Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como estudar para concurso público de forma efetiva?

Como estudar para concurso público de forma efetiva?

Olá,

Essa é uma pergunta muito frequente, para quem está de fora parece que fazer concurso é fácil. Mas não é bem assim e quem está estudando sabe muito bem disso. Os concursos mais concorridos têm um alto nível de concorrentes e é necessário muita preparação. Para te ajudar com isso vamos mostrar como estudar para concurso, você vai aprender a forma mais efetiva.

Assim que souber o concurso que vai fazer, já pode começar a estudar. Não é necessário esperar o edital sair. Você deve começar a se preparar logo e o quanto antes começar, melhor. Se o edital ainda não saiu, você pode estudar as matérias mais comuns, como matemática e português.

+ Comece a estudar de graça para concurso público

Para conseguir passar na prova você precisa estudar de forma efetiva. Existem algumas regrinhas básicas que vão te ajudar bastante. Separamos algumas dicas que vão ajudar muito, por isso veja e saiba o que e como fazer.

Dicas de como estudar para concurso público

concurso-estudo

Essas dicas que vamos mostrar vão ajudar a dar um norte para você. Dessa forma não vai ficar perdido e sem saber o que fazer quando pegar a apostila para estudar. É importante entender que não basta ter o material de estudo, é necessário mais. Por isso veja as dicas de como estudar para concurso.

Defina seus objetivos de estudos

Quais são seus objetivos de estudo? Você quer passar em um concurso específico ou qualquer um está bom? É importante definir seus objetivos, isso deve estar claro para você. Dessa forma fica mais fácil estudar e até mesmo saber o que precisa estudar.

Saiba sua motivação para estudar

É claro que sua motivação principal é passar em um concurso. Mas você precisa de uma motivação mais próxima para te incentivar a estudar todos os dias. Seria o salário? A vida mais tranquila? O emprego dos sonhos? Qual a sua motivação para estudar?

Desenvolva o hábito de estudo

Sabemos que sentar e estudar não é fácil, principalmente se você estuda sozinho em casa. Se você não conseguir desenvolver esse hábito, será bem complicado. Por isso nossa dica é que você se force e crie esse costume, planeje o seu dia e as horas que ficará sentado estudando.

Organize o local de estudo

Esse ponto também é fundamental e muitas pessoas deixam ele de lado. É importante ter um lugar certo de estudo, se você cada dia estuda em um local, não tem um espaço para deixar suas coisas e tem sempre alguém te atrapalhando, o estudo não vai render. Por isso crie um local de estudo essa é uma regra básica de como estudar para concurso público. Encontre um espaço calmo, sem pessoas passando, bem iluminado e confortável.

Horas de estudo por dia

Ainda não definiu o tempo que vai se dedicar ao estudo? Está passando da hora de fazer isso. Você tem quanto tempo do seu dia livre para estudar? Veja quanto tempo tem, tire o tempo que vai gastar para comer, descansar um pouco, ter um lazer e o restante é estudo. Você precisa se dedicar, estude 4 horas, 8 horas, mas tenha isso definido.

Não esqueça o cronograma de estudos

Com as horas de estudo definidas você já pode fazer seu cronograma. Nossa dica é que você dívida bem seu tempo para não ficar cansado demais. Tenha pausas pequenas para descanso e também pausas maiores depois de 2 ou 3 horas de estudo direto. Nesse cronograma não esqueça de definir o que vai estudar no dia e as matérias que irá ver.

Estudar com eficácia

Para ter um estudo efetivo você precisa seguir as dicas que demos aqui, elas vão ajudar bastante e dar um norte. Assim você não vai ficar perdido quando começar a pegar nas apostilas, livros e cadernos. Mas estudar com eficácia vai muito além. Você precisa saber que estudar não é simples e precisa de dedicação.

Pode ter certeza que na hora que começar a estudar você terá diversas distrações; seus amigos vão chamar para sair todos os finais de semana, haverá diversas séries interessantes para assistir e muitas outras distrações.

Em momentos assim parece que todos estão contra você, até mesmo seu corpo. Alguma vez você já tentou estudar com sono? Nada rende, você precisa ler a mesma coisa várias vezes e mesmo assim quando chega no final da folha percebe que estava mais dormindo que acordado. Isso é horrível!

Por isso é importante saber estudar com efetividade, saber que seu estudo está dando certo. Mostramos algumas dicas de como estudar para concurso, em uma dessas dicas foi mostrado que você deve ter objetivos e motivos para estudar. Você não pode gastar sua energia atoa, se não tem interesse em estudar e passar no concurso, é melhor não começar.

Quando queremos muito alguma coisa, é mais fácil se dedicar, mas se não é um objetivo de vida, você não vai se dedicar o bastante. Se sabe que esse é seu objetivo podemos passar para outro ponto importante de como estudar com eficácia que é a forma como estuda. 

Seu método de estudo deve ser ideal para você, use técnicas que facilitam sua imersão no conteúdo. Não existe uma fórmula, você precisa saber a que mais dá certo para você.  Quanto mais correta as técnicas de estudo, mais concentração você terá.

+ Conheça também o Guia Prático da Interpretação de Textos

Erros na hora de estudar

Além de aprender dicas de como estudar para concurso público e como deve estudar de forma eficaz, é necessário fugir dos erros. Mesmo mostrando dicas, muitas pessoas ainda cometem alguns erros. Isso acontece porque os esses erros já estão enraizados e muitas vezes vem desde a época de escola.

Vamos apenas citar os erros mais comuns, assim você pode verificar se está cometendo algum deles. Se estiver, comece a mudar, pois passar em um concurso público muito concorrido requer bastante dedicação e nenhum erro. Os mais comuns são:

  • Ficar ansioso ou nervoso com a prova antes mesmo dela acontecer;
  • Não ter estratégia para estudar;
  • Exagerar na maratona de estudo e não perceber os sinais de cansaço do corpo;
  • Não estudar pelo edital;
  • Estudar para diversos concursos ao mesmo tempo;
  • Usar anotações de outras pessoas ou material inadequado;
  • Estudar apenas na véspera do concurso.

Provavelmente você já deve saber que alguns desses erros estão fadados ao fracasso. Por esse motivo não cometa nenhum deles. Agora que já sabe quais são os erros, comece a prestar atenção e veja se não está cometendo nenhum deles.

Como estudar para concurso público sozinho

Chegamos a mais um ponto importante e também bem delicado, estudar sozinho. Você já sabe como estudar para concurso público de forma mais efetiva, já demos diversas dicas. Mas se você não fizer nenhum cursinho ou não tiver ninguém para ajudar e vai estudar completamente sozinho é mais difícil conseguir continuar firme.

A verdade é que não existe uma fórmula de como estudar para concurso sozinho, você precisa descobrir o que dá certo para você. Comece observando coisas simples, como por exemplo, se você é uma pessoa diurna ou noturna. Pequenos detalhes que vão fazer a diferença neste momento.

Fato é que estudar sozinho não é nada simples, se acha muito difícil estudar, uma dica que damos é ter alguém para te incentivar. Se você tiver uma pessoa que te cobre poderá ficar mais fácil. Por isso conte com sua família, peça para que eles vigiem seus horários e contribua de alguma forma também, como por exemplo, fazendo silêncio ou não ligando a TV enquanto estuda.

São pequenas mudanças que vão te ajudar a estudar sozinho. Tenha também um bom plano de estudo e encontre aplicativos que podem ajudar na monitoração do tempo. Atitudes bem simples vão te ajudar na concentração e assim estudar sozinho para o concurso de forma efetiva. Veja algumas atitudes que deve tomar:

  • Controle seu tempo, marque horário para começar e parar;
  • Retire todas as distrações, música, TV ligada e pessoas conversando;
  • Deixe o celular longe e no silencioso;
  • Se estiver usando o computador para estudar, bloqueie todas as redes sociais;
  • Deixe água na mesa para evitar se levantar, levante apenas para ir ao banheiro e nos momentos de descanso.

Com essas dicas seu estudo vai ficar mais produtivo, além disso, vai conseguir estudar em casa e sozinho. Estudar para concurso não é complicado, você só precisa colocar em prática tudo o que aprendeu aqui. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário, compartilhe também como faz com seus estudos e se tem alguma dica. Não deixe de conferir outros artigos em nosso site, você pode aprender muitos por aqui.

Bons estudos!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo