Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como evitar erros na preparação para concurso público

Como evitar erros na preparação para concurso público

Oi Pessoal!

Muita gente deseja prestar um concurso público, porém há um longo caminho entre a decisão de prestar o concurso e a prova é preciso preparação.  E mesmo com bastantes informações disponíveis, não é raro que erros sejam cometidos.

Independentemente do tipo de concurso, do nível de escolaridade exigido ou dá área de atuação, existem dicas que são comuns a todos. São elas:

Planejamento da rotina de estudos:
É importante adaptar a rotina, incluindo o tempo de aulas e de estudos e as demais tarefas já existentes. Pode ser preciso eliminar algumas coisas do dia-a-dia para dedicar mais tempo aos estudos. Lembrando que isso deve ser feito com equilíbrio para que essa rotina não se torne insuportável, pois o tempo entre a decisão em prestar um concurso e a data da prova pode ser demorado.

Deve ser elaborado previamente um cronograma de estudos para evitar perdas de tempo.

Quem não tem muito tempo para estudar devido por conta do trabalho ou faculdade, deve aproveitar feriados e férias para aumentar o tempo de estudo, equilibrado com descanso e lazer.

Feriados podem ser utilizados para estudar matérias consideradas mais difíceis ou mais demoradas. O candidato pode deixar para tirar as férias do trabalho em datas próximas a um bom concurso para poder intensificar os estudos.

Pausas e Intervalos
É necessário fazer algumas pausas para que o cérebro fique descansado e assim o conteúdo seja fixado. São indicadas pausas de 15 minutos no meio de cada turno de 3 ou 4 horas, pausas maiores (de 1 hora e meia a 2 horas) entre os turnos do dia (manhã, tarde e noite). Também é importante deixar um dia da semana livre para relaxamento e lazer.

Saúde
Para que os estudos possam render, é preciso que o corpo esteja descansado e saudável. Durma entre de 6 a 8 horas por noite, alimente-se bem e consuma bastante água.

Equilíbrio e continuidade
A atividade física e aeróbica auxilia para que o cérebro apresente um excelente desempenho, e também melhora a disposição geral. Por esses e outros motivos, a atividade física deve ser incluída na rotina do candidato.

Técnicas de Estudo
Quando se estuda tantas matérias, é necessário traçar uma estratégia eficiente. Independentemente da técnica que o candidato se utilize para estudar, ela deve incluir: conhecimento da teoria, resolução de exercícios, elaboração de material para revisões e hábito de resolver provas de concursos que já aconteceram.

Existem aquelas matérias em que o candidato apresenta mais dificuldades. A dica é que as piores disciplinas sejam estudadas no melhor horário do dia para a pessoa (tem gente que rende melhor de manhã, outros  de tarde, alguns à noite) e no melhor dia da semana, que provavelmente seja no começo da semana quando a pessoa está mais descansada.  Também é recomendado que o candidato reserve mais tempo para o estudo dessas matérias e esporadicamente faça intensivos estudando durante feriados ou uma semana inteira dedicada aquela disciplina. Nos casos mais graves, vale refazer todo curso teórico com outro professor ou outro material.

É uma maratona
Não é possível calcular por quanto tempo será preciso estudar, só é possível afirmar que é um projeto de preparação de médio a longo prazo, onde são necessários de alguns meses a alguns anos.  Sendo assim, o processo todo apresenta algumas etapas. O candidato pode estar bastante entusiasmado, mas todo esse entusiasmo pode dar lugar a certo impacto quando ele percebe a quantidade de conteúdo que deverá ser estudado.

Quem consegue ultrapassar essa fase deve estabelecer um ritmo de estudos e não desistir diante de dificuldades, pois pode levar algum tempo até que o candidato se torne um servidor público, pois o concurso pode demorar a sair, ou o candidato ser reprovado. Deve-se lembrar de que reprovações podem acontecer, mas o candidato deve continuar tentando.

Leia atentamente o edital
É preciso ler atentamente o edital quando este for publicado, verificando os requisitos necessários para o cargo, as condições oferecidas (remuneração, número de vagas, local das vagas), como e onde serão as provas, de que forma será efetuada a contagem de pontos, qual é o conteúdo programático, qual é a forma de inscrição, quais são os prazos etc.

É comum ver casos de candidatos que não se atentam ao edital e se sentem frustrados por alguma condição que não era de seu conhecimento ou se sentem injustiçados pelas regras do concurso.

Estratégia pós-edital
É importante assinalar os itens do conteúdo pragmático que já foram estudados e os que ainda precisam ser estudados e assim se replanejar com base no número de dias até a prova, no peso de cada disciplina e nas condições do candidato em relação a cada uma.

Se não tiver tempo suficiente para os novos assuntos, procure estudar muitos pontos pequenos ao invés de poucos conteúdos muito longos.

Estratégia na hora  da prova
Deve ser pré-estabelecida a ordem das matérias que o candidato resolverá primeiro e o tempo reservado para cada uma delas.

Boa Sorte!

Confira alguns cursos online para concursos oferecidos gratuitamentes

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo