Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como falar francês? Confira 38 cursos gratuitos e online 

Como falar francês? Confira 38 cursos gratuitos e online 

Olá, leitores!

Nos dias de hoje, é notável que a internet está a nossa disposição para realizarmos diversas tarefas, seja para pagar uma conta, fazer compras, enviar documentos e e-mails, fazer um curso de graduação ou de pós-graduação, aprender um novo idioma, entre tantas outras atividades que fazem parte do nosso dia a dia, e que sem a internet tudo seria bem mais difícil de ser realizado devido a praticidade que essa ferramenta nos oferece.

Neste post entretanto, vamos focar em algo mais específico: aprender um idioma, ou melhor, aprender um dos idiomas mais bonito e romântico, que é o francês. Confira!

Um pouco da história da língua francesa

Como falar francês

Fonte: Shutterstock

A língua francesa é falada em mais de 30 países e aproximadamente 140 milhões de pessoas em todo o mundo são nativos falantes desse idioma.

Além de França, o francês ainda é falado em países como a Suíça, Bélgica e em países que foram colônia da França, como a África norte-ocidental, a Guiana Francesa, Madagascar, Indochina, Canadá (é a segunda língua oficial) e Haiti.

Os registros históricos apontam que os gauleses, povo de origem celta, foram os primeiros habitantes da França. Após a conquista da região pelo imperador Júlio César, por volta do século I a.C., os gauleses deixaram de usar o idioma celta e passaram a utilizar o idioma que as legiões romanas usavam, o “latim popular”.

Após muitos séculos, o latim passou por diversas modificações, tanto de escrita quanto de pronúncia, devido a invasão dos bárbaros de origem germânica. A partir desse momento, algumas palavras gregas também foram incluídas do vocabulário desse povo.

Já durante o período da Idade Média, o idioma sofre mais uma alteração e evolui para duas línguas distintas: ao norte do rio Loire, surge a langue d’oil, e ao sul do mesmo rio, surge a langue d’oc.

A partir delas são originados alguns dialetos, sendo que os principais são vertentes da langue d’oc, no qual pode-se citar: bearnês, auvernês, provençal, languedociano, gascão e o lemosino.

A língua provençal era uma língua muito importante usada nas escolas de poetas e trovadores da época. Por sua vez, os dialetos da langue d’oil foram batizados com o nome de algumas províncias setentrionais, tais como: picardo (Picardia), frâncico, pictavino (Poitou), borgonhês e Île-de-France, região de Paris. Esse último deu origem ao francês moderno.

Somente no século XVII, que as palavras francesas tiveram suas normas definidas  por François de Malherbe em suas obras poéticas e críticas que foram publicadas.

Ainda no século XVII, o cardeal Richelieu patrocinou a compilação do “dicionário”, na  fundação da Académie Française, em 1935.

Foi só durante o reinado de Luís XIV, que o idioma ganhou destaque na história dos idiomas. Nessa época, o francês se tornou uma língua internacional em toda a Europa, sendo usada principalmente nos ambientes diplomáticos e científicos.

No decorrer dos últimos anos, a língua francesa sofreu algumas modificações em sua pronúncia, o que simplificou a sua escrita. Além disso, foram desenvolvidos uma série de neologismos, que são usados até hoje.

Por que é importante aprender francês?

Aprender um novo idioma é sempre algo ótimo tanto para o crescimento pessoal e intelectual, considerando o crescimento profissional, no qual você pode conseguir uma promoção ou um emprego com melhor salário.

Entretanto, foi-se o tempo em que saber apenas inglês já garantia uma melhor qualificação no mercado de trabalho, hoje é preciso muito mais do que isso.

Aprender francês é um bom exemplo de idioma que irá enriquecer o seu currículo. Veja outros motivos para aprender francês:

  1. É uma das pouca línguas que é falada nos cinco continentes;
  2. Mais de 500 empresas francesas estão instaladas no Brasil;
  3. É o terceiro idioma mais falado na internet;
  4. O francês é o idioma oficial da moda, teatro, gastronomia, dança, arquitetura e artes visuais;
  5.  É possível ter acesso aos grandes clássicos da literatura francesa, sem dificuldade de compreender o idioma;
  6. Permite que você tenha acesso à obra de grandes filósofos e pensadores políticos e sociais que compuseram a história da humanidade;
  7. Por ter a mesma origem da língua portuguesa, é mais fácil para aprender;
  8. A França é o maís mais visitado no mundo. Anualmente são recebidos mais de 70 milhões de turistas;
  9. Maiores chances de conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade francesa.

38 sites para aprender francês

Agora que você está convencido de que aprender francês é importante, veja alguns sites que você pode usar para aprender francês:

1. Busuu

O Busuu é um dos sites mais tradicionais no ambiente virtual para se aprender um novo idioma. O serviço foi lançado em 2008, e desde então ele vem oferecendo cursos em diversos idiomas, incluindo o francês.

Os recursos básicos da plataforma pode ser usado gratuitamente. Se você quiser ter acesso a conteúdos mais complexos, é preciso pagar uma pequena taxa de licença para o seu uso.

O único fator negativo que pode-se considerar para aprender francês com o Busuu é que ele não oferece suporte para quem fala português, ou seja, os idiomas que você pode usar para corrigir os textos e exercícios, são inglês e espanhol.

2. Très Bien French

O curso do Très Bien French é ministrado em inglês e oferece centenas de lições com áudio, exercícios, jogos e um fórum de discussão que permite a interação entre alunos de todas as partes do mundo. Todo o conteúdo do site é gratuito!

O Tres Bien French ainda disponibiliza as versões para aplicativos, tanto para Android quanto para iOS, assim você vai aprender francês em qualquer lugar.

3. Franco Clic

O FrancoClic é o resultado de uma parceria entre as Embaixadas da França no Brasil e o Ministério da Educação. O site é em português e tem como objetivo permitir que todos tenham acesso à conteúdos sobre a língua francesa, alem de adquirir conhecimento sobre a cultura francófona.

O site ainda oferece diversos conteúdos interessantes para aquelas pessoas que não querem apenas aprender um novo idioma, são: telenovelas e programas de rádio franceses, exercícios e apostilas, filme originais de curta duração que foi desenvolvido especialmente para esse projeto, além de uma página com links que direcionam o usuário para páginas relacionadas com a França, sua cultura e idioma.

4. Francês Online

Essa plataforma de ensino do idioma francês é super interessante, porque além dos exercícios de gramática, como os outros cursos oferecem, o site ainda disponibiliza canções, contos e resumos da literatura francesa, vocabulário e inúmeros áudios para que você possa aprender francês.

5. Français Interactiff

Agora se você é do tipo de pessoa que gosta daquelas aulas mais tradicionais, o Français interactiff é o site ideal para você aprender francês.

Ele é ótimo para quem precisa revisar conteúdo de gramática, como os advérbios, adjetivos, conjunções, verbos e preposições.

O Français interactiff é um site desenvolvido por alunos da Universidade do Texas com o objetivo de ajudar americanos que tinham o objetivo de aprender o idiomas, mas devido ao sucesso da ideia, hoje em dia, qualquer pessoa ao redor do mundo pode ter acesso a essa plataforma, basta ter conhecimento, mesmo que mínimo do idioma americano.

O site oferece dezenas de e-books gratuitos além de videoaulas que ensinam de forma detalhada a gramática francesa. Você ainda vai encontrar uma quantidade enorme de exercícios de fixação de conteúdo.

Finalmente, se você for um educador, você poderá usar os inúmeros textos disponibilizados pela plataforma para incorporar a metodologia de ensino em sala de aula, fantástico não é mesmo?

6. Open Language French Pod

O Open Language French Pod é um site de idiomas que oferece gratuitamente as primeiras aulas, que são aquelas do nível básico.

A plataforma possui um estilo bem atraente e elegante, nele você irá encontrar diálogos, exercícios de gramática, e o mais interessante: um espaço para que você desenvolva seu próprio vocabulário. Ele também está disponível no formato de aplicativo para celulares.

7. Imagiers e seu canal no YouTube

Esse canal virtual disponibiliza para seus usuários uma coleção super interessante com recursos de multimídia para você aprender francês.

São imagens, vídeos, entrevistas, canções, animações, exercícios para imprimir, artigos e software.

8. Bonjour de France

O Bonjour de France é uma plataforma virtual com opções mais avançadas e completas de exercícios para que você possa aprimorar os seus conhecimentos.

O site é totalmente em francês, e oferece para seus usuários diversos jogos, lições de gramática vocabulário, compreensão de texto, história, provas, modismo, e conteúdo relacionado ao ambiente dos negócios, entre outros.

9. Linkaterra

No Linkaterra você encontra uma gigantesca lista de reprodução do YouTube com vídeo-tutoriais sobre diversos temas voltados para o estudo da língua francesa.

Nele você vai encontrar lições de pessoas que utilizam esses vídeos e desejam montar seu próprio formato de curso ou ainda, material de serviços populares a partir do zero, e o melhor, tudo a disposição de quem se interessa pelo conteúdo.

10. LiveMocha

O LiveMocha para aprender francês é muito semelhante a sua versão para aprender inglês. Ao acessar a plataforma, o primeiro passo é responder algumas questões para que o seu nível de conhecimento do idioma seja avaliado, o tempo que irá investir nos estudos e o método de estudo que prefere, se é por conversação ou estudo teórico.

O site oferece diversas lições, material com conteúdo em multimídia, atividades interativas e um sistema de fichas que permite que você acesse novos materiais.

11. Curso de Francês

Esse é um portal de estudos de idiomas espanhol. Nele você irá encontrar uma série de material de estudos sobre a gramática, literatura, pronúncia, entre outros conteúdos relacionados a língua francesa.

O site ainda oferece aos seus usuários uma conta com um fórum no qual você poderá participar de chats para treinar conversação e escrita, pois, você vai se comunicar em francês com pessoas de todo o mundo.

12. Tapis

Esse site é para você que está começando a aprender francês, ou seja, seu conteúdo é para o nível básico do idioma, mas isso não significa que você não encontrará material de estudo, pelo contrário, a plataforma disponibiliza diversos exercícios de gramática e de percepção auditiva.

13. Polarfle

Se você é o tipo de pessoa que gosta de aprender um novo idioma se divertindo, o Polarfle é o site ideal. A plataforma possui um método de ensino diferente, você estuda acompanhando uma história de detetive!

Durante a história você vai aprender gramática, trabalhar sua percepção auditiva e conhecer diversas novas palavras a cada capítulo da história. A página é ideal para pessoas que já tem um pouco de conhecimento da língua francesa.

14. Les-verbes

Basicamente, a plataforma disponibiliza atividades e exercícios para que você aprenda a conjugar os verbos em francês.

15. Podcast francais facile

Agora se você é aquele tipo de pessoa fascinada por podcast, essa é a plataforma que você precisa acessar para estudar francês. No site você vai encontrar vários podcast em francês com transcrições, os tipos são os mais diversos: destinado à pessoas que querem aprender sobre a cultura francesa, gramática, ditados populares, entre tantos outros.

O mais interessante é que você vai encontrar material para aqueles que estão começando aprender o idioma, e para aqueles que já estão em níveis mais avançados.

16. Auberge int univ lille3

Já esse site é destinado para pessoas que já estão aprendendo francês e estão no nível intermediário. Nele você vai encontrar exercícios para estimular sua percepção auditiva e diversos exercícios de gramática.

17. Bescherelle

Esse é outro site que acredita que se aprender melhor se divertindo, por essa razão, você encontrará além de atividades, inúmeros jogos. A plataforma oferece atividades em todos os níveis. O que está esperando para começar a aprender francês se divertindo?

18. BBC

A emissora BBC é conhecida mundialmente por produzir materiais educativos e de alta qualidade em todos os idiomas, incluindo o francês. Ao visitar o site, você irá assistir diversas reportagens sobre a vida e a cultura francesa.

Além de adquirir esses conhecimentos, você ainda vai aprender novas palavras e conhecer várias expressões populares.

19. Ina

Esse site disponibiliza para seus usuários uma série de entrevistas em francês, e o mais interessante, principalmente para você que está aprendendo francês é que todos os vídeos são acompanhados por textos sobre o assunto abordado.

20. Enseigner TV5monde 

O Ensigner Le Français é o site da TV 5 Monde, nele estão disponibilizados além de diversos programas da televisão francesa, uma série incrível de textos e vídeos didáticos e pedagógicos.

O conteúdo é tão rico que você pode escolher a categoria de textos que deseja ler, como por exemplo, moda, saúde, cultura e curiosidades.

21. French About

Basicamente, o site disponibiliza para os usuários que desejam aprender francês, pequenos vídeos no idioma sobre diversos temas relacionados a cultura francesa.

22. YouTube

No site do YouTube você encontrará milhares de vídeos curtos, e mais longos, em francês. Essa é uma das melhores maneiras de treinar sua percepção auditiva e ficar fluente no idioma.

23. Le Figaro

Esse site apresenta a versão digital do jornal francês mais conhecido no mundo. Além de apresentar notícias de acontecimentos da atualidade, eles ainda disponibilizam para seus visitantes categorias temáticas e links para aplicativos, tudo em francês.

Quer maneira melhor para aprender francês?

24. Le Nouvel observateur

O Le Nouvel observateur é outro site de um jornal famoso francês. Nele você vai encontrar artigos sobre temas como: ciência, cultura, política e esportes.

25. Radios SYXY 

Esse é o site de uma das rádios mais conceituadas na França. Essa é outra estratégia que você pode usar para treinar sua percepção auditiva e ficar fluente no idioma francês.

26. France24

A France 24 é uma emissora de TV francesa internacional. Ao acessar o site você terá acesso a diversos conteúdos relacionados a cultura francesa.

27. Tivi5 Monde Plus

Essa é uma emissora de televisão virtual destinada ao público infantil com idade entre 3 e 10 anos. Se você está no nível básico do idioma, vale a pena conhecer o material disponibilizado para os usuários.

28. D8 TV

A D8 é outra emissora de televisão francesa bastante popular no país, e muito indicada para pessoas que desejam não apenas aprender francês, mas se aprofundar na cultura desse povo.

29. Babbel

O site Babbel é certamente um dos mais conhecidos no Brasil por pessoas que gostam de aprender novos idiomas. Apesar de não ser uma plataforma gratuita, vale a pena investir na, pois, o método de ensino deles é diferenciado e bastante eficiente.

Para você ter noção da grandiosidade do site, a plataforma possui mais de 1 milhão de usuários! Além de aprender francês, você poderá outros idiomas, como o inglês e o espanhol.

30. Forvo

O Forvo é uma das plataformas de pronúncia mais importante do mundo! Se você tem dúvidas sobre a pronúncia de palavras, é nele que você conseguirá tirar todas as suas dúvidas.

O mais interessante é que além de aprender francês, você pode ajudar outras pessoas pelo mundo a aprender o nosso idioma, para isso basta gravar áudios com textos em português.

31. Francês Zero

Esse site oferece atividades para pessoas que estão nos níveis básicos e intermediários de seus estudos da língua francesa. Nele você encontra podcast, exercícios e atividades com música.

Outra coisa que o Francês Zero disponibiliza são receitas. Essa é uma grande oportunidade de usar seus dotes culinários fazendo pratos franceses.

32. RFI Savoirs

Esse é um dos sites mais completos para pessoas que desejam aprender francês online e gratuitamente. O portal possui, atualmente, mais de sessenta e seis ferramentas pedagógicas, duzentos e sete áudios e seis séries, todas em francês, permitindo que você aperfeiçoe sua fluência no idioma com muita agilidade.

O RFI Savoirs é indicado para alunos de todos os níveis, desde o básico até o avançado. O site ainda oferece ferramentas de auxílio aos professores e a profissionais que usam o idioma com frequência.

Essas ferramentas são disponibilizadas para que os seus usuários possam enriquecer seu vocabulário, melhorar sua percepção auditiva e a comunicação oral.

Você pode também escolher qual a melhor forma de aprendizagem, se é no seu próprio ritmo ou se prefere seguir um percurso interativo de programas padronizados.

33. Loecsen

O Loecsen é uma plataforma de ensino bastante simples, mas não se engane, pois, o seu conteúdo é completo principalmente para aquelas pessoas que estão dando os primeiros passos nos estudos do idioma francês.

O curso é totalmente gratuito e possui 15 temas para que o aluno possa escolher o assunto que mais interessa aprender, entre eles, os mais pesquisados são: conversação, transporte, sentimentos, marcadores de tempo, procurar uma pessoa, cores, família, coisas indispensáveis e números.

Os conteúdos para aprender francês são apresentados nos formatos de textos e vídeos para maior assimilação e entendimento.

34. Duolingo

Obviamente, não poderíamos esquecer o Duolingo, o site que pertence aos grupos dos “favoritos para aprender francês.” As atividades e exercícios são parecidos com os que o Busuu oferece aos seus usuários, o diferencial é que o Duolingo faz com que seus alunos percorram um caminho didático em que é preciso vencer diversas fases para a mudança de nível.

Se você gosta de estudar francês e se divertir ao mesmo tempo, esse site é indicado para você, pois, o jogo para passar as fases é muito interessante e atrativo, em pouco tempo você perceberá como o seu vocabulário terá evoluído.

35. Phonétique

O Phonétique é um site que pode ajudar na melhora da pronúncia quando o usuário está aprendendo francês. De maneira agradável e lúdica, você começa aprendendo a pronunciar as letras do alfabeto, quando conclui esse nível, você começa a aprender os diferentes sons da língua francesa, sempre de forma lúdica e agradável.

36. Amélioration du français

O site Amélioration du français é um site para quem já está aprendendo francês, mas também para pessoas de nível intermediário ao avançado.

Isso porque, suas atividades e jogos possuem um grau de dificuldade maior. Se você já tem um pouco de conhecimento do idioma, vale à pena consultá-lo.

37. Universia

A Universia Brasil é um ótimo site para você que quer aprender francês (ou qualquer outro idioma, o site disponibiliza 30 cursos de idiomas diferentes).

Além de fazer o curso de francês online grátis, você pode baixar diversos livros gratuitamente, o acervo é gigantesco!

38. Curso Online Francês Básico

O Curso Online Francês Básico é destinado àquelas pessoas que desejam aprender francês definitivamente. Nele você encontra conteúdo de todos os tipos, seja números, verbos, gêneros, pronomes, frases para se comunicar em qualquer lugar, advérbios, adjetivos, pronúncia, entre muitos outros assuntos.

Se tiver dúvidas durante os estudos, você pode consultar o dicionário interativo.

Qual nível estou nos estudos da língua francesa?

Como você percebeu, grande parte dos sites para aprender francês exigem que você tenha algum conhecimento do idioma, se é básico, intermediário ou avançado, então você pensa: “como saber qual nível estou?”

Pensando nisso, separamos 5 sites que você pode usar para fazer esse tipo de consulta.

1. CIEP (DELF / DALF)

O CIEP é o site oficial para se obter as certificações e diplomas de francês. Para saber em qual nível está, você terá que fazer uma série de testes no qual serão avaliadas 4 habilidades: a fala, compreensão, leitura e escrita.

As opções de níveis disponíveis são: DELF A1, A2, B1 e B2 e, DALF C1 e C2. Basta escolher qual teste você quer fazer.

2. TV5 Monde

Além do conteúdo para estudos que o TV5 Monde oferece para seus visitantes, também é disponibilizado um teste online chamado “Test de Connaissance du Français” ou “Teste de Conhecimento de Francês”.

Depois do CIEP, esse é o site mais completo para que você possa testar o seu nível de francês, e o melhor de tudo, é totalmente gratuito.

As questões alteram o grau de dificuldade conforme responde as questões. Assim como no CIEP, serão avaliados os seus conhecimentos de leitura, conhecimento de gramática e vocabulário e compreensão auditiva.

3. CNED

O teste de nível de francês oferecido pelo CNED é indicado para aquelas pessoas que estão começando a aprender o idioma. As questões que o site possui são basicamente de compreensão de leitura, gramática, vocabulário e percepção auditiva, entretanto, os testes vão até o nível B2, se você está em um estágio mais avançado dos estudos, esse site não é recomendado.

4. RFI Savoirs

Assim como o CNED, o RFI Savoirs oferece o teste apenas até o nível B2, por sua vez, os resultados obtidos são bastante satisfatórios, por isso vale à pena visitar o site. As perguntas se concentram na compreensão auditiva, compreensão de leitura e estrutura da linguagem.

O único problema é que as instruções para utilização não são claras, então prefira o CNED.

5. Bosvick

O Bosvick é um site semelhante aos últimos dois citados, pois, ele abrange somente os 4 primeiros níveis do francês, o que o diferencia são as perguntas de autoavaliação para a habilidade e expressão.

Além disso, ainda são avaliadas, a escrita, a leitura, a compreensão de texto e a fala.

Dicas para aprender francês

Para te ajudar a estudar francês com facilidade e desprendimento, separamos algumas dicas que você poderá usar durante os estudos e, que vão garantir que sua fluência melhore a cada dia.

  1. Imersão no idioma: leia e fale o máximo que puder em francês;
  2. Saia da sua zona de conforto: não tenha medo de falar ou tirar dúvidas, você está em fase de aprendizagem, é mais do que normal ter dúvidas;
  3. Faça amizades com pessoas que falam francês;
  4. Se possível, visite um país que tenha o francês como principal idioma;
  5. Faça do francês um estilo de vida, ou seja, faça com que o idioma faça parte de sua rotina;
  6. Dê tempo ao tempo, cada pessoa tem o um tempo diferente para aprender algo novo;
  7. Dedique-se a aprender o vocabulário;
  8. Escute em francês, pode ser música, filme, notícias, ou o que você preferir;
  9. Trabalhe sua pronúncia, uma dica é gravar um áudio da sua pronúncia e depois escutar para saber onde está errando e onde está acertado na pronúncia;
  10. Escreva em francês;
  11. Use sites e aplicativos para consultar quando tiver dúvida. Deixe a tecnologia trabalhar a seu favor;
  12. Divirta-se aprendendo francês;
  13. Tenha sempre um dicionário de francês por perto, ele pode te ajudar, principalmente no começo dos estudos;
  14. Treine na frente do espelho;
  15. Faça exercícios de conjugação verbal;
  16. Não desista dos estudos, NUNCA.

Agora que você tem essa lista enorme de sites que vão te ajudar a estudar francês, o que acha de começar a estudar o quanto antes e dominar completamente o idioma francês.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo