Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Como estudar no exterior de graça?

Como estudar no exterior de graça?

Olá, leitor!

As pessoas com espírito aventureiro, geralmente, tem em comum a apreciação de outras culturas. Muita gente pensa em vivenciar algo diferente de tudo o que está em torno, um novo idioma, novos hábitos e novas formas de se relacionar com o meio social.

O desafio de realizar uma experiência internacional pode ser possível através do meio acadêmico, ou seja, você estuda por um período no exterior e aproveita para vivenciar um território estrangeiro. Conseguindo uma oportunidade de estudar no exterior, você pode mergulhar de cabeça em outra cultura.

Mas, para estudar no exterior é necessário estar atento a algumas informações muito importantes para sua permanência segura em outro país. Pensando nisso selecionamos informações de fontes seguras para que você possa proceder da melhor maneira em direção do exterior.

Conheça os países onde são oferecidas oportunidades de estudos

estudar-no-exterior

Existem oportunidades oferecidas por instituições de vários países, dentre eles: Canadá, Estados Unidos e Alemanha.

CANADÁ

Se trata do Espress Entry, um sistema de controle de imigração que facilita a chegada e procedimentos de permanência de estrangeiros no Canadá.

O incentivo e interesse do governo Canadense, para imigração, é muito alto; isto porque este país hoje sofre com número escasso de colaboradores, tendo em vista que a maior parte da população são idosos em pensão.

O objetivo do programa é mão de obra qualificada. O governo canadense oferece oportunidade de bolsa faculdade àqueles que chegam em suas terras para trabalhar. Mas, o nível de conhecimento cobrado por este país é muito alto, proporcional aos benefícios que ele oferece.

Para chegar ao Canadá é preciso estar preparado. Planeje bem os seus estudos no Brasil e alcance o grau de excelência, pois este é o critério mínimo para conseguir uma bolsa faculdade em uma das instituições deste país.

As expectativas de conseguir uma bolsa faculdade nos moldes do Programa Ciência Sem Fronteiras somado aos fatos desta crise política e econômica que assola o Brasil, acabaram por motivar e intensificar as buscas por intercâmbios.

Com o congelamentos das verbas para a educação e saúde e outras decisões do governo para plano de carreira, aposentadoria e terceirização de serviços; muitos jovens estudantes estão revoltados e preocupados com o futuro.

Diferente de outros emigrantes, os brasileiros pensam no planejamento prévio e de permanência em terras desconhecidas.

ESTADOS UNIDOS

Esta é uma iniciativa para troca de conhecimento entre as Nações que o governo da Europa propõe a estudantes de todo o planeta. Quase todas as instituições públicas de ensino europeia participam e oferecem bolsa faculdade através do Programa de Intercâmbio Erasmus Mundus.

Para conseguir uma destas bolsas é importante que o estudante tenha bom rendimento escolar.

ALEMANHA

Como uma das principais universidades de pesquisa da Europa, a LMU Munich está comprometida com os mais altos padrões internacionais de excelência em pesquisa e ensino. Com base em sua tradição de estudo de 500 anos, a LMU abrange um amplo espectro de disciplinas, desde as humanidades e estudos culturais até a lei; desde a economia e os estudos sociais até a medicina e as ciências.

Como conseguir bolsa de estudos para estudar no exterior grátis

Em todas as ofertas de bolsas de estudos internacionais você pode conseguir, mas você ainda, julga ser uma missão impossível? Ou pertence ao grupo de pessoas lutam com todas as forças, pesquisa sobre tudo a respeito de intercâmbio e mesmo assim sente a sensação de estar num labirinto, cheio de informações e nenhuma chance de conhecimento?

Segue, contido neste texto, um conjunto estruturado de informações para iniciar o passo a passo na saga da efetividade nos intercâmbios. Assim, você tempo, dinheiro e ainda inicia uma amizade conosco. Tá preparado?

Seu destino começa aqui!

Inicialmente, vamos parar para pensar. Para instigar o pensamento analítico, elaboramos uma lista de prioridades para refletir antes de procurar desesperadamente, qualquer intercâmbio que vier na sua vista.

  • O que você espera de um intercâmbio?

Pense também nas dificuldades de viver em um outro país. Nem tudo é como nas fotos. Em qualquer país do mundo, a dificuldade será maior que a sua casa. Mas, é uma experiência vale uma vida. Pode acreditar!

  • Quem pode te ajudar?
  • Não estamos falando apenas em ajuda financeira, mas também moral e intelectual. (Amigos, familiares, sites, blogs, revista que oferecem informação de qualidade).
  • Onde você deseja fazer?

Não seja um desesperado. Os limites não são apenas territoriais, seja forte de mente e saiba exatamente o que quer.

  • Por que você deseja esta experiência, o que te motiva?

Para alguns os limites são motivadores. Retornar trazendo algo significativo para si é motivador. E pra você, o que te move?

  • Quando estarás pronto(a) para esta vivência?

Seja realista e deixe de agonia.

  • Como chegará até lá?

Métodos pra tudo. Para arrumar dinheiro, bons parceiros, boa viagem e boas fontes de informação. Organização!

  • Quanto te custará em money?

Aprenda como Planejar um Intercâmbio do Zero em 3 Semanas

Conselhos valiosos para se virar fora do Brasil

Neste momento, suponhamos que você já tenha um plano bem definido e sabe muito bem o que quer. É bom que esteja seguro e firme para não perder o foco na primeira agencia de intercâmbios que você encontrar. Têm algumas vendendo até a lama do Rock in Rio Lisboa. Sério?

Os programas de intercâmbio são um conjunto de atividades, oferecidos pelas agencias (privadas, estatais, não-governamentais e de interesses internacionais), que funcionam como método para garantir o alcance dos objetivos dos intercambistas. Mais frequentemente, são ofertadas programações para: trabalhos voluntários, estudos em universidades internacionais, trabalhos remunerado, estudo e aperfeiçoamento em idiomas, férias educativas e outros).

Para escolher a melhor entre as várias opções de programas de intercâmbio, esteja seguro do que deseja fazer, e só depois prossiga em sua busca pelas melhores agências. Se por acaso, seu coração tá batendo forte pelos EUA, parada obrigatória, checar todos os documentos.

Os intercâmbios pagos variam de preço dependendo do tempo de duração e as empresas envolvidas. Nunca se esqueça que não existe empresa melhor que o seu raciocínio, e o alcance dos objetivos depende muita mais de seus esforços. As agências servem para te guiar, te dar um apoio moral e garantir que você não passe momentos complicados longe de casa.

As coisas que devem ser bem estudadas, para evitar prejuízos financeiros são:

  • Plano/ Seguradora de Saúde;
  • Carta de aceite da instituição (no caso dos vistos para estudos);
  • Documento de responsabilidade da parte de quem te hospedará;
  • Tirar o passaporte não é barato e nem instantâneo. Então, antecipe-se

Como já havíamos comentado, ter uma experiência no exterior, seja para estudos ou qualquer outro interesse; é necessário ter em mente informações básicas para proceder com segurança em sua permanência em território estrangeiro.

Recapitulando, este material trouxe informações sobre como conseguir estudar no exterior, quais os países que oferecem oportunidades e conselhos para se dar bem em terras estrangeiras.

Ao estar em um estado vizinho já podemos notar as diferenças culturais, em um outro país não é diferente e ainda mais intenso. Ter contato com outras crenças, outro comportamento social, outra forma de comunicação e linguagem… Alguns se apaixonam e se entregam para o mundo.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo