Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como estudar para concurso público em pouco tempo

Como estudar para concurso público em pouco tempo

Olá, leitor!

Você quer prestar concurso público e tem pouco tempo para estudar? Ou ainda, encontrou uma vaga interessante em um concurso, mas o edital já foi publicado? Será que você consegue estudar para concurso, com pouca preparação?

Uma aprovação em concurso público realmente exige muita preparação! Isso não quer dizer que são necessários anos de estudo para você ser aprovado. Há números positivos de concurseiros que passaram nas primeiras tentativas, e em pouco tempo.

Isso não é uma regra, e depende muito do concurso, disposições de vaga, e claro, o tempo de estudo envolvido! Nem sempre o tempo é um fator determinante para a aprovação, por isso deixamos bem claro o que é importante neste preparo.

Confira dica de como estudar para concurso público em pouco tempo!

Como estudar para concurso público em pouco tempo

pouco_tempo_rotina_de_estudos_concurso_publico_disciplina_

Se você decidiu fazer concurso público tendo uma vida “normal”, ou seja, trabalhando o dia todo, cuidando dos afazeres da casa e cuidando dos filhos, não é impossível que você consiga se dedicar para passar em um concurso público, claro que pode ser mais desafiador, mas é possível.

Podemos dividir o sucesso daqueles concurseiros que foram aprovados em três pilares:

  • Tempo – o tempo em que você senta na cadeira e estuda de verdade;
  • Disciplina – a força que você tem para se manter dentro do seu plano de estudo;
  • Técnica – o conjunto de boas práticas e recursos para apoiar os seus estudos.

Foco, organização e disciplina

Agora vamos falar de três fatores determinantes antes de iniciar qualquer estudo. Não adianta sair estudando o que vê pela frente, se não há organização, é mais provável que não consiga a aprovação. Então pense em três fatores e reflita sobre eles:

Tempo: você precisa compreender qual é exatamente o tempo que terá para estudar até chegar à realização do concurso. Faltam três meses ou seis meses? É daqui a um ano? Tenho ainda 2 anos para me preparar?

Rotina de estudo: Quanto tempo será a sua dedicação para a rotina de estudos? Quatro horas ou seis horas? Precisarei estudar no sábado e domingo? Estudarei pela manhã, o dia todo ou apenas à noite? Deixe bem definido essas questões. Quando, quanto tempo, onde e como vai estudar!

Cronograma de estudo – Crie um cronograma de estudo personalizado conforme a sua necessidade. Isso inclui até mesmo organizar o seu estudo frequentando um cursinho preparatório, encontrar técnicas de estudo que funcionam pra você.

Talvez seja necessário testar este cronograma e depois compreender se realmente deu certo.

Como estudar para concurso público em pouco tempo?

Se você tem pouco tempo de estudo ou decidiu fazer o concurso público com o edital prestes a ser publicado, algo que pode ser determinante para o seu sucesso é a estratégia de estudo!

Existem inúmeras histórias de concurseiros que passaram de primeira no concurso, e também aqueles que estão há anos buscando uma aprovação. Isso não quer dizer que um é melhor ou pior que o outro, mas o que faz um concurseiro conseguir a tão sonhada aprovação, pode ter sido a sua estratégia de estudo.

Inclusive, alguns concurseiros escolhem apenas um concurso público, em um tipo de órgão que gostaria de trabalhar e focam neste objetivo.

O que fazer para estudar em pouco tempo?

Para qualquer objetivo, meta e sonho, é sempre bom lembrar-se da necessidade de se organizar, além de elencar prioridades. Estudar de maneira errada pode diminuir as suas chances de aprovação.

Quantas vezes você já não escutou essa história de um concurseiro que estudava várias horas por dia e não passava? Talvez ele não conseguiu se organizar, elencar prioridades e não fez um cronograma de estudo que é primordial para qualquer aplicação.

Vamos elencar algumas dicas de como passar em concurso público em pouco tempo!

Crie uma rotina de estudos: se há pouco tempo para estudo, é fundamental criar uma rotina de estudos. Isso inclui organizar a sua rotina em uma agenda, escrever sobre seus estudos e suas aulas e atividades externas.

Olhar a agenda constantemente para ver como a rotina de estudos na semana/mês/semestre será. Isso consequentemente irá lhe ajudar na organização do tempo.

Aproveite bem o seu tempo: encare o seu tempo como algo muito precioso. Então quando for sentar para estudar pense que você está numa aula. Estipule o tempo dessa aula e utilize o tempo com seriedade, desligando o celular e usando a internet somente para pesquisar ou esclarecer dúvida. Estudar em casa tem ainda mais desafios, pois, as distrações estarão a todo o momento lhe desafiando, por isso mantenha o foco!

Comece a estudar logo: amanhã pode ser tarde, comece hoje. Nem que seja por meia hora! Mas pra isso tenha bem estabelecido a sua rotina de estudos. Mas não espere que chegue o momento perfeito para estudar. Talvez ele nunca chegue. A hora para começar os estudos é agora!

Faça provas passadas: para conhecer o processo da prova, das questões, uma dica interessante é realizar provas passadas desse concurso. É necessário reforçar a matéria, por isso, faça provas antigas, de preferência da mesma banca do atual concurso que você irá prestar. E caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

Tenha calma: é difícil manter a calma quando se está perto de prestar as provas do tão esperando concurso, no entanto manter a calma é fundamental.Caso contrário, você pode ficar ansioso, se distrair e esquecer tópicos importantes para o seu estudo.

Mantenha-se motivado: para ficar motivado, não existe estímulo maior do que pensar no objetivo alcançado. Quando for estudar, comece imaginando você no dia da sua aprovação, depois na nomeação e até mesmo exercendo a função.

Toda essa imaginação vai manter você focado em seu objetivo e evitar que desista. E toda vez que se sentir cansado, lembre-se do porque deseja a aprovação e continue! Podem ocorrer desafios, obstáculos, mas você vai procurar ajuda, fazer as pausas necessárias e depois voltar a estudar!

 Reflexões oportunas

Quando você decide fazer um concurso público, saiba que você estará abdicando de seu tempo livre.

Mas pode ter certeza que para conseguir a aprovação, são necessários muitos desafios e desapegos. Não que você tenha que viver enclausurado em uma jaula apenas estudando. Pelo contrário, muitas pesquisas têm afirmado o quanto é importante ter uma rotina de bem-estar que ajuda na concentração!

O que queremos dizer, é que talvez seja necessário se abdicar das noites tranquilas de descanso para estudar. Mas isso precisa ser uma rotina diária, e não uma vez por semana, ainda mais se você tem pouco tempo para estudar.

Por isso, tenha bem definido o seu objetivo. Às vezes diminuir o ritmo de lazer em seis meses pode mudar o restante da sua vida! É essa escolha que precisa fazer. Reflita sobre o seu objetivo e o que almeja com essa aprovação.

Talvez você perca um mês de férias agora, mas quem sabe nas próximas férias pode estar fazendo aquela viagem dos seus sonhos, se tiver sido aprovado e nomeado. Por que não? Mas para que isso aconteça, tenha em mente que você precisa se dedicar, e muito! Do contrário, vai apenas perder tempo e dinheiro. E, diga-se de passagem, o tempo é algo muito preciso em nossa vida! 

Como passar em concursos usando as técnicas certas

Um dos pontos negativos de quem não consegue aprovação em concurso público podem ser explicados por estes fatores: não saber o que estudar, não saber como estudar e não conhecer ninguém que possa ajudar neste processo.

Ou seja, encontre as técnicas para os seus próprios cronogramas de estudo. Você não precisa estudar no melhor curso preparatório, mas precisa encontrar técnicas para facilitar seus estudos.

Nem tudo é fácil, e para isso, você precisa se organizar, ter disciplina de estudo diário e sempre nos mesmos horários. Estudar nos mesmos horários é uma técnica, pois, isso estimula o aprendizado e programa sua mente para reter com mais afinco qualquer tipo de conteúdo.

Entre as técnicas utilize mapas mentais Os mapas mentais para concurso público são excelentes para revisões rápidas. Isso porque, revisar todo o conteúdo de uma matéria em coisa de 30 minutos, é algo que só dá para fazer com mapas mentais.

Outras dicas importantes são as seguintes:

  • Não perca tempo lendo fóruns, listas de discussão e debates com teorias sobre compra de gabarito, favorecimentos, reclamações sobre a banca, etc. Essa dica é de um concurseiro aprovado no seu primeiro concurso!
  • Se não sabe por onde começar, inicie lendo um livro para ajudar na organização. Leia o livro Como Estudar para Concursos, do Alexandre Meirelles;
  • Na hora de estudar, dê mais atenção ao que mais importa. Aproveite e use as questões para criar material de revisão, e mais, você pode também criar seu próprio conteúdo;

E para ficar de reflexão leia sempre a seguinte frase: “Se quisermos que a glória e o sucesso nos acompanhe, jamais devemos perder de vista: o comando, o espaço, o tempo, a técnica e a disciplina”. Sun Tzu

Outras oportunidades:

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo