Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como falar espanhol fluentemente estudando online

Como falar espanhol fluentemente estudando online

Olá, leitor!

A língua espanhola é, atualmente, o segundo idioma mais falado no mundo. Para você ter uma ideia da importância de se falar espanhol, mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo falam esse idioma, e a tendência é que esse número aumente cada vez mais ao longo dos anos, vamos te explicar o por quê.

O aumento no número de pessoas que falam espanhol no mundo é contínuo, porque o número da população, principalmente a latina, tem aumentado de forma significativa ao longo dos últimos anos, e a estimativa é de que esse número de pessoas continue aumentando.

Além disso, devido as guerras que estão acontecendo em países como a Síria, o número de refugiados para países como Espanha, ou mesmo países da América do Sul é muito alto, e essas pessoas precisam aprender um novo idioma para sobreviver e recomeçar suas vidas em um outro país, e esse idioma é o espanhol.

Mas você sabe como surgiu a língua espanhola? Vamos descobrir agora mesmo!

Origem da língua espanhola

como_falar_espanhol_fluentemente

A língua espanhola, também conhecida como castelhano, é considerada um dos idiomas mais românticos do mundo – perdendo apenas para o francês. Ela tem origem de modificações sofridas no latim – a língua mais antiga que é conhecida atualmente – após as invasões bárbaras no século V, e muçulmanas  durante o século VIII.

Durante o período em que houve a invasão muçulmana, foram criados inúmeros dialetos, que surgiram a partir da formação do cristianismo, tais como galego-português, castelhano, catalão, navarro-aragonês e asturiano-leonês, surgindo assim o espanhol.

Devido a essas inúmeras alterações e formações de dialetos do espanhol, historicamente, o idioma foi dividido em três períodos, o medieval ou castelhano antigo, que durou dos séculos X ao XV), o espanhol moderno, que teve seus registros entre os séculos XVI e XVII e o contemporâneo, que é originado da fundação da Real Academia Espanhola até os dias atuais.

No final do século XV, a língua espanhola começou a ser difundida pelo mundo, mais especificamente para as Américas, o que fez com que ela sofresse ainda mais modificações. Essas modificações aconteceram principalmente por questões culturais, geográficas e sociais de cada região que ela foi ganhando espaço.

A importância do espanhol para os brasileiros

O primeiro motivo que faz da língua espanhola um idioma fundamental para nós brasileiros, é que nosso país faz parte de um grande bloco de comércio internacional, o MERCOSUL, no qual com exceção do Brasil, todos os países falam espanhol.

Além disso, o espanhol é uma das línguas oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas). Esse idioma também faz parte das línguas oficiais de outro grande bloco econômico global, a União Europeia.

Como falar espanhol estudando on line?

Uma coisa você pode ter certeza, quando se estuda espanhol, nos tornamos fluentes nessa língua com mais eficiência e rapidez, isso porque falar espanhol é muito parecido com falar português. Há muita similaridade nos dois idiomas, principalmente porque ambos tem a mesma origem, o latim.

Agora veja algumas dicas que separamos para você falar espanhol e ficar fluente nesse belo idioma.

Dica 1: Esqueça os sites de tradução

Por mais que os sites de tradução seja um grande “quebra-galhos”, se você não treinar falar espanhol, você nunca vai aprender. Além disso, muitas vezes as traduções estão erradas, ou seja, você vai aprender de forma errada o espanhol, e para esquecer e aprender o correto dá ainda mais trabalho.

Esses sites de tradução podem ajudar com uma ou outra palavra, quando você tiver muita dificuldade, mas não deixe que o seu uso se torne algo constante durante os seus estudos. Quanto mais você se esforçar para memorizar e treinar falar espanhol, mais rápido você ficará fluente.

Dica 2: Use e abuse dos aplicativos

Uma das melhores invenções dos últimos anos com certeza foram os aplicativos. Essa ferramenta tem inúmeras funções, dependendo da necessidade do usuário, e se a sua necessidade é aprender a falar espanhol, está aí um grande aliado dos seus estudos.

Ao usar aplicativos como o Duolingo ou o MosaLingua, você aprenderá a pronúncia adequada das palavras, os tipos de sotaques, entre outras coisas, Além disso, você pode gravar a sua voz falando espanhol e comparar as formas de pronúncia, podendo se corrigir sempre que for necessário.

Você vai aprender a compreender o que é falado, já que existem diversos textos que são falados nesses aplicativos que vão te ajudar a “treinar seu ouvido” para assim, você conseguir falar espanhol fluentemente.

Finalmente, o uso de aplicativo para aprender a falar espanhol vai te ajudar a enriquecer o seu vocabulário, fazendo com que o processo de aprendizado e fluência da língua espanhola seja mais rápido.

Dica 3: Ouça podcast em espanhol

Você tem o hábito de ouvir podcasts? Se não, pode começar, de preferência ouvindo os podcasts em espanhol. Tem um site com uma série de podcast em espanhol sensacional, chamado Coffe Break Spanish, nele você vai encontrar diálogos em espanhol nos mais diferentes níveis de aprendizagem.

Com ele você vai aprender a ouvir e compreender a língua espanhola de forma fácil e divertida, além de aprender muitas coisas interessantes sobre a cultura. Ao ouvir podcast o seu cérebro começa a se acostumar com essa nova linguagem, e em pouco tempo você estará falando espanhol fluentemente.

Dica 4: Assista novelas mexicanas

Quer um lugar que tenha aula de espanhol melhor do que as clássicas novelas mexicanas? Ao assistir esse tipo de programa, você vai aprender diversas novas palavras em espanhol todos os dias, enriquecendo cada vez mais o seu vocabulário.

Se você quer mesmo aprender a falar espanhol, vale a pena investir algumas horas por dia assistindo novelas mexicanas. Mas se para você, novelas é algo impossível de se assistir, então opte por séries, como o clássico Ugly Betty ou Emergências Médicas. O importante aqui é ficar o mais próximo possível do idioma.

Dica 5: Ouça músicas em espanhol

Outra maneira de aprender a falar espanhol, e ficar fluente em pouco tempo é ouvindo músicas em espanhol. É interessante que você comece a ouvir música em espanhol quando você já estiver com um pouco de conhecimento do idioma, já que geralmente, a velocidade das músicas em espanhol são um pouco altas, principalmente com relação a pronúncia.

Os principais cantores famosos que cantam em espanhol são:

  • Maluma
  • J. Balvin
  • Luis Fonsi
  • Joey Montana
  • Wisin
  • Enrique Iglesias
  • Jorge Drexler
  • Irene Tremblay
  • Vetusta Morla
  • Joana Serrat
  • Maná
  • Romeo Santos

Dica 6: Assista filmes espanhóis e latinos

Apesar de serem mais divulgados no Brasil filmes americanos, é importante ressaltar que existem verdadeiros clássicos do cinema espanhol e latino.

Você pode começar assistindo os filmes em espanhol com a legenda em espanhol dando pausas quando não entender alguma frase, aqui você pode até usar um aplicativo que te ajude a traduzir alguma palavra ou frase que não entendeu. Com o tempo, você vai aumentar sua fluência no espanhol, e não vai mais precisar de legenda ou aplicativo para ajudar na tradução.

Veja algumas dicas de filmes espanhóis e latinos:

  • Um Conto Chinês e Elefante Branco, ambas com o ator Ricardo Darín;
  • Tudo sobre Minha Mãe e Ata-me, do celebrado diretor espanhol Pedro Almodovár;
  • A la Mala  (mexicana) e Oito Sobrenomes Bascos (espanhola);
  • Bodas de sangue, de Carlos Saura;
  • Amor brujo, de Carlos Saura;
  • Alatriste, com Viggo Mortensen (O Aragorn de “O Senhor do Aneis”);
  • Salvador;
  • El método;
  • Hable con Ella, do diretor Pedro Almodovár;
  • Volver, com Penelope Cruz;
  • Mar Adentro, com Javier Barden;
  • Mala edicácion, com Gael García Bernal.

Dica 7: Pratique espanhol com outras pessoas

Existem diversos grupos em redes sociais que se reúnem para praticar espanhol. Essa é uma grande oportunidade para você conhecer pessoas que tenham o mesmo interesse que você. Outro motivo para você buscar esses contatos, é que vocês podem se reunir e treinar espanhol, assim aquele que é mais fluente pode ajudar aquele que está começando a falar espanhol agora.

Existem diversos recursos gratuitos na internet para você aprender a falar espanhol e ficar fluente no idioma, mas nada melhor do que o treino com outras pessoas. Afinal de nada adianta você saber a teoria e não praticar constantemente.

Dica 8: Tenha disciplina

Se você não for disciplinado, jamais ficará fluente no espanhol, por isso seja dedicado e organizado para estudar esse belo idioma. Reserve 1 hora do seu dia, todos os dias, e nesse momento dedique-se apenas a aprender a falar espanhol. Ignore redes sociais, mensagens de texto no celular, ou qualquer outra coisa que desvie sua atenção. Mantenha seu foco em aprender a falar espanhol.

Algumas frases em espanhol para você treinar

Para você começar a falar espanhol fluentemente, preparamos algumas frase para você começar a treinar o idioma.

1. Hola, mi nombre es Paulo, soy brasileño. Mucho gusto!
Olá, meu nome é Paulo, sou brasileiro. Prazer!

2. Buen día (buenas noches) quiero reservar una mesa para dos personas, para esta noche.
Bom dia (boa noite) quero reservar uma mesa para dois, para esta noite.

3. Señor, me trae la cuenta por favor?
Senhor, pode me trazer a conta por favor?

4. Buen día, quiero cambiar algunos dolares en pesos. Cuanto esta el cambio?
Bom dia, quero trocar alguns dólares em pesos. Quanto está o câmbio?

5. Necesito de ayuda (un medico), es una emergencia.
Preciso de ajuda (um médico), é uma emergência.

Pronto para ficar fluente no espanhol? Aproveite essas dicas para começar a estudar agora mesmo.

Até a próxima!

comentários (1)

  • IVAN SOTTOVIA

    O CANAL DE ENSINO É UM OTIMO SITE PARA PESSOAS QUE QUEREM AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS EM DIVERSAR AREAS, SINTO FALTA DE ENSINO DE ADMINSTRAÇÃO ECONOMIA, CONTABILIDADE, E GESTÃO EMPRESARIAL.

    OBRIGADO

    IVAN SOTTOVIA

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo