Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como estudar nas férias se divertindo?

Como estudar nas férias se divertindo?

Olá, leitor!

Quando o verão se aproxima e junto com ele as férias, fica mais difícil trazer o foco para os estudos. Afinal, parece que todos os seus amigos e familiares estão viajando, se divertindo na praia, enquanto, você está estudando sem poder aproveitar aquele dia lindo lá fora.

Realmente para a realidade dos concurseiros ou até vestibulandos, que querem obter aprovação, não dá pra curtir um mês de férias e deixar os estudos de lado. Porém, quem disse que esse período precisa ser assim? Estudar nas férias pode ser divertido, mas pra isso é necessário conciliar a rotina de estudos com lazer.

Veja a seguir algumas dicas interessantes!

Diminua o ritmo, mas tenha foco

estudar_nas_ferias

É certo que uma pausa seja fundamental para todos, inclusive para os estudantes. Mesmo porque, nenhum corpo e mente cansada produz bem. Para ter sucesso na rotina de estudos, pausas calculadas ajudam, se mantiver o foco!

Por isso, nas férias pode-se diminuir um pouco o ritmo de estudos, e quem sabe não tirar uns dias de folga para recarregar as energias e voltar com tudo. Então se você não vai viajar, aproveite e inclua momentos de lazer na rotina de estudos.

Estes momentos de lazer podem ser uma volta com os amigos, visitar aquele seu parente que não vê a tempo, ir no clube e passar algumas horas. Mas o tempo precisa ser calculado, assim como o ritmo de estudo.

Tenha uma rotina

Em períodos de férias, se você ainda mora com a família é mais difícil. Isso porque os pais estão em casa assim como os irmãos, mas não é impedimento de você colocar a sua rotina de estudos em dia. Deixe bem claro para eles que por mais que esteja de férias, vai continuar estudando.

Neste sentido, tenha uma rotina. Programe a hora que vai acordar, quantas horas irá estudar, quando vai sair, entre outras tarefas. Contudo, coloque metas reais e não inatingíveis como por exemplo, querer estudar 15 horas todo dia. Não é porque você tem mais tempo que terá também disposição.

Então estabeleça em que períodos você vai estudar, e quantas horas. Entretanto,  lembre-se: coloque metas tangíveis. A partir dessa rotina é possível conseguir conciliar com outros programas, porém, precisa ter a rotina em mente e ela precisa de fato fazer parte do seu dia a dia.

Organize e faça planejamento do estudo

Após estabelecer a sua rotina de estudos, você irá fazer um planejamento do estudo. Ou seja, quais matérias irá estudar e como vai dividir o estudo dessas matérias. A divisão pelas matérias mais difíceis, aquela que você gosta.

Aqui procure por fórmulas e métodos que se encaixam melhor no seu perfil de estudo, como também, não deixe de testar por aqueles períodos que você ‘rende mais’. Faça testes, é fato que cada pessoa é diferente da outra, e um planejamento de estudo que funciona pra um, pode não funcionar pra outro.

Concilie diversão e estudo

Não é impossível estudar sem se divertir, claro que é necessária organização. Só que neste período de férias, permita-se ver filmes, podem até ser relacionados com o seu tema de estudos. Há documentários interessantes que poderá assistir, eles acabam acrescentando em sua rotina de estudo.

Essa é também uma oportunidade para assistir peças de teatro. Este é um momento de descontração e não irá lhe tomar muitas horas do dia. Se tiver na sua cidade ou próximo, vá ver as exposições de arte que são ótimas formas de ampliar o conhecimento.  E quando houver, não deixe de assistir programas televisivos que julgar serem interessante e que de alguma forma podem acrescentar algum ponto no seu estudo.

Nas férias, mesmo antes de começar a rotina de estudos, para se inspirar, quem sabe leia aquele seu livro que estava esperando ler por muito tempo. Colocar em prática uma leitura que escolhemos contribui para a nossa imaginação e expansão da consciência, como também nos inspira para iniciarmos a rotina de estudos.

Se permita

Estudar nas férias não pode ser sinônimo de um período chato e de sofrimento. Neste período, aproveite e permita-se a dormir um pouco mais. As pesquisas mostram que uma boa noite de sono é fundamental para você ter as melhores condições e estudar bem, além de captar aquilo que estudou.

É fato que você irá colocar o despertador, mas não se sinta culpado por dormir um pouco mais. Não adianta dormir pouco e estudar por muitas horas seguidas, que o processo de qualidade e absorção das questões não será tão bom assim. E a gente bem sabe que quando dormimos pouco e estudamos muito, as chances de desenvolver estresse, ansiedade são muitas.

É possível ser aprovado mantendo uma rotina de estudos nas férias. Outra questão é quem sabe incluir uma atividade física. Seja fazer uma caminhada, natação ou ir à academia. Isso não precisa ser feito todo o dia, uma ou duas vezes por semana serão suficiente para você se sentir mais disposto. Pode ter certeza que o seu ritmo de estudos vai melhorar muito.

Planejamento e equilibro

Para estudar nas férias é fundamental ter planejamento, aliado com equilíbrio. Neste período em que a cidade fica mais vazia, seus amigos viajam, não adianta se frustrar ou ficar com raiva. Muitas pessoas já passaram pelo que você está passando que é estudar nas férias.

Algumas conseguiram isso se divertindo, e não é impossível. Por isso, não coloque metas inatingíveis, priorize o seu descanso e em todas as atividades que for fazer: tenha equilíbrio. Mesmo quando irá sair com os amigos, você sabe que não pode beber em excesso ou voltar tarde, isso atrapalha a rotina de estudos.

O equilíbrio vai fazer com que você tenha foco e aproveite todas as atividades, desde o estudo, sair e se divertir. Porque quando você sai não fica com a consciência pesada de que deveria estar estudando. Você só irá se sentir assim, se não estudou por muito tempo e está só se divertindo. Neste caso, faltou equilíbrio e foco para conseguir fazer tudo o que havia planejado.

Mantenha o seu foco

Mesmo que toda a sua família e amigos estão se divertindo e você não pode acompanhar eles em uma viagem, não fique frustrado. Continue focado, talvez este seja um período até mesmo para diminuir o ritmo de estudo e descansar.

O que você não pode é perder o controle das situações, por exemplo, dormir muito, só sair, não criar uma rotina de estudos. Neste caso, você perdeu o foco e não conseguiu nem aproveitar bem as férias, e muito menos estudar. Por isso, o foco é tão importante.

Leia outros livros e veja filmes

Vocês sabem que em vestibulares e até alguns concursos são cobradas as obras literárias e até filmes. Procure por filmes culturais interessantes e assista. Leia livros. Dessa forma a sua rotina não ficará tão pesada e sim, mais leve e criativa. É um momento de ler jornais, aproveite se tiver assinatura e fique informado sobre as notícias.

Importante ser seletivo na escolha dos filmes e livros. Não vá apenas assistir filmes que você tem quase certeza que não irão cair no vestibular ou concurso. Assistir alguns dos seus preferidos tudo bem, mas tenha cautela e priorize por filmes e livros que discutem questões culturais e oportunas do momento.

Opções alternativas

Nesta fase em que é normal se sentir desanimado, por estar em casa estudando, enquanto que o restante da família e amigos está se divertindo, aproveite para experimentar novos esportes e até programas mais alternativos. Por que não começar a meditar? Os benefícios da meditação são muitos e para quem estuda, ainda mais.

Outra opção se tiver na sua cidade, experimente fazer uma aula de Yoga! Yoga é um autoconhecimento profundo através de posturas, respirações. E os estudos mostram que essa prática reduz o estresse e a ansiedade e nos ajuda a manter focados em nosso objetivo. São algumas das opções alternativas em que seus benefícios são comprovados cientificamente!

Estudar nas férias é possível e não é complicado assim. Também, não é um fator que precisa deixar você desanimado ou estressado. Quando isso ocorrer, feche os olhos e imagina a sua aprovação. Qual é o sentimento que você tem? Como se sente? Essa é forma de conseguir se sentir melhor, e não colocar este cargo negativo no estudo.

E quando se sentir desanimado, ou perceber que a rotina de estudos não está dando certo, não deixe de procurar ajuda. Fale com aquele seu amigo, ou peça ajuda para um profissional. Nem sempre as coisas acabam saindo como planejamos. Nesta hora, é preciso rever os erros, não se sentir tão culpado assim, e ver de que forma você pode melhorar.

Conseguir estudar nas férias se divertindo é viável e não impossível. Com foco, rotina de estudos, incluindo atividades alternativas, com equilíbrio você consegue estudar, e também se divertir. E depois é esperar para ver o seu nome na lista dos aprovados.

Ate logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo