Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como fazer a formatação de monografia segundo as normas da ABNT

Como fazer a formatação de monografia segundo as normas da ABNT

Olá,

Todo aluno gostaria de pular a fase da monografia, é uma época complicada de muito trabalho e cheio de regrinhas. Mas infelizmente não é possível pular essa parte da sua vida e todo estudante que vai formar precisa fazer sua monografia. Para te ajudar vamos mostrar neste artigo como fazer a formatação de monografia segundo as normas da ABNT.

Além da monografia, outra palavrinha que assusta é a ABNT, seguir suas normas é um tanto quanto chato. Existe regra para tudo, tamanho de espaçamento, linhas, como colocar referências, entre outras coisas. Você tem um trabalho muito grande para deixar sua monografia da forma certa.

Para evitar dor de cabeça não deixe de conferir essas dicas, você vai conseguir colocar em prática sem muita dificuldade as normas da ABNT. É necessário atenção na hora de fazer a formatação de monografia, mas não será tão complicado com a nossa ajuda.

É importante lembrar que as regras da ABNT mudam um pouco de um ano para o outro. Vamos mostrar aqui as regras para formatação de monografia de 2017. Se você está vendo esse artigo muito tempo depois, deve procurar as normas do ano em que está.

Regras da ABNT para formatação de monografia

monografia-normas-abnt

Seu professor vai exigir que você deixe a monografia dentro das normas da ABNT, como falamos, essa não será a tarefa mais fácil da história dos trabalhos, mas não é tão complicado como parece. Se você conhecer as regras gerais já vai ser mais simples. É importante lembrar que você também deve se informar sobre as exigências da sua universidade.

Confira como deve ser a estrutura do seu trabalho:

Capa – Deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

Folha de rosto –  Apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.

Dedicatória/agradecimentos – Local no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.

Resumo – É um texto, de 150 a 250 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.

Sumário – Serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo.

Introdução –  Deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.

Desenvolvimento – Essa é a principal parte do trabalho, deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

Conclusão – A parte mais prazerosa do trabalho, é a finalização onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.

Regras de formatação

Além de seguir essa estrutura você também deve observar a formatação, não adianta ter um trabalho com toda a estrutura e não seguir as regras. Por isso acompanhe a seguir as principais regras de formatação do TCC:

Títulos – Eles devem ser escritos no tamanho 12, a sugestão dada para a fonte que deve ser usada é Times New Roman ou Arial.  

Numeração da página – A numeração não deve aparecer nas primeiras páginas, elas são contadas, mas o número só vai aparecer a partir da introdução. Eles devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

Margens – A superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.

Texto – O texto deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Notas de rodapé – Letras com tamanho menores que 12 e espaçamento simples.

Citações e referências

Você vai precisar fazer citações, provavelmente as citações vão ser muitas e deixar a formatação de monografia completamente correta é importante. Tudo faz parte dessa formatação, desde a capa até as citações. Para fazer a citação você deve observar qual o tipo da citação que fará, existem duas, a direta e indireta.

Direta – Traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação. Todas as informações devem estar entre parênteses e separadas por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, ela deve ser feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

Indireta – Ela é feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

Muitas vezes você vai precisar conferir como a citação deve ser feita, pois em alguns casos é necessário uma informação mais detalhada. Nesse caso nossa dica é conferir a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.

Além das citações e referências você também deve fazer no final do trabalho as referências bibliográficas. Ela é muito importante e deve conter todas as informações como ano da publicação e edição do livro que usou. Veja como deve ser feito em caso de livros, sites e outros.

Você vai usar muitos livros em sua monografia, é necessário ter muito, por isso é uma referência que deve saber fazer corretamente. Por isso coloque: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Exemplo: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.

Se o livro tem dois ou três autores deve ser feito dessa maneira: os nomes devem ser separados por ponto e vírgula, seguido de espaço.

Exemplo: ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

Se existe mais de três autores a regra já muda, você deve indicar apenas o primeiro, acrescentando a expressão latina et al.

Exemplo: PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler injuries and parental interventions. Behavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, p. 271-297, 2002.

Se sua referência é um site é importante colocar: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Exemplo: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 02/01/2017.

Mas não são apenas esses que você vai pesquisar, muitas pesquisas acontecem em revistas e até mesmo em outras monografias. Se isso acontecer você deve fazer dessa maneira.

Periódico – Exemplo: REVISTA BRASILEIRA DE MUSICOTERAPIA. Rio de Janeiro: União Brasileira das Associações de Musicoterapia, 1996-2001.

Monografia – Inclui livros, folhetos, trabalhos acadêmicos, manual, guia, catálogo e outros. Deve ser feito: autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora e data de publicação.

As regras da ABNT são muitas, mas você vai fazer um bom trabalho se seguir nossas dicas para a formatação de monografia. Se você ainda tem dúvidas não deixe de conversar com seu professor e pedir orientação para ele. Os professores estão acostumados a orientar e vão saber o que fazer para te ajudar.

Lembrando que você deve usar sempre fontes seguras na hora de fazer as suas pesquisas na internet, por isso confira os bancos de dados confiáveis para TCC.

Em caso de dúvida deixe seu comentário que podemos ajudar, fazer a formatação de monografia não é complicado. Você precisa apenas conhecer as normas e seguir. Antes de entregar seu trabalho confira com o professor se cumpriu com todas as regras, assim terá mais segurança. No site você também encontra outras dicas, por isso não vá embora agora, você ainda pode aprender muito. 

Bons estudos e ótimo trabalho!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo