas universidades.

Editorial de periódicos – artigos são excelentes para serem agregados ao currículo. Textos ainda em previsão de publicação, assim como aqueles feitos para revistas e jornais, podem acrescentar pontos ao seu cadastro na Plataforma Lattes.

Veja aqui algumas ferramentas grátis para criar portfólios digitais.

Palestras, eventos, seminários e monitoria– estes são outros itens importantes de serem incluídos em seu Lattes. Lembre-se de sempre comprovar sua participação com certificados e documentos que tragam nomes, datas, locais, períodos de duração e assinaturas dos responsáveis, tudo o mais detalhado possível.

Sempre será possível melhorar seu currículo

Acrescente em seu currículo todas as suas atividades no ambiente acadêmico. Além disso, sempre esteja em busca de novas participações em projetos, cursos e eventos que poderão fazer diferença na hora de concorrer a um mestrado.

Uma alternativa atual para quem pretende enriquecer o currículo é escrever para sites. Se possível, tenha um blog sobre assuntos de sua área de interesse e sempre leve em consideração a qualidade e relevância dos textos.

Leia esse artigo  sobre cursos gratuitos para incrementar seu currículo.

Mestrados costumam ser muito concorridos, principalmente em universidades públicas. Por isso, preencha seu cadastro com cuidado e atenção. Busque tudo de sua vida acadêmica e profissional que possa somar a seu projeto de mestrado e tenha certificações, nomes de professores e mentores, possíveis de serem comprovados, que tornem seu currículo atraente para os avaliadores.

Leia aqui  a diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional.

Idiomas também podem aprimorar seu cadastro na Plataforma LattesCaso tenha fluência em uma ou mais línguas, inclua traduções feitas por você de textos sobre seu tema de estudo. 

Quando você passar no processo seletivo para mestrado, preencha o tópico reservado a essa especialização na plataforma, colocando a área e o número de registro. No campo sobre titulação acadêmica, você deve clicar em “incluir item” e selecionar o nível “mestrado”.

Saiba como conseguir uma bolsa de estudo no exterior.

Essas foram nossas orientações para você que deseja fazer  mestrado. Aproveite as dicas para montar um currículo Lattes exemplar e se preparar para o  processo seletivo.

Além disso, muitas das sugestões aqui informadas são da professora Windyz Ferreira que, com seus 40 anos de carreira acadêmica, tem muito a ensinar. Para ver outras de suas dicas, entre em seu canal no Youtube.

Boa sorte e até breve!

Para saber mais sobre como montar seu currículo Lattes, clique aqui!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo