Você está aqui:Home » Dicas » Apresentações » Como falar bem em público: 7 dicas para você mandar bem

Como falar bem em público: 7 dicas para você mandar bem

Olá, leitor!

Frio na barriga; mãos suando; lábios trêmulos; centenas de olhos fixos em você. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal britânico Sunday Times em 2015, o medo de falar em público atinge 41% das pessoas entrevistadas, número que supera o receio de enfrentar problemas financeiros (22%), de lidar com doenças e mortes (19%).

Posicionar-se diante de uma plateia para expor uma ideia oralmente, de modo claro, objetivo e compreensível, não é algo considerado fácil. A seguir, traremos 7 dicas para ajudá-lo a falar em público. Acompanhe!

7 dicas para falar bem em público

Dicas para falar bem em público

Fonte: Reprodução

Com dedicação e prática, todos são capazes de falar diante de uma plateia:

1. Saiba o que dizer

Transmitir um conteúdo relevante é essencial. Para determinar o que será falado, pense no objetivo do seu trabalho e na composição da plateia. Lembre-se de que concisão, profundidade e clareza costumam atrair a atenção do público com facilidade. Por isso, ao se preparar, tente organize suas ideias em um resumo.

2. Treine muito

Quando precisam falar em público, as pessoas não sabem se é mais adequado decorar ou improvisar. Para descobrir, ensaie as duas maneiras e veja com qual você se sente mais melhor. Durante os treinos, é importante contar com  feedbacks, logo, fale seu texto para amigos, colegas de trabalho e familiares.

Se você for decorar, apesar de ter maior controle sobre o texto,  terá que falá-lo de uma forma não mecânica. Se a opção for improvisar, tenha clareza quanto à mensagem principal e desenvoltura para desenvolver o tema na hora. Em ambos as situações, ensaie para falar em um de tempo menor do que o previsto para a apresentação.

3. Foco no começo e no final

O começo da apresentação é  ideal para angariar a atenção do público. Para isso, você pode propor um problema, mostrar uma imagem ou contar uma história. Para encerrar, retome os recursos que utilizados no início, contando o desfecho da história, mostrando novamente a imagem ou indicando respostas para o problema.

4. Cuidado com a linguagem corporal

Em uma apresentação oral, o corpo se expressa. Posicionar-se com o peito aberto, a cabeça erguida, os braços expostos e  fazer contato visual são atitudes importantes permanecer confiante e com a atenção do público. 

5. Controle as emoções

As emoções não podem impedir uma boa apresentação. Para se acalmar, beba água, consuma alimentos saudáveis e respire fundo enquanto fala.

6. Preste atenção na fala

O ritmo e o tom de voz ajudam a manter a atenção da plateia. Fale em um tom audível, controle as pausas, a velocidade das falas e repita as informações mais relevantes. Pronuncie as palavras com clareza e evite vícios da oralidade. Geralmente, exposições orais possuem 150 palavras por minuto. O número varia conforme o tamanho da plateia e o assunto.

7. Assuma os erros

Caso você cometa algum equívoco na apresentação, fique calmo e prossiga. Se sua exposição possuir um espaço para perguntas, esteja disposto a ouvir  ideias diferentes das suas.

Você tem outra dica? Deixe nos comentários!

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo