Você está aqui:Home » Dicas » Apresentações » Como falar bem em público: 7 dicas para você mandar bem

Como falar bem em público: 7 dicas para você mandar bem

Olá, leitor!

Frio na barriga; mãos suando; lábios trêmulos; centenas de olhos fixos em você. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal britânico Sunday Times em 2015, o medo de falar em público atinge 41% das pessoas entrevistadas, número que supera o receio de enfrentar problemas financeiros (22%), de lidar com doenças e mortes (19%).

Posicionar-se diante de uma plateia para expor uma ideia oralmente, de modo claro, objetivo e compreensível, não é algo considerado fácil. A seguir, traremos 7 dicas para ajudá-lo a falar em público. Acompanhe!

7 dicas para falar bem em público

Dicas para falar bem em público

Fonte: Reprodução

Com dedicação e prática, todos são capazes de falar diante de uma plateia:

1. Saiba o que dizer

Transmitir um conteúdo relevante é essencial. Para determinar o que será falado, pense no propósito do seu trabalho e no perfil da plateia. Lembre-se de que concisão, profundidade e clareza costumam atrair a atenção do público com facilidade. Por isso, ao se preparar, tente concentrar suas ideias em um resumo.

2. Treine muito

Quando precisam falar em público, muitas pessoas se perguntam se devem decorar ou improvisar. Para descobrir o formato mais adequado ao seu estilo, ensaie as duas maneiras e veja com qual você se sente mais confortável. Durante os treinos, é importante contar com o feedback de outras pessoas, logo, fale seu texto para amigos, colegas de trabalho e familiares.

Se você optar por decorar, apesar de ter maior domínio sobre a progressão das ideias,  terá que repetir o texto muitas vezes, até conseguir falá-lo de uma forma que não pareça mecânica. Se a decisão for improvisar, é importante ter clareza quanto à mensagem principal a ser transmitida e ter desenvoltura para explorar o tema na hora. Em ambos os casos, treine para falar em um pouco menos de tempo do que o determinado para a apresentação.

3. Foco no começo e no final

O começo da apresentação é o momento ideal para atrair a atenção do público. Algumas estratégias são propor um problema, mostrar uma imagem e contar uma história impactante. Para encerrar, vale retomar os elementos que foram utilizados no início, revelando o desfecho da história, mostrando novamente a imagem ou sugerindo soluções para o problema.

4. Cuidado com a linguagem corporal

Em uma apresentação oral, o corpo fala. Posicionar-se com o peito aberto, a cabeça erguida, os braços expostos e  fazer contato visual são atitudes que ajudam a manter a autoconfiança e o engajamento da plateia.

5. Controle as emoções

As emoções não podem impedir o bom andamento da apresentação. Muitas pessoas, principalmente as mais tímidas, costumam ficar muito nervosas quando precisam falar em público. Para se acalmar sem perder a empolgação, vale beber bastante água, consumir alimentos leves e respirar fundo na hora da apresentação.

6. Preste atenção na fala

O ritmo e o tom de fala são essenciais para conduzir a atenção da plateia. Fale em um tom audível, adequado para o público e o ambiente, controlando as pausas, a velocidade das falas e repetindo as informações importantes. Lembre-se de pronunciar as palavras com clareza e evitar vícios da linguagem oral, como omitir “r”, “s” no final das expressões e “i” no meio das palavras.

Em média, exposições orais contam com 150 palavras por minuto. Esse número varia de acordo com o tamanho da plateia e o assunto trabalhado; temas delicados exigem explicações mais pausadas, permitindo que o público assimile as informações.

7. Assuma sua vulnerabilidade

Caso você cometa algum erro durante a apresentação, mantenha a calma e siga em frente. Se sua exposição também incluir um espaço para perguntas e respostas, mostre-se aberto a ideias diferentes das suas.

Você tem alguma outra dica para mandar bem ao falar em público? Deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo