Você está aqui:Home » Enem » Como facilitar seus estudos para o Enem?

Como facilitar seus estudos para o Enem?

Olá, leitores!

O Enem está chegando, e com ele a ansiedade é cada vez maior, afinal é tanto conteúdo para estudar, além dos treinos para a redação, que é praticamente impossível não sentir toda essa ansiedade.

Mesmo para você que decidiu agora que irá fazer o Enem, saiba que é possível fazer a prova e ser dar muito bem, basta que você se dedique e tenha muita, mas muita disciplina mesmo.

Aqui mesmo no Canal do Ensino, nós já demos algumas dicas de como se organizar para o Enem, veja.

Como estudar para o Enem?

O Enem não é como outro vestibular qualquer, dessa forma o método de estudo não deve ser o mesmo, daí a importância de fazer muitas questões que realmente sejam do semelhantes ao Enem, para isso, há diversos sites que disponibilizam questões e simulados dessa prova.

Outro fator importante é que, de nada adianta você ficar mais de 8 horas por dia na frente dos livros estudando, se não irá absorver todo o conteúdo. O correto é verificar qual o horário de maior rendimento de seus estudos e se dedicar nesse período.

Além disso, nada de estudar por horas sem parar para o Enem, pois o cérebro precisa de repouso, estude 50 minutos e descanse 10 minutos, com esse método você aprenderá muito mais.

Após determinar seu melhor horário de estudo, crie um plano de estudos para o Enem.

Entenda que para criar um plano de estudos para o Enem, seria como criar uma receita para bolo, a regra é basicamente a mesma, você precisa saber o que vai estudar (são os ingredientes), e organizar de tal forma que você consiga estudar tudo de maneira que consiga aprender tudo (modo de preparo).

O mais recomendado é fazer um cronograma de estudos para o Enem semanal ou quinzenal, apesar de haver pessoas que prefiram montar um cronograma mensal, mas para isso você terá que ser extremamente organizado e disciplinado.

Existem diversas formas de se estudar para o Enem, inclusive maneiras de estudar sozinho; muitas pessoas optam por estudar utilizando apenas livros didáticos que, mesmo sendo a maior fonte de informação, podem não ser suficientes para auxiliar a compreensão e atualizar os conhecimentos. Por isso, conheça alguns métodos de estudo para o Enem e dicas de como aproveitar bem os livros didáticos.

Métodos para estudar para o Enem

Os livros didáticos fornecem uma quantidade imensa de informações de forma clara e bem explicada. Além disso, eles estão sempre à mão e possuem também exercícios; sendo a principal forma de estudo. Porém, os livros didáticos limitam a comunicação e a atualização dos conhecimentos, que se modificam e uma escala muito mais rápida que os impressos, podendo ser, muitas vezes, defasados de conhecimentos mais atuais.

Dessa forma, quando estudamos, é importante nos atentarmos a outros métodos, como a utilização de artigos, que nos mostram informações atualizadas; principalmente para as disciplinas sociais e para se preparar para temas de redação. É importante que o candidato esteja sempre atualizado sobre os acontecimentos no mundo para que ele tenha conteúdos sobre os quais dissertar nas redações, que são as avaliações mais importantes do vestibular.

Outro método de estudo complementar aos livros são as aulas, sejam ao vivo, sejam online, elas são interessantes para diversificar a comunicação e explicação das matérias. Pelas aulas, os professores falam em uma linguagem mais acessível e geralmente dão mais exemplos que livros, além de possibilitarem a solução de eventuais dúvidas instantaneamente. Junto com as aulas, os fóruns de discussão são excelentes recursos de estudo para quem está conectado à internet.

Para estudar com livros didáticos, primeiramente, o aluno deverá ter foco e organização. Isso porque o volume de conteúdo oferecido nos livros é imenso. Dessa forma, é interessante que o aluno siga a ordem do índice dos livros didáticos, pois geralmente eles são organizados de maneira complementar, do mais simples ao mais complexo, facilitando a compreensão. Essa ordem é importante, principalmente nos livros de exatas.

Outra dica para estudar com livros didáticos é aproveitar os exercícios que eles contêm, pois serão a aplicação da teoria contida no livro, ajudando o estudante a fixar e compreender melhor o assunto, além de relacioná-los com outros.

Estude sempre por etapas; não deixe para estudar vários conteúdos de uma vez, pois você pode terminar com a impressão de que aprendeu, mas apenas memorizou e logo acaba esquecendo. É interessante que o estudante estabeleça um tempo de estudo de cada assunto. Ele pode dividir e distribuir os capítulos dos livros em seu plano de estudos, o que facilitará o desenvolvimento do roteiro.

Plano de estudos para Enem

Ao construir o seu plano de estudos, determine os dias de estudo de todo o período e distribua os capítulos/assuntos dos livros entre esses dias. Isso o ajudará a ter uma ampla visão do todo e a se localizar melhor no processo, assim como avaliar o seu desempenho em cada tema. Intercale assuntos, matérias, de modo que sua mente fique mais flexível e não se canse demais da rotina de estudos. É interessante também separar momentos para revisar conteúdos já estudados.

Outros livros que ajudam a estudar para o Enem

Além dos livros didáticos, você pode utilizar revistas, jornais, literatura e outros recursos para complementar e enriquecer seus estudos para o Enem. Os artigos e revistas são excelentes para atualizar-se sobre acontecimentos atuais ou obter informações mais específicas sobre um assunto.

Estudando para o Enem online

Estudando para o Enem online

Diversos professores estão disponibilizando suas aulas on line para que os alunos possam estudar para o Enem.

Um bom exemplo disso é o site mande bem no Enem, que é totalmente gratuito e  foi desenvolvido para especialmente para alunos que irão prestar o Enem.

São mais de 40 aulas disponíveis nos mais variados assuntos que são cobrados na prova, vale a pena conferir e utilizar como uma fonte de busca bastante confiável.

Outro site bastante interessante e que vale a pena consultar se você está estudando para o Enem, é o QG do Enem, lá você encontra material disponível de todas as matérias necessárias para estudar para o Enem. Detalhe: ele também é gratuito.

Se preferir você ainda pode baixar alguns aplicativos para estudar para o Enem através de seu celular. Aqui no Canal do Ensino, já falamos sobre isso também, mas vale sempre a pena ressaltar e aumentar a lista, não é mesmo? Veja:

Redação Nota 1000 – ENEM
Esse app Redação Nota 1000 oferece quatro serviços diferentes, ele aponta possíveis temas de redação para o Enem, disponibiliza para leitura as melhores redações, dá dicas gerais e de gramática e, apresenta um manual de redação simplificado, que fala sobre cada tipo de texto que pode ser pedido no exame e a estrutura básica de cada um. Disponível para Android.

Nova Ortografia
Para quem  tem problemas com a nova ortografia, esse app pode ajudar bastante. Nele, é possível tira todas as dúvidas sobre língua portuguesa, acentuação, hifenização e alfabeto. Disponível para Android.

Passei! Enem
Ess app tem mais de 500 questões do Enem, e não necessita de conexão com a Internet. Ele é dividido em questões de 8 matérias e permite acessá-las individualmente. É possível adicionar comentários e sinalizar as questões, além de ser possível salvar o seu desempenho para comparar depois. Disponível para Android e IOS.

Para você, qual a melhor estratégia para estudar para o Enem?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo